Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco
Guitarrista do Iron Maiden se notabilizou por pulos, danças e acrobacias diversas com seu instrumento; performance enérgica já gerou contratempos
Quem já assistiu a algum show do Iron Maiden nos últimos 35 anos certamente se surpreendeu com a presença de palco de Janick Gers. O guitarrista, que entrou para a banda em 1990 e dali não saiu mais, chama atenção por uma performance que envolve pulos, danças, corridas e movimentos diversos com seu instrumento — em especial atirá-lo para cima e pegá-lo, tudo isso enquanto o som está rolando.
Os fãs ficam entretidos, mas vez ou outra rolam contratempos. Gers já deixou sua guitarra voar para fora do palco e até sofreu tombos. Mais comumente, acontece de ele acabar tocando algo errado. É a vida.
Mas por que ele adota uma presença de palco tão insana? Em entrevista à Classic Rock, o músico inglês de 68 anos revelou que simplesmente é assim. E não apenas no palco: quando está gravando, em estúdio, também se expressa fisicamente.
“Mesmo quando estou no estúdio, sou 100% energia nervosa. Gosto de apenas conectar e tocar. É a mesma coisa quando estou tocando ao vivo. Para mim, é tudo sobre intensidade.”
Nem a rotina exaustiva na estrada é capaz de deixar Janick desanimado com suas apresentações ao vivo. O músico garantiu que o ânimo se renova quando está prestes a subir no palco.
“Às vezes, você está na lateral do palco e está exausto, você viajou o dia todo, seus joelhos estão te matando. Mas então você corre para o palco e — bang! — você está em outro mundo.”
No fim das contas, Gers não sabe explicar ao certo o que acontece consigo mesmo. Todavia, deixou um recado: cuidado ao chegar perto dele durante um show do Iron Maiden.
“No palco, sinto essa agressão, como um vulcão em erupção. Estou completamente louco lá em cima. Não sei por que balanço minhas guitarras. Não tenho a mínima ideia. Mas uma coisa eu sei: se você chegar perto de mim enquanto eu estiver balançando essa guitarra, você vai ser atingido!”
Fonte: @rollingstonebrasil / @igormirandasite
“Mesmo quando estou no estúdio, sou 100% energia nervosa. Gosto de apenas conectar e tocar. É a mesma coisa quando estou tocando ao vivo.”
ResponderExcluirÉ por isso que o Steve Harris o mantém na banda! Gers é elétrico⚡ ele vive a energia do som do Maiden, com intensidade semelhante a dos fãs.⚡