[ CURIOSIDADE ] - A grande sacada do Iron Maiden que diferencia a banda do Black Sabbath, conforme Martin Popoff

Os anos setenta não era tão fácil, raros eram os casos onde você batia o olho numa capa e já sabia do que se tratava. Vide como exemplo os discos do Black Sabbath, que se você não soubesse de quem se tratava você jamais imaginaria o conteúdo.

Tudo mudou nos anos oitenta, com a chegada da New Wave of British Heavy Metal, e para Martin Popoff, escritor canadense que é autor de dezenas de livros sobre Rock e Metal, colaborador de centenas de publicações e sites e um dos fundadores do Brave Words, eram monótonas até Eddie chegar à cena. 


"Você realmente tinha essa nova ideia de algo muito chamativo, em que 'o que está dentro é definitivamente o que está na lata', com a sensação de ver esse monstro macabro, verde neon, ilustrado na capa", se referindo ao álbum de estreia do Iron Maiden durante entrevista ao Booked On Rock, com transcrição do Ultimate Guitar.

"E isso significava ou se alinhava com a ideia da New Wave of British Heavy Metal, onde agora temos orgulho de ser e parecer Heavy Metal, ao passo que, nos velhos tempos, como eu costumo dizer, o Black Sabbath essencialmente parecia com os Eagles", prossegue Martin. E as capas dos álbuns também. As capas não eram particularmente Heavy Metal. Quero dizer, elas pareciam capas de álbuns dos Eagles ou qualquer outra banda, certo? Doobie Brothers, Foghat, todas essas bandas, não havia uma imagem unificada de Heavy Metal."

Popoff também comenta que o mascote do Maiden logo se tornou um item popular de merchandising. "Acho que Eddie foi um dos primeiros grandes exemplos de que 'vamos nos mover para ilustrações mais caricatas'. Você essencialmente tinha esse visual, e claro, você tem esse mascote que se alinha com o show de palco, e logo, você tem pessoas se vestindo como Eddie, roadies, ou quem quer que fosse, subindo no palco. E isso é legal, e é perfeito para camisetas. As cores da tinta e tudo mais: você tem o vermelho, preto e branco, o logo do Iron Maiden, e isso combina com essa coisa verde neon que ficava bem em uma camiseta preta. Então, eles estavam prontos para decolar. E então Eddie é usado como essa grande 'marca', essencialmente."

Fonte: https://whiplash.net/materias/news_691/363526-ironmaiden.html
Escrito por: Bruce William
Fonte primárias: https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/black_sabbath_looked_like_the_eagles_this_was_the_first_band_with_real_heavy_metal_image_author_claims.html

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

2 comments:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na capa do 1º disco dos país do metal, Black Sabbath, com aquela bruxa, achei assustadora quando a vi pela #1 vez. Os discos de vinil tem capas grandes, e aquela trouxe uma sensação semelhante de quando ainda menor, assisti ao filme Exorcista, de 1973, reprisado pelo SBT no começo dos anos 90.
    E o som de algumas musicas daquele disco é, até hoje, das mais sinistras.

    Já a capa do #2 disco, Paranoid, tem um maluco na floresta, horrivelmente vestido de herói, com escudo e espada. Ver uma coisa dessa numa floresta, eu saio correndo na hora.

    Exceto a capa de 'Sabbath Bloody Sabbath' (que tem uma caveira estranha) as demais eu concordo com o escritor, são o reflexo da época setentista. O próprio Tony Iommi revelou que, apesar de serem barulhentos, pesados ao vivo nos primeiros anos, em outros discos daquela década eles tinham meio que, ''tentar ser modernos'', pois era o contexto, a ''atmosfera'' predominante na época. Não era como hoje, que você lança um disco de metal e pronto.

    O Led Zeppelin (que ao lado do Sabbath e Deep Purple, formaram o triunvirato britânico), também tem capas ''meio comuns mas enigmáticas'', e historias sinistras envolvendo ocultismo e mortes (incluindo a do baterista John Bonham).

    Certa vez, o Bianchi do mondo verde, estava com um amigo ouvindo um disco do Led, e ''do nada'' a vitrola estourou, e o aparelho system caiu no chão. Os dois ficaram tão assustados que nunca mais se ''atreveram'' a escutar um disco do Led Zeppelin. Não lembro se ouviram o disco ao contrário, por causa dos boatos sobre backmasking.

    ResponderExcluir