[ CURIOSIDADE ] - A banda brasileira de Metal que surpreendeu Bruce Dickinson

Fonte Original: Whiplash.net - Bruce Dickinson: a banda brasileira de Metal que surpreendeu o vocalista
Autor: Bruce William

 Bruce Dickinson tem uma longa ligação com o Brasil, que começou lá em 1985 quando o Iron Maiden participou da primeira e lendária edição do Rock in Rio. Em sua autobiografia "What Does This Button Do?" ele escreveu: "Havia rumores sobre algo dramático e exótico em andamento, a ida a um continente desconhecido."

Compre com desconto o novo álbum Senjutsu, em CD duplo e vinil triplo


VINIL TRIPLO - https://amzn.to/3chFXc8

"O mundo do Iron Maiden estava prestes a enlouquecer. Fomos para o Sul, ao Rio de Janeiro. Eu nunca tinha ouvido falar em Varig Airlines (companhia aérea) nem conhecia o dinheiro brasileiro. Não tinha ideia de onde ficava a praia de Copacabana, o Corcovado ou o Pão de Açúcar. Nunca havia encontrado a Garota de Ipanema e nunca havia experimentado uma caipirinha. Brahma pra mim era um monge indiano, não uma cerveja, e eu não fazia ideia que mexer a bunda poderia ser um esporte nacional (se referindo à Axé Music, que estava bombando na época)".

E em declaração publicada no jornal O Estado de SP de setembro de 2018, quando o Iron Maiden foi anunciado na "Noite do Metal" da edição de 2019 do Rock in Rio, Bruce comentou sobre o festival de 1985: "Havia mais gente do que eu jamais vi em um só lugar em toda a minha vida. Era uma atmosfera de um pouquinho de caos, talvez não tão organizado quanto a maioria dos festivais, mas isso o tornou melhor. Porque todo mundo estava tão entusiasmado e tão maluco que as coisas estavam acontecendo. Foi um momento fantástico".

Essa vibração do público brasileiro não passou desapercebida de Bruce, que em declaração publicada na edição nro.87 da revista oficial do Fã Clube do Iron Maiden revelou quais os países que ele mais gostou de conhecer: "Eu acho que eu poderia colocar toda a América do Sul em uma grande mala e levá-la conosco ao redor do mundo, porque o público lá é fantástico. Eu tenho um carinho pelos fãs brasileiros. Há algumas audiências que são fanáticas por heavy metal. Mas os brasileiros são fanáticos por Maiden, metal em geral e tudo o mais em relação a música - isso é diferente e é o que eu gosto. Eles não estão lá apenas parecendo furiosos, eles estão mostrando toda sua paixão, do mesmo modo como jogam futebol - não é apenas um jogo, é bem mais que isso para eles".

A prova maior que Bruce realmente tem um sentimento especial pelos país se refletiu em seu disco solo ao vivo, "Scream For Me Brazil", de 1999. O jornalista Martin Popoff compilou no livro "Holy Smoke: IRON MAIDEN nos anos 90", lançado aqui no Brasil em 2021, uma série de entrevistas em que Bruce fala sobre o álbum, e durante uma destas conversas ele explicou por qual motivo foi tomada esta decisão de gravar no nosso país: "Gravar no Brasil pareceu a melhor coisa a fazer com esse álbum.  Até o Deep Purple tinha um disco ao vivo chamado "Made In Japan". Todas as bandas que iam fazer um disco ao vivo queriam ir até lá e gravar algo que se chamasse "Made In Japan" ou algo assim. Estou me incluindo nisso. A) Ninguém jamais gravou um disco ao vivo de qualquer lugar na América do Sul digno de nota, e B) O público de lá é ótimo. O principal motivo de você fazer um disco ao vivo é poder criar a melhor experiência ao vivo possível. O Brasil tem um dos melhores públicos ao vivo que conheci em minha carreira. Fizemos essa gravação ao longo de cinco apresentações, cerca de cinco mil fãs por noite, e no total acabamos tocando diante de vinte mil pessoas".

Mas será que Bruce tem opinião formada sobre a música, e principalmente sobre o heavy metal feito no Brasil? Esta pergunta foi feita durante conversa de Bruce com leitores da Folhateen, segmento dedicado aos jovens no jornal Folha de São Paulo. Na época, Bruce estava em carreira solo e veio ao país para se apresentar no Skol Rock.

A fã chamada Rita, então com 22 anos de idade, perguntou para ele: "O que você acha do heavy metal brasileiro?", e Bruce respondeu: "Eu não sou um expert, mas é incrível para qualquer país gerar uma banda como o Sepultura, que não é apenas um grande sucesso comercial, mas também uma banda influente em todo o cenário. O Sepultura influencia muitas e muitas bandas na Inglaterra, nos EUA".

Fonte: autobiografia "What Does This Button Do?"
Fonte: https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,iron-maiden-scorpions-megadeth-e-sepultura-fazem-o-dia-do-metal-no-rock-in-rio-2019,70002522628
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/11/24/folhateen/11.html
Fonte: whiplash.net



Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário