[PONTO DE VISTA] - Porque a indústria fonográfica vai muito bem (e porquê não acreditar nas notícias)


Por André Forastiere para o Portal R7

Ninguém mais compra discos. A indústria fonográfica faliu. Todo mundo baixa música de graça. Certo? Errado. Cuidado com o que você lê. E com o que repete. Às vezes até existem fatos nas notícias. Mas quase sempre o que há por trás das notícias são intenções.

O maior mercado de música do mundo é o americano. Caiu em um terço desde seu pico, há dez anos atrás. Nesta década, diminuiu de US$ 11,8 bilhões para US$ 7,1 bilhões. Queda dramática. Mas sete bilhões de dólares estão bem longe de ser nada. Desses sete bilhões, 58% são venda em formato digital, o que obviamente não existia dez anos atrás. Mais de quatro bilhões de dólares de venda de, basicamente, nada, uns bits carregando música.

Não é exatamente ninguém comprando. Considerando que os americanos têm conexões bem melhores que as nossas, e poderiam baixar tudo na pirataria, a venda de música digital é enorme. E esses valores não incluem a receita que as gravadoras conseguem de empresas, é só a venda direta ao consumidor. Com mais desses serviços legalizados ganhando o consumidor - coisas como Rdio etc. - mais fontes de receita vão se somando.

E no Brasil? Segundo a Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), estamos em oitavo no ranking mundial. A receita total da venda de música foi de R$ 504 milhões em 2012 - 8,9% maior que em 2011. A venda digital foi 27% das vendas. Cresceu 81%. A venda física caiu 10%. Surpresa: o brasileiro paga por música digital. Todos? Não, mas muitos.
A história é a mesma se você for pesquisar todas as outras áreas tradicionais da cultura e da comunicação que estão sendo afetadas diretamente pelos ventos digitais. A mudança é profunda e em aceleração. Quem fingir que vivemos como no século 20 está morto. Mas quem acreditar que tudo mudou, e que os velhos gigantes corporativos estão tão extintos quanto brontossauros, está comprando gato por lebre.

Quando um segmento da economia começa a murchar, a coisa eficiente a fazer não é enfiar uma estaca em seu coração. É adiar ao máximo a decadência, e ir tirando tanto leite da pedreira quanto possível, até o final. Por isso é que o governo americano está investindo em... gravadoras independentes. Segundo o Wall Street Journal, a Administração de Comércio Internacional (ITA) investiu 300 mil dólares em 2012 em subsídios para a indústria americana de música. É pouquinho, mas suficiente para bancar viagens de donos de selos independentes à China, Coréia, Brasil.

Tem dois detalhezinhos fundamentais nessa história toda. Primeiro: os países mais espertos sabem que economia criativa é o nome do jogo no século 21. O ecossistema em volta de desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets Apple - o que os gringos batizaram de App Economy - já gerou mais de 200 mil empregos nos Estados Unidos. É aí, e não em fábrica de automóveis, que está o crescimento. Segundo: as versões digitais de canções, livros, filmes etc. custam praticamente zero para reproduzir. E custam um pouco menos do que as versões físicas, que têm que bancar manufatura, distribuição, varejo e tal. Donde que é perfeitamente possível vender muito menos música que há uma década, e ter uma margem de lucro muito maior. Donde que - para pegar um exemplo desta semana - as 363.000 cópias digitais vendidas na Inglaterra do novo-nostálgico single do Daft Punk, "Get Lucky", deram muito mais dinheiro à gravadora e grupo do que se fossem 363.000 compactos vendidos em lojas. A indústria fonográfica ainda faz muitíssimo sentido. E é por isso que o Daft Punk, tão moderninho, não botou a música de graça na internet.
As empresas de mídia e entretenimento têm interesses, assim como as de internet e tecnologia. E os defendem, via lobbies, marketing, e suas assessorias de imprensa. Muito jornalista cai, que dirá o leitor casual. Quem cair nesse papo vai acreditar que a indústria fonográfica, cinematográfica, editorial estão mortas. Que as empresas tradicionais de games estão mortas. Que ninguém mais verá televisão. Que a grande imprensa já era. As mudanças são cataclísmicas, mas tem muito tiranossauro que continua a devorar nacos bem grandes da nossa grana. Muitas vezes, usando justamente o ferramental digital. O discurso de "tudo acabou" é cortina de fumaça para interesses bem específicos. Quando você ler o milionésimo artigo repetindo essas balelas, lembre: não é jornalismo, é propaganda.


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