Baixista e membro fundador reconhece que banda está próxima de sua aposentadoria, mas evita cravar quando será a retirada dos palcos.
Poucos artistas e bandas chegam a 50 anos de carreira. O Iron Maiden celebra essa marca justamente em 2025, com sua turnê Run for Your Lives — que deve ser esticada até o ano que vem e contar até mesmo com passagem pelo Brasil.
Todavia, os integrantes já não preservam um discurso de longeva continuidade. O baixista e fundador do grupo, Steve Harris, admite em entrevista ao The I Paper que a Donzela de Ferro está no fim de sua carreira.
O músico de 69 anos apontou, inicialmente, que realizar um show de heavy metal é “como uma partida de futebol”.
“Tem toda essa coisa de camaradagem. Pertencer a algo, fazer parte de algo, vê-lo crescer. Mas também, obviamente, estamos chegando ao fim da nossa carreira. Então, as pessoas precisam nos aproveitar ao máximo agora — enquanto ainda estamos aqui!”
A declaração ocorre, inclusive, meses após uma baixa na formação. O baterista Nicko McBrain se aposentou das turnês em dezembro último, com despedida justamente em São Paulo. Simon Dawson (British Lion, The Outfield) ocupa sua vaga.
Chama atenção, inclusive, que Harris esteja tão reflexivo sobre o fim. Ele é, talvez, o integrante mais incansável da banda, pois além de capitanear o Maiden, ele conduz o projeto paralelo British Lion, com o qual realiza shows nas mesmas cidades que o grupo principal, ainda que em espaços bem menores. Ainda por cima, não deixa de jogar o seu sagrado futebol por onde passa — curiosamente, uma das razões pelas quais deixou a Inglaterra para morar nas Bahamas, há quase 20 anos. Sobre a mudança, declarou:
“Cheguei aos 50 anos, congelando em um campo de futebol, e pensei: ‘Por mais que eu ame a Inglaterra, acho que já cumpri minha pena aqui!’.”
Quando o Iron Maiden irá parar? Steve não sabe precisar. Ele destaca que o ritmo de atividades ainda segue o mesmo.
“Ainda tocamos [em sua cidade] praticamente todo ano. Bem, acho que a cada dois anos, dependendo do seu lado do mundo.”
0 comments:
Postar um comentário