A Donzela de Ferro e a História: Somewhere In Time (1986)

1986, ano do desastre nuclear em Chernobil na Ucrânia e lançamento do premiado filme Platoon, no Brasil é criado o plano Cruzado.

Na música o Metallica lança Master of Puppets e Slayer lança Reign in Blood!! 

E o Maiden lança seu sexto álbum, Somewhere in Time!

 Somewhere in Time

1986 - Somewhere in Time

Caught Somewhere in Time abre o disco já mostrando a Donzela com uma sonoridade diferente dos discos anteriores. Este som descreve alguém, como o diabo, tentando convencer outra pessoa a trocar sua alma por algo que não dá muito para saber (vida eterna?).

Argumenta-se que a música é inspirada no filme de 1979, Time After Time (Um século em 43 minutos), onde o escritor H. G. Wells inventa uma máquina do tempo e entra nela para perseguir seu amigo que viria a se tornar Jack, O Estripador.

Wasted Years pode ser considerado um dos sons mais mainstreams do Maiden ao lado de Wasting Love. Este som fala sobre não olharmos para trás e vivermos o presente como se fossem os dias dourados, resumindo esta ideia no refrão do som: 

"So understand
Don't waste your time always searching for those wasted years
Face up...make your stand
And realize you're living in the golden years"

O clip mostra várias fotos da banda na turnê World Slavery Tour e até antes disso, mostra também várias fotos do Eddie em suas várias fases desde o começo da banda. É como se fosse um resumo de tudo que eles viveram até então.




Assim como o som anterior, Sea of Madness (ambos de Adrian Smith), narra outro estado mental. Fala do sofrimento do mundo, da miséria do povo (o tal mar de loucura) e que às vezes o melhor a fazer é virar as costas e ir embora, mesmo com o coração pesado.

Hieronymus Bosch
A espetacular Heaven Can Wait segue, descrevendo a experiência de quase morte: sensação de ver o próprio corpo e ter a alma sugada para outro lugar,onde há luzes e pessoas o observando, mas tudo que ele deseja é continuar aqui na Terra. No fim ele não sabe se renasceu, morreu ou vai acordar de um sonho.

Near Death Experience (experiência de quase-morte) é quando alguém perto da morte ou sofrendo de algum trauma ou doença que possa levar a ela percebe eventos que parecem ser impossíveis, não usuais ou sobrenaturais (HSW).

Características de EQM (as mais comuns, mas nem sempre presentes): sensações de tranqüilidade, luz radiante, pura e intensa, experiências fora do corpo, entrando em outra realidade ou dimensão, visão e/ou comunicação com seres espirituais, o túnel e revisão da vida (tipo aquela sensação de que sua vida inteira passou como um flash diante de seus olhos).

A maioria das pessoas classificam a experiência como sobrenatural (pessoas religiosas principalmente). A ciência não tem uma resposta comprovada ao assunto, mas... não é porque não consegue explicar, neste momento, que torna valida as teorias sobrenaturais (mesmo porque não há como testar algumas variáveis).

globo reporter falou sobre isso... sobrenatural, fenômeno psicológico... quem sabe?

The Loneliness Of The Long Distance Runner (ufa) é baseado na história de Alan Sillitoe que se tornou um filme em 1962. O filme fala de um jovem que é preso depois de roubar uma padaria. Ele fica em uma prisão para jovens delinquentes e para se distrair ele passa o tempo correndo. Descobrem seu talento como corredor e oferecem a ele um meio de sair da prisão (e promover o nome da instituição) : vencer uma importante corrida cross-country contra alunos da escola pública.

Spoiler: Se você não for ver o filme ou ler o livro, saiba que o garoto quando está perto de vencer a corrida, para no caminho. Ele não aceita vencer uma corrida por aqueles que o prenderam! Ele se ferra depois, mas que tem firmeza, isso tem! (Um trecho do filme).

Stranger in a Strange Land NÃO fala sobre romance de mesmo nome do escritor estadunidense Robert A. Heinlein (1907 - 1988) lançado em 1961 _ onde conta a história de um humano que é criado pelos habitantes do planeta Marte e quando adulto, vem para o planeta Terra.

[Ok espertinho, mas do que fala?]

A letra de Adrian Smith fala sobre uma conversa que ele teve com um explorador, que achou o corpo de um homem congelado há muitos anos no polo norte. [Eu não me surpreenderia que ele tivesse lido o livro de Heinlein e tivesse relacionado as coisas.]

Deja Vu fala sobre... Deja Vu! Aquela estranha sensação de já termos vivido uma mesma situação antes "Feel like i've been here before.."

Deja Vu vem do francês, e significa "já visto". Por pura preguiça recomendo que leia o link da Superinteressante,How Stuff Works ou assistam Michio Kaku falando sobre isso (em inglês).

Finalmente, o grand finale: Alexander The Great (Alexandre Magno, Alexandre O Grande), o rei da Macedônia e de um bom pedaço do mundo...

"My son, ask for thyself another Kingdom, for that which I leave is too small for thee".

King Philip of Macedonia

Império de Alexandre Magno
Seu tutor foi nada menos que Aristóteles. Era filho de Filipe II que conquistou a Grécia _ depois de as cidades Estados gregas (como Atenas, Esparta, Tebas e Micenas) se acabarem em guerras.

Foi o segundo maior consquistador de terras do mundo ("perdeu" "apenas" para Genghis Khan). Alexandre nasceu em 356 AC e morreu de febre na Babilônia em 323 AC, conquistou um território de 5.646.200 km². 

A música tem um probleminha histórico. Na letra de Harris consta que o exército de Alexandre não o seguiu até a Índia pois estavam cansados, mas o exército de Alexandre o seguiu sim. Eles tiveram que se retirar pois viram que vencer os indianos não seria possível. Aqui um documentário no History Channel sobre a Invasão (fracassada) de Alexandre à Índia.

Mas isto não diminui a grandeza deste som épico_ nem um pouco!

E ficamos por aqui!

Somewhere in Time - 1986




1. Caught Somewhere In Time
2. Wasted Years
3. Sea Of Madness
4. Heaven Can Wait
5. The Loneliness Of The Long Distance Runner
6. Stranger In A Strange Land
7. Deja Vu
8. Alexander The Great

Formação
Bruce Dickinson - Vocalista 
Steve Harris - Baixo e Backing Vocals
Dave Murray - Guitarra
Adrian Smith - Guitarra e Backing Vocals 
Nicko McBrain - Bateria

Álbum anterior:
[1984] Powerslave


Fonte: http://historikaos.blogspot.com.br

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil