[ BRUCE DICKINSON ] - Elege o melhor cantor de Rock da história; Não é Freddie, Dio ou Gillan

 Bruce Dickinson está sempre presente nas listas de "melhores vocalistas" de todos os tempos, seja somente dentro do Metal e até mesmo no Rock de modo geral. E não é para menos, pois desde que saiu do Samson para entrar no Iron Maiden no começo dos anos oitenta, Bruce veio conquistando uma merecida fama ano após ano pelo seu alcance, potência e controle de sua voz, além principalmente do talento e carisma.

Bruce sempre disse que uma das principais influências sobre sua carreira foi Ian Gillan, do Deep Purple, tal qual aconteceu em conversa de 2016 com a Loudersound: "Ian foi um grande herói pra mim. Havia Ian Gillan, Arthur Brown, Ian Anderson do Jethro Tull, surpreendentemente, e um cara chamado Peter Hammill do Van Der Graaf Generator. Todos eles têm os vocais na mesma área - todos com algo de tenor, algo de barítono estendido em suas vozes".

Gillan também foi citado por Bruce Dickinson em outra ocasião, quando ele escolheu seu "Deus do Rock".

Ainda na conversa com a Loudersound, Bruce prossegue citando outro vocalista que lhe serviu de inspiração: Paul Rodgers. E ele é simplesmente impressionante, nunca nem tentei copiar seu estilo pois simplesmente ninguém pode copiá-lo, ele é muito bom".

Em seguida, ele fala sobre Ronnie James Dio: "Descobri Dio no 'The Butterfly Ball' (álbum conceitual de 1974, produzido por Roger Glover). Ouvi no rádio e pensei 'Quem diabos é este cantor? Caramba, que voz!'. Obviamente depois veio o Rainbow com o 'Rising' (1976) e eu ouvi e disse pra mim mesmo 'Preciso investigar este cara pois ele é diferente dos outros'. Ronnie tinha uma voz adorável, mas ele não era do blues. Nunca percebi em Ronnie esta coisa do blues que eu percebo quando Ian (Gillan) canta algo como 'Lazy' (do álbum de 1972 do Deep Purple, "Machine Head").

Mais recentemente, Bruce revelou a sua vocalista preferida durante uma apresentação de sua turnê "spoken word": "A que está na ponta da língua é Ann Wilson. Apesar dela não ter o tipo carisma, notoriedade ou o que for, como Janis Joplin, que igualmente tem uma voz incrível, e coisas do tipo, ela é completa. A voz mais incrível, cristalina, é uma bela cantora de folk, fantástica vocalista no metal, e uma técnica impecável."

Mas afinal, quem é o maior cantor de Rock para Bruce Dickinson? Ao que parece, é ninguém menos que o saudoso Chris Cornell: "A melhor voz que escutei no rock é a de Chris Cornell" (do então extinto Soundgarden), respondeu Bruce para o fã Aislon, 21 anos de idade.

A resposta de Bruce aconteceu durante conversa com leitores da Folhateen, segmento dedicado aos jovens no jornal Folha de São Paulo, realizada em 1997. Na época, Bruce estava em carreira solo e veio ao país para se apresentar no Skol Rock. "Acho que ele não vai mais cantar rock pesado, mas ele pode superar qualquer vocalista de Metal", finaliza Bruce, sem ter ideia que vários anos mais tarde o Soundgarden se reuniria com Chris e toda a tragédia que acabaria acontecendo.



Fonte: whiplash.net

Sobre IMB

IMB

0 comments:

Postar um comentário