A ideia de criar uma comunidade latina no Wacken Open Air nasceu em 2022, quando um grupo de latinos de diferentes países se encontraram no Night Light Pub em Hamburgo, Alemanha. No bar — que é ponto de encontro “obrigatório” para metalheads que vão ao W.O.A — entre cervejas e clima de festa, todos se uniram para apoiar a banda argentina V.I.D.A., que lá estava e participava do Metal Battle. No show no palco W.E.T a conexão entre os latinos foi tão forte que despertou o desejo de transformar esse sentimento em algo maior.
Em 2023, a proposta inicial de Raúl Saavedra (fundador do Wacken Latinos) era produzir um vídeo blog chamado “Um latino em Wacken Open Air”, retratando a experiência de um latino no festival. No entanto, 2023 foi um ano difícil para o Wacken, que enfrentou fortes chuvas e muita lama. Diante das dificuldades desafiadoras para muitos fãs da América Latina naquele ano — como problemas para chegar ao festival e até mesmo para entrar —, surgiu a necessidade de algo mais significativo: uma rede de apoio para latinos em Wacken.
O pequeno documentário teve depoimentos e registros de muitas pessoas de diferentes países da América Latina. Foi então que ficou claro que o projeto não deveria ser apenas um relato pessoal, mas sim um espaço coletivo. Nasceu ali o Wacken Latinos — uma plataforma digital e comunitária voltada à integração da comunidade latina no festival.
A ideia ganhou força após uma conversa com Thomas Jensen, cofundador do Wacken Open Air, que apoiou a iniciativa e enviou uma saudação convite. O vídeo está disponível nos destaques do Instagram @wackelatinos.
Desde então, Wacken Latinos tem trabalhado com objetivos claros que possam ajudar pessoas de diferentes países:
• Unir a comunidade latina em torno do Wacken Open Air;
• Ajudar mais latinos a irem no festival;
• Ajudar a promover o festival nos países latino-americanos;
• Apoiar ações e atividades oficiais da Wacken na América Latina;
• Incentivar a participação de mais países no Metal Battle;
• Buscar mais bandas latinas no line-up oficial;
• Gerenciar espaços de integração para latinos em Wacken;
• Almejar, no futuro, benefícios diretos aos latinos por parte do evento.
A equipe do festival reconheceu e sempre apoiou o projeto, incluindo-o em suas mídias e colaborando com conteúdos em redes sociais. No World Metal Camp a equipe da Wacken Latinos apresentou suas propostas e o festival respondeu enviando equipe de mídia, incluindo revistas, influenciadores e etc. para cobrir a iniciativa. O resultado foi um vídeo especial produzido em parceria com o festival, destacando o impacto e a união da comunidade latina. Desde então, a colaboração com a organização do Wacken se fortaleceu, com produção e compartilhamento de conteúdo oficial nas redes sociais.
Atualmente, o principal projeto da Wacken Latinos é organizar festas “Warm-Up” em diversos países da América Latina. Em 2026, o foco será Colômbia, Brasil, México e Argentina. O objetivo a longo prazo é fortalecer a cena metal local e contribuir para o retorno do Metal Battle a países como Brasil e Chile.
A Wacken Latinos segue crescendo, liderada por Raúl Saavedra e Andres Urbano, com apoio de embaixadores em países e aberta à colaboração de toda a comunidade latino-americana que compartilha a paixão pelo metal.
CLIQUE AQUI: SIGAM O WACKEN LATINOS NO INSTAGRAM
0 comments:
Postar um comentário