A Face da Besta, livro sobre Iron Maiden e outras bandas de Heavy Metal, será lançado em setembro

 A Face da Besta, livro sobre Iron Maiden e outras bandas de Heavy Metal, será lançado em setembro


O livro A Face da Besta: A Iconografia do Heavy Metal foi escrito por Alvaro Tamarindo, será lançado pela Editora Autografia no dia 5 de setembro. O livro fala sobre a capa de álbuns das bandas, mascotes e símbolos do Heavy Metal, com foco no Iron Maiden, e já pode ser adquirido na pré-venda no site oficial.

Sobre o autor

Alvaro Tamarindo é redator publicitário e comunicólogo formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Apaixonado por Rock e Heavy Metal desde pequeno, frequentou seus primeiros shows aos 13 anos e nunca mais parou! 

Fascinado especialmente pelas capas dos álbuns, Alvaro defendeu em 2019 o seu Trabalho de Conclusão de Curso em forma de estudo de caso da banda Iron Maiden, no qual analisou todas as capas da iconografia da banda.

O TCC virou notícia em um dos principais portais de Rock do Brasil, o Whiplash e alcançou até o portal peruano Cuartel del Metal. O projeto do livro surgiu após o sucesso do TCC, que foi lido por mais de 2 mil pessoas em seu primeiro ano publicado na plataforma Academia.Edu. 

Livro A Face da Besta

A Face da Besta: A Iconografia do Heavy Metal é uma viagem pela comunicação do Heavy Metal e toda a sua história, especialmente do Iron Maiden. A banda britânica é uma das mais aclamadas do gênero e tem um trunfo na manga: sua famosa mascote Eddie, presente em todas as capas de estúdio. O livro será lançado pela Editora Autografia em setembro de 2022. 

Além da análise das capas do Iron Maiden, que ficou no capítulo 3, o texto ganhou uma extensa pesquisa sobre a história do gênero e um capítulo que buscou olhar as diferentes ferramentas de comunicação de várias bandas: mascotes, logotipos e as temáticas das letras, por exemplo.      

História do Heavy Metal

O gênero, desde sua gênese até o cenário nos dias atuais, é o tema do capítulo um. Neste primeiro momento, bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Judas Priest, Metallica e várias outras têm suas histórias contadas, além, é claro, de um foco especial para o Iron Maiden e suas várias mudanças de formação, polêmicas com a igreja e corrida até o sucesso absoluto.

Foco no Iron Maiden

O livro como um todo tem o Iron Maiden como principal objeto de estudo, mas o capítulo 3 é especialmente voltado para a comunicação visual da banda. Cinco capas foram dissecadas: The Number of the Beast, de 1982, No Prayer For the Dying, de 1990, A Matter of Life and Death, de 2006, The Final Frontier, de 2010 e o mais recente, Senjutsu, de 2021. 

Além disso, uma análise geral que englobou mais de trinta capas da banda também faz parte do capítulo. Os resultados desta pesquisa poderão ser vistos em maiores detalhes pelos leitores através de um QR Code contido no livro, que leva para a página exclusiva na internet.

Olho nas mascotes

É impossível falar de Iron Maiden e não falar de Eddie. A mascote da banda está presente em todas as capas dos álbuns de estúdio do Maiden, e também se faz muito presente no livro. 

Outras mascotes analisadas são Snaggletooth (do Motörhead), Vic Rattlehead (do Megadeth) e a Deathbat (do Avenged Sevenfold).

Prefácio de Guilherme Nery Atem

O prefácio do livro é escrito pelo professor Guilherme Nery Atem, doutor em comunicação pela UFRJ. Guilherme tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Filosofia e Teoria da Comunicação, atuando principalmente em teorias da linguagem e análise do discurso e na semiótica. Entre seus livros publicados, destaca-se Ciberpublicidade. Discurso, Experiência e Consumo na Cultura Transmidiática.

Evento de lançamento

O lançamento do livro será no dia 4 de setembro, às 13h, no espaço Five Stars, em Niterói. Com música ao vivo, venda de bebidas e churrasco feito na defumação.

Endereço: Av. Rui Barbosa, 403 - São Francisco. Niterói-RJ 

Onde comprar

A pré-venda do livro vai de 30 de julho até 4 de setembro com frete grátis para todo o Brasil no site: https://facedabesta.com/

Depois disso, o livro estará disponível a partir do dia 5 de setembro na Amazon, Americanas, Shoptime, Submarino, e no site da Editora Autografia e também na versão e-book na Loja Kindle da Amazon Brasil.


SERVIÇO:

Alvaro Matheus Tamarindo

alvarotamarindo1@gmail.com

WhatsApp: (21) 969282582

SITE: https://facedabesta.com/

Ig: @altamarindo Twitter: @alvaroTamarindo 


Sobre IMB

IMB

0 comments:

Postar um comentário