[ PONTO DE VISTA ] - As incertezas para 2021: Turnê de inéditas ou a Legacy novamente?


Por Murilo Araujo para o site Iron Maiden Brasil


Na noite do dia 03 de agosto de 2020, os fãs do Iron Maiden foram pegos totalmente de surpresa com a notícia de que Steve Harris e sua turma voltarão ao Brasil em 2021 como headliners de mais uma edição do festival Rock In Rio (que já tem data pra acontecer!), contabilizando a quinta participação da banda no evento organizado por Roberto Medina.

De cara, as perguntas mais recorrentes dos fãs foram “a notícia é verdadeira?”, “será que vai rolar mesmo o show em época de pandemia?”, “o show será mais uma vez da turnê Legacy Of The Beast ou já será a divulgação do novo álbum?”, entre tantos outros questionamentos. Então vamos para as reflexões!


Primeiramente, a notícia sobre a vinda do Iron Maiden para o Rock In Rio 2021 é verdadeira?

Eu garanto a vocês que sim, e explico o porquê: quem noticiou essa bomba foi o jornalista José Norberto Flesch, que é conhecido por trazer em primeira mão confirmações dos mais diversos eventos do show business no país. Repito, confirmações. Por se tratar de informações sérias e que envolvem altas cifras, Flesch apenas divulga informações em que as negociações entre bandas e produtoras de eventos já estão fechadas. (confira aqui). Ou seja, para haver uma divulgação oficial por parte da banda e do festival, uma negociação deve ocorrer com antecedência, não concordam? O anúncio é uma questão de tempo, e normalmente o Rock In Rio anuncia as bandas entre os meses de setembro e outubro. Só nos resta aguardar!


A conjuntura nacional e a crise sanitária causada pelo Covid-19 podem atrapalhar a realização de eventos? 

Sim, pode atrapalhar, e como pode! É incerto quando a pandemia ao menos amenizará, ainda não há uma vacina ou remédio para barrar o vírus, não temos uma boa perspectiva de quando a situação no Brasil ficará boa a ponto de ser possível reunir em um só local mais de 100 mil pessoas. O que nos resta é aguarda, fazer nossa parte seguindo os protocolos de saúde, cobrar do poder público soluções efetivas e apoiar pesquisas nacionais e internacionais para que encontrem uma solução o quanto antes.


O que esperar do futuro show? Será a Legacy Of The Beast Tour mais uma vez e com um setlist semelhante à 2019? Será que até lá já teremos um novo álbum acompanhado de uma turnê de divulgação?

Aqui a coisa esquenta! A terceira etapa da Legacy Of The Beast Tour deveria ter ocorrido neste ano, mas por motivos já conhecidos, ela teve de ser adiada para 2021 (confira aqui as novas datas). Originalmente o Iron Maiden viajaria para a Oceania, Ásia e Europa, só que por motivos de agenda, a banda realizará apenas shows no velho continente. 

- Há um tempo noticiamos essa mudança no cronograma dos shows e que o empresário da banda Rod Smallwood afirmou que os países que tiveram suas apresentações canceladas, poderiam futuramente receber o Iron Maiden, em uma outra oportunidade, mas a partir do primeiro semestre de 2022 (clique aqui para conferir), inclusive citamos uma observação interessante de um produtor de eventos de Israel (confira aqui), que seria um dos países a receber a turnê.

- Voltando ao raciocínio, o Iron Maiden fará apenas 14 shows na Europa pela Legacy Of The Beast Tour 2021, entre os dias 11 de junho e 11 de julho. (agora são 18, partindo do dia 05/06! Confira aqui)  Esse número é pequeno, dado todo o histórico de turnês passadas da banda, mesmo se tratando da terceira parte de uma turnê que já dura 3 anos. 

- Vale lembrar aqui que a terceira parte da Maiden England, que ocorreu em 2014, contabilizou 20 apresentações pela Europa, focando principalmente em grandes festivais. Onde eu quero chegar com esses levantamentos? Normalmente o Rock In Rio ocorre entre o final do mês de setembro e início de outubro, e abrange dois finais de semana de shows. Seria estranho o Iron Maiden realizar seu último show da Legacy lá em Paris em 11/07, realizando uma pequena sequência de shows, e retornar praticamente 3 meses depois com a mesma apresentação. (confira aqui o que já sabemos sobre Iron Maiden no RiR 2021)

- Agora chegamos em um ponto interessante. Será que o Iron Maiden arrastará novamente a atual turnê para a América assim como foi em 2019? Eu acredito que não, por dois motivos: 
    1 - o 17º álbum da banda já está praticamente pronto, restando apenas alguns retoques. Em 2019 surgiram diversos registros de membros da banda circulando por Paris, onde há o Guillaume Tell Studios, o que aumentou ainda mais os rumores da produção de um novo álbum! (confira aqui)
    2 – o tempo não espera. Todos nós sabemos que a pandemia atrasou todo o cronograma da banda, e que no final de 2020 provavelmente já teríamos o anúncio do tão esperado novo álbum acompanhado de datas para a turnê de divulgação do mesmo. 

- Se o novo álbum for lançado em 2021, a banda terá alcançado uma nova marca de hiato entre lançamentos de novos materiais de estúdio, visto que seis anos é muito tempo até para eles. Isso me leva a crer que eles não postergarão mais e utilizarão os três meses entre julho e outubro de 2021 para nos entregar uma nova preciosidade. 

E eu reforço essa ideia me baseando em um evento passado: 
    - No ano de 2003, entre os dias 23 de maio e 30 de agosto, o Iron Maiden viajou pela Europa e América do Norte com a turnê Give Me Ed... Til I’m Dead revisitando clássicos dos anos 80 e 90/00. Apenas 9 dias depois, no dia 08 de setembro, a banda anunciava o álbum Dance Of Death, viajando no mês seguinte para países da América, Ásia e Europa a fim de divulgar o novo trabalho. O que me leva a concluir que na pausa entre o último show da Legacy e a apresentação no Rock In Rio, o Iron Maiden realizará toda a divulgação do tão esperado 17º álbum e já emendará a nova turnê, que se estenderá para 2022. (confira aqui o recado de Bruce Dickinson, que em aparição recente, afirmou que está se reunindo com Steve Harris em estúdio para trabalhar em algo grandioso para o futuro)

*Para completar e reforçar essa linha de raciocínio, no começo do mês de outubro quando a banda anunciou o lançamento do álbum ao vivo "Nights Of The Dead - Legacy Of The Beast: Live In Mexico City", foi informado em nota oficial que o material é um registro da atual turnê que se encerrará no verão europeu (confira aqui). Isso nos leva a crer que o ciclo se encerrará mesmo em julho, dando um certo tempo hábil para os preparativos desse tal algo grandioso que Bruce menciona!*

De qualquer forma, todos nós estamos ansiosos para escutar novamente um sonoro SCREAM FOR ME BRAZIL!!!




Iron Maiden Brasil está na principais redes sociais. Segue a gente lá!


Sobre Murilo Araujo

Murilo Araujo

3 comments: