Em entrevista para o Música Radar, o líder do Maiden também defendeu os dois álbuns gravados com Blaze – “The X Factor” (1995) e “Virtual XI” (1998). Criticados pelo público, os discos contêm, segundo o próprio, algumas das melhores composições do baixista:
“Acho que algumas das melhores canções que já compus estão nesses dois álbuns. E eu sempre disse na época — e foi provado mais tarde, até certo ponto — que as pessoas iriam voltar e revisitar aqueles álbuns e apreciá-los muito mais. Algumas pessoas nem deram uma chance para aqueles álbuns, mas depois então voltaram a eles e perceberam que há algumas coisas muito boas neles.”
É Fato. No ano de 1995 eu ainda estava descobrindo, ouvindo álbuns, CDs de diferentes bandas como Ozzy e Black Sabbath, Van Halen, Led Zeppelin, Queen, AC/DC, Metallica etc, e os do Iron Maiden, claro.
ResponderExcluirO 1º CD que coloquei pra tocar do Iron foi Piece of Mind que um amigo emprestou. Achei uma loucura por que logo começa Where eagles Dare, e o Bruce soltando a voz num som que eu nunca tinha escutado e ficava imaginando o que diabos aquilo significava, era de cara como ''um universo próprio'', mas ouvia de forma esporádica, as que tocavam nas rádios rock da época como Wasting love, Fear of the dark, e tinha a então recém lançada Tears of the dragon, do Bruce. Portanto, foi um choque bom ouvir aquilo na minha adolescência naquele começo de 1995!
Alguns meses depois, finalmente saiu o CD X-Factor, e me lembro de amigos do bairro que eu morava e cresci, eles diziam que não gostavam do vocal do Blaze, e eu também demorei a comprar o CD, porque ainda estava ''aprendendo'', e começando a ouvir Iron Maiden, comprei o Fear of the dark duplo CD da castle, que contém aquele bônus disc, lá na galeria do rock da 24 de Maio no centro de São Paulo.
Somente no finalzinho do ano, nos 45 do 2º tempo de 1995 eu finalmente comprei o CD X-Factor lá e não era caro, foi uns 15 reais. Já rolava a alguns meses a musica 'Man on the edge' com videoclipe na MTV que tinha o programa Furia Metal, alias a MTV foi boa até a década 90. Mas em termos de ''grandiosidade'' o X-Factor nunca superou nem o Fear of the dark nem precisa citar os mais clássicos como Seventh Son, Somewhere in Time, Powerslave, Piece of mind, The Number of the beast, além disso, Blaze também não supera os primeiros com Paul Di'Anno...
mas o Blaze é um cara legal e merece respeito. Ele ajudou a manter a banda ativa enquanto Bruce ''experimentava'' diferentes sonoridades e ideias em sua carreira solo, no fim, todos ganharam, champions, no fim todos foram campeões como diz aquela musica do Queen.