[ Gypsys Kiss ] - No topo da árvore genealógica do Iron Maiden

 

Gypsy's Kiss, a banda no topo da árvore genealógica do Iron Maiden, comemora seu 50º aniversário este ano. Formada por David Smith e Steve Harris, esta foi a banda em que Steve Harris se formou antes de formar o Iron Maiden. É uma história que resume a natureza popular do movimento Heavy Metal no Reino Unido.

The Mandrake Project novo álbum solo de Bruce Dickinson já está em Pré venda pela Amazon Brasil. CLIQUE AQUI

 

Gypsy's Kiss: A HISTÓRIA

Por: Alex Eruptor

“Você poderia segurar minha cerveja? Estarei de volta em alguns minutos”, foi a pergunta.

"É para que você possa... ir para um Gypsy's?" Eu perguntei de volta.

"Sim." Minha contra-pergunta é recebida com um sorriso irônico.

O cenário foi o pub Cart & Horses em Maryland Point, onde Stratford encontra Leytonstone, High Road, no leste de Londres. Estivemos lá para o show do British Lion em 3 de janeiro de 2024.

O homem com o litro de cerveja e a bexiga cheia era Paul Sears, um homem com ligações a um dos mais famosos produtos de exportação e ícones da cultura popular de Leytonstone.

Não, não Alfred Hitchcock, que nasceu na estrada. A instituição cultural do leste de Londres relevante para esta história é uma banda chamada Iron Maiden, e Paul foi seu primeiro empresário.

Mas antes desse show, ele também foi baterista de uma banda chamada Gypsy's Kiss, que, em 2024, celebrará seu 50º aniversário sentado confortável e indiscutivelmente no topo da árvore genealógica do Iron Maiden.

A gênese de Gypsys's Kiss foi a combinação de um jovem Steve Harris e David Smith, que estudaram na Leyton County High School for Boys. David ingressou na Escola Primária Downsell e Steve na Escola Primária Cann Hall.

Paul Di'Anno também é da Leyton County High School. Di'Anno estava um ano abaixo de Steve e três anos e meio mais novo que David. Também na escola nessa época estavam a lenda do críquete inglês Graham Gooch e o pianista Bobby Crush do programa de TV Opportunity Knocks.

Steve e David jogavam futebol nas garagens atrás da casa da família de David. Este era um apartamento no andar de cima de uma pequena casa com terraço em frente a um pátio de madeira na 10 Downsell Road, Leyton E15.

Embora David fosse cerca de dezoito meses mais velho que Steve, o futuro baixista do Maiden já era um bom jogador de futebol, capaz de jogar entre os rapazes mais velhos. Hoje, aquela casa desapareceu, demolida para dar lugar à entrada de uma mesquita, mas permanecem vestígios da chaminé.


Steve morava a cerca de 800 metros de distância, no número 40 da Steele Road. Era ali que morava sua avó, Ada, e onde Steve nascera, no quarto dos fundos, em 12 de março de 1956. Era uma casa com terraço no meio, numa rua tranquila, com uma janela saliente no térreo.

Uma espécie de face de estilo greco-romano na parede frontal contígua à propriedade vizinha. Isso foi antes de Eddie, o 'Ead, nascer. Será que foi aqui que começou a apreciação de Steve pelas cabeças desencarnadas?


É uma bela propriedade, típica das ruas e do outro lado de Londres, uma das milhares construídas devido à Revolução Industrial. A música era uma forma comum de entretenimento na casa de Steve e ele começou a desenvolver o gosto pelo que amava.

David mostrou a Steve seus primeiros acordes de guitarra - E, A, D e G. David cantava e tocava guitarra, enquanto Steve optava por tocar baixo, David o ajudando a escolher primeiro uma cópia de uma Fender Telecaster e depois uma Danelectro Longhorn.

Steve abordou sua música com intensa paixão, praticando todos os dias, aproveitando o retorno mais rápido do esforço que o baixo lhe proporcionou em comparação com o violão de seis cordas com suas mudanças de acordes. Ele tocou músicas como Smoke on the Water do Deep Purple, Paranoid do Black Sabbath e Alright Now do Free.

Após dez meses de prática de baixo, Steve e David concordaram em formar uma banda e, no inverno de 1973, começaram a ensaiar.

Os dois já haviam abandonado a escola, mas o amor que compartilhavam pelo West Ham United, pelo rock progressivo e pelo rock clássico puro, como é conhecido agora, sustentou a amizade. Eles assistiam a muitos shows ao vivo, principalmente no pub Cart & Horses.

A dupla testou alguns bateristas, mas nada deu certo. Outro amigo de Steve nos jogos de futebol, Robert 'Bob' Verschoyle, ajudaria a montar o equipamento. Através do amigo em comum Roy Middleton, colega de trabalho de David, eles encontraram um baterista muito bom em Paul Sears.

Roy estava ensaiando com a banda e, quando eles começaram a tocar, ele fez os anúncios e fez o som. “Ele era um cara adorável”, diz David, “e realmente ajudou a todos nós em nosso caminho”.

Encontrando-se no Cart & Horses, eles estabeleceram um relacionamento com Paul e o convidaram para uma jam no Steele Road no dia seguinte. Searsy tinha mais ou menos a mesma idade de David, mas tocava desde muito jovem e já tinha experiência em turnês por clubes. Um batedor forte nos moldes de Simon Kirk (Bad Company/Free), eles encontraram seu baterista.

Todos os rapazes moravam próximos uns dos outros. David normalmente conseguia caminhar, carregando seu violão, até a casa da avó de Steve por um caminho bastante direto, primeiro pela Downsell Road e pela escola primária que frequentou, finalmente chegando a Steele Road pela Belton Road.

Paul relembrou aquela primeira sessão em Steele Road, montando sua bateria dentro da janela saliente da sala da frente. Ele diz que os primeiros ensaios normalmente envolveriam versões cover de Blowing Free de Wishbone Ash, Paranoid de Black Sabbath, Smoke On The Water de Deep Purple, All Right Now de Free e Southern Man de Neil Young.

Steve também nomeou The Who como outra banda da qual eles fizeram covers de algumas músicas, assim como I'm A Mover e, eventualmente, Mr Big, ambos da Free.

Existem informações mistas sobre se os ensaios foram ou não transferidos para a sala dos fundos da propriedade. Mas de qualquer forma, quando os vizinhos reclamavam do barulho, eram sempre mandados embora por Ada, que defendeu os rapazes desde o início.

Mas, dando um descanso aos vizinhos, eles também ensaiaram nos estúdios Alan Gordon, localizados sob os arcos ferroviários em Midland Road, Leyton. Este era um local bem conhecido para muitos músicos emergentes de Londres.

Quando David teve problemas com sua voz em uma ocasião, Bob interveio para ajudar e impressionou Steve tanto que ele se tornou vocalista permanente. Chegando ao nome da banda Influence, o quinteto também trabalhou em material original.

Influence, a primeira experiência de Steve em ter uma música com o mesmo nome da banda, que apontava para Kiss e Wishbone Ash. Heat Crazed Vole foi uma música inspirada em uma manchete de tablóide durante a famosa onda de calor de 1974.

Havia o boogie azul legal e taciturno What Went Wrong. Outra música foi Endless Pit, que possivelmente era uma gíria cockney. O riff de baixo de Steve para este último foi reciclado alguns anos depois como Innocent Exile do Iron Maiden.

Influence fez sua estreia em 1974 em um concurso de talentos local em uma igreja nas proximidades de Poplar, tocando material original e ficando em segundo lugar. Steve e David contaram muitas vezes a história de que Steve estava tão nervoso que estragou seu riff de Endless Pit, confundindo Bob, que começou a cantar tarde.

Foi aqui que se fez amizade com o organizador do show, Dave Beazley, que eventualmente se tornou engenheiro de iluminação do Iron Maiden e seria conhecido como Dave Lights.

A influência ainda estava encontrando sua identidade. Alguns guitarristas foram julgados antes de Tim Nash receber o cargo em meados de 1974. A banda também reconsiderou seu nome.

Enquanto estava de férias na costa sul da Inglaterra durante o verão, Steve enviou um cartão postal para Paul Sears no qual escrevia que estava esperançoso de que a banda estaria “na estrada em 2 a 3 meses” e que eles deveriam mudar o nome da banda. para Costela Sobressalente.

Esta foi uma escolha interessante, tendo em conta que desde 1972 era o título da revista do movimento de libertação das mulheres. Mas se isso foi intencional ou não, não é uma questão de registro.

Em vez disso, Influence se tornou Gypsy's Kiss a tempo para seu segundo show no Cart & Horses. De acordo com Paul Sears, o nome foi decidido depois que ele ouviu um sujeito mais velho em um pub anunciar que estava “indo para um Gypsy's”, que era uma gíria de ritmo cockney para 'mijar'.

A banda faria nove shows no total, incluindo três vezes no Cart & Horses e algumas vezes no Bridgehouse, nas proximidades de Canning Town, onde foram vistos pelo futuro vocalista do Iron Maiden, Paul Mario Day .

A era Gypsy's Kiss tocava as mesmas quatro músicas originais de David mencionadas anteriormente, além de versões cover: I Am The Walrus e I Want to Hold Your Hand (ambas, claro, dos Beatles), Strange Kind of Woman e Smoke on The Water (ambos de Deep Purple), Paranoid (Black Sabbath), I Don't Need No Doctor (Humble Pie), Simple Man (Lynyrd Skynyrd), The Hunter (Free), Radar Love (Golden Earing), Blowing Free (Wishbone Ash), e Vire-se para a Pedra (Joe Walsh).

David Smith está reflexivo hoje. “Steve era muito mais dedicado do que o resto de nós. Searsy e eu queríamos ir ao pub e conhecer garotas, enquanto Steve queria que ensaiássemos. Então, tudo desmoronou em meados de 1975.

“Quando as pessoas me perguntam por que Steve teve tanto sucesso, a resposta é simples. Compromisso teimoso com o que estava fazendo. Mesmo assim, ele sabia exatamente o que queria fazer e para onde estava indo e se concentrou nisso.”

Depois do Gypsy's Kiss, Steve se juntou a uma banda chamada Smiler por um tempo, que já estava estabelecida em Londres com um set baseado no blues/boogie do que o Gypsy's Kiss vinha fazendo.

Mas sem a oportunidade de exercitar sua criatividade e satisfazer suas inclinações progressistas, Steve partiu, levando consigo sua nova música, Burning Ambition.

O próximo passo de Steve foi unir forças com o baterista Ron Rebel para o que viria a ser o Iron Maiden. No início de 1976, ele contratou um cantor. Esse mecânico local que trabalhava “a cerca de dois minutos de onde Steve morava” era Paul Mario Day.

Day tinha visto Gypsy's Kiss, e também possivelmente Smiler, no Bridgehouse e expressou interesse em cantar para Harris. Steve inicialmente recusou, mas logo depois ofereceu-lhe a oportunidade de liderar sua nova banda.

A linhagem do Gypsy's Kiss é evidente em vários fatos.

Ensaiando mais uma vez nos estúdios de Alan Gordon, eles praticaram duro em seu ofício, Harris desenvolveu Innocent Exile a partir das cinzas de Endless Pit, bem como introduziu músicas mais recentes, Wrathchild, Iron Maiden, Another Life e Strange World.

Tal como acontece com Gypsy's Kiss, o conjunto incluía algumas versões cover escolhidas, transportando Simple Man (Lynyrd Skynyrd) e agora adicionando Jailbreak (Thin Lizzy), I've Got The Fire (Montrose) e Tush (ZZ Top). Day cantaria para o Maiden até setembro de 1976, quando Steve se reuniu com o ex-vocalista do Smiler, Den Wilcock.

O ex-baterista do Gypsy's Kiss, Paul Sears, também se tornaria o primeiro empresário do Maiden no final dos anos 1970, antes de Rod Smallwood e Andy Taylor assumirem os negócios. Sears também teve que substituir a bateria no início de um show ao ar livre na Teviot Street Jubilee Party em Poplar, setembro de 1977, quando Ron Rebel estava atrasado e o Maiden corria o risco de perder seu lugar.

O Maiden, é claro, passaria por algumas mudanças de formação, acabando por conseguir um contrato de vários álbuns com a EMI. Mas Steve continuou morando na casa de Ada em Steele Road até retornar da Killer World Tour do Maiden para divulgar seu segundo álbum no início dos anos 1980.

Ao longo dos anos, os ex-membros do Influence e do Gypsy's Kiss mantiveram contato. Infelizmente, Roy Middleton faleceu por volta de 2018, época em que já havia acumulado uma coleção de mais de 1.000 álbuns e cerca de 20 guitarras.

Quatro membros originais do Influence, incluindo Steve, se reuniram para uma fotografia de grupo em 2013 em um dos shows de David com sua banda, The Front Covers. Eles se reuniriam novamente, sem Steve, em 2014 para algumas jams e para reviver algumas memórias.

Gypsy's Kiss foi então contratado para tocar em um evento de caridade único em 2017, mas foi cancelado devido a doença, e o mundo teve que esperar até outro evento de caridade, Burr Fest 2018 no norte de Londres, para uma reunião.

A formação do show de 2018 contou com Bob nos vocais e David na guitarra, complementado por uma nova formação. Paul Sears estava no meio da multidão, observando do fundo da sala.

Gypsy's Kiss foi um grande destaque naquele dia. Eles atraíram uma multidão substancial de fãs do Iron Maiden ansiosos para ouvir como realmente soava o lendário 'GK', lenda de todas as biografias e livros do Iron Maiden.

O set deles incluía algumas das versões cover que a banda tocou na década de 1970, além de apresentar pela primeira vez desde 1974 as músicas sobre as quais só tínhamos lido: What Went Wrong (Gypsy's Kiss) foi a que ficou na minha cabeça mas Endless Pit, Heat Crazed Vole e Influence impressionaram. Foi incrível finalmente ouvi-los.

Bob recuou após o show do Burr Fest, o círculo completo. Encorajado pelo interesse na banda e pela sua própria “ambição ardente”, David seguiu em frente mais uma vez, assumindo o vocal principal em mais dois shows em 2018.

Infelizmente, o baixista Shaun Steer, que tão habilmente ocupou o lugar de Steve Harris, faleceu pouco depois.

Mas David, sentindo o interesse pela banda, principalmente da comunidade de fãs do Iron Maiden ao redor do mundo, decidiu fazer do Gypsy's Kiss uma banda permanente e, com uma 'nova' formação, já fez muitos shows e festivais.

Eles gravaram vários singles e um EP, reunindo novas gravações das canções originais de 1974. Um álbum, simplesmente intitulado 74, foi lançado em 2021, que conta com participações de Paul Sears e do ex-guitarrista do Iron Maiden, Terry Wapram.

O álbum tem uma sonoridade fantástica e se mantém fiel ao que influenciou a banda original, com adição de teclado/sintetizador.

Na verdade, não é um grande salto de imaginação considerar que 74 está próximo da direção que o próprio Iron Maiden poderia ter tomado se tivesse seguido a formação de guitarra e teclado de 1977.

David sempre manteve a conexão do Gypsy's Kiss com o Cart & Horses. Ele contribuiu com uma música para o álbum de CD de arrecadação de fundos Wasterd Year 2020 durante o bloqueio de 2020-21 e tocou uma manchete de grande sucesso no fim de semana de reabertura em 2022.

Ele foi recentemente visto lá com Paul Sears quando Steve Harris voltou para tocar três noites com sua banda fora do Iron Maiden, British Lion.

2024 marca o quinquagésimo aniversário do Gypsy's Kiss e promete ser um ano de grandes comemorações. David montou uma banda talentosa e coesa para fazer justiça à visão original da banda que começou a ensaiar como Influence próximo à janela saliente de 40 Steele Road, Leyton.

Os dois singles mais recentes demonstram que isso é muito mais do que um ato nostálgico: o poderoso e dramático Gone For Good, lançado no final de 2023, é simplesmente deslumbrante. Isto foi seguido em janeiro de 2024 por Jack For All Times, um roqueiro dark que se inspira em outro East Ender, o infame estripador.

Há planos em andamento para celebrar o Gypsy's Kiss, incluindo uma noite muito especial no The Cart & Horses, onde os ex-guitarristas do Iron Maiden, Terry Wapram e Terry Rance, se apresentarão com o The Legends. Para mais detalhes, visite GypsysKiss.net .




Fonte:https://www.metaltalk.net/gypsys-kiss-top-of-the-iron-maiden-family-tree.php?fbclid=IwAR1BGaG41s_GnBeznaE_TqqvqxFjs9AimzScbXeb1TBR6Gyl2PXra9ZWIvI




Sobre Danilo P. Vasconcelos

Danilo P. Vasconcelos

0 comments:

Postar um comentário