[ DAVE MURRAY ] - "Beatles foi a primeira banda a qual fui fã." - Confira Entevista completa para o Heavy Metal News

Os ícones do metal, Iron Maiden, lançaram seu 17º álbum de estúdio, Senjutsu.

Compre com desconto o novo álbum Senjutsu, em CD duplo e vinil triplo

CD DUPLO - https://amzn.to/3Hpoxsj

VINIL TRIPLO - https://amzn.to/3chFXc8

Com um tempo de execução épico de pouco menos de 82 minutos, o álbum é uma jornada alegre para os fãs do Iron Maiden, apresentando todos os elementos que amamos ao longo dos 46 anos de carreira da banda em exibição completa, ao mesmo tempo em que apresenta algumas novidades sons e influências estilísticas. 

No dia do lançamento de Senjutsu, recebemos uma audiência com um homem cujas impressões digitais em todo o som do Iron Maiden, a lenda viva do metal, o guitarrista Dave Murray. 

Murray é responsável por alguns dos trabalhos de guitarra solo mais instantaneamente reconhecíveis e amados da história do metal, com suas contribuições ao longo da carreira do Iron Maiden celebradas, memorizadas e cantadas por públicos em todo o mundo por décadas. Como o segundo membro mais antigo do Iron Maiden (único criador, Steve Harris existe há mais tempo), a influência de Murray no metal de ontem, hoje e amanhã não pode ser subestimada. 

Murray foi legal o suficiente para conversar conosco do Havaí, indo fundo conosco em uma série de tópicos, incluindo Senjutsu, suas partes de guitarra favoritas do Iron Maiden, suas memórias da turnê na Austrália, o relacionamento do Iron Maiden com seus fãs e a arma secreta para o show do Iron Maiden e sua longevidade, que é claro .... tênis! 

Dave Murray do Iron Maiden, como a existência está tratando você hoje? 

"Indo bem. Obrigado. É meio da tarde aqui no Havaí, onde tudo está bem e tranquilo, então estou apenas relaxando, é bom conversar com você ” 

Dave, você nos agraciou com sua presença de deus do metal hoje porque o poderoso Iron Maiden acaba de lançar seu 17º álbum de estúdio, Senjutsu. Qual é a sensação de ter esse aqui no mundo? 

“Estamos muito contentes por ele ter sido lançado. Está no calabouço do Iron Maiden nos últimos dois anos, como com tudo o que aconteceu, não poderíamos fazer uma turnê, então decidimos apenas segurá-lo. Isso nos deu mais tempo para a apresentação do álbum, a arte e os vídeos que estão saindo junto com ele, então de certa forma, segurá-lo até agora é uma coisa legal, porque os fãs estão esperando e o as bandas estão esperando, então estamos todos um pouco mais felizes que é o dia do lançamento ” 

Senjutsu parece ter sido bem recebido por seus fãs até agora, como essa resposta te faz sentir? 

"Isso também tem sido um sinal positivo, porque mesmo sendo nosso 17º álbum agora, ainda queremos criar novas melodias, novas ideias, novas músicas para tentar tornar cada álbum um pouco diferente, mas ainda temos que ter a identidade do Iron Maiden ali. Mesmo que as músicas tenham nove ou dez minutos de duração, eles ainda precisam ter aquela marca do Iron Maiden nelas. "

 "Historicamente, quando tocamos nossas músicas ao vivo, os fãs sabem todas as letras, eles sabem cada mudança de acorde, cada quebra de solo, cada parte do vocal, cada parte da bateria; nossos fãs são tão especiais. Então, se colocarmos algo lá fora, eles são rápidos em entrar nisso, o que é ótimo. Até agora eu vi coisas pequenas na internet e tudo parece ser positivo, então hoje é um grande dia para o Iron Maiden ” 

A pandemia obviamente tornou este lançamento incomum para o Iron Maiden, mas você achou algum aspecto positivo em ter que mudar? 

"Sim. Esta é uma maneira completamente diferente de fazer isso. Acho que a maioria das bandas está nessa posição agora em que eles tiveram que mudar apenas a maneira como fazem as coisas ou olham para as coisas. Anteriormente a cada 18 meses , você sabe, teríamos um novo álbum e faríamos uma turnê e então faríamos uma turnê de best-of e isso duraria três anos para nós. Então, essa situação mudou tudo de cabeça para baixo e ainda estamos Estamos ansiosos para sair e fazer uma turnê em algum momento porque, obviamente, isso é uma grande coisa para nós, mas até agora, tudo bem. Hoje é um bom dia! "

 Para um homem que escreveu tantas partes clássicas de guitarra ao longo dos anos, há algo no Senjutsu que te deixa super animado do ponto de vista da guitarra? 

“Com cada música do álbum, queríamos que tudo estivesse harmonizado e que os solos realmente dessem um salto. Então, com cada solo, tentamos encaixá-lo na música, então, ao invés de apenas ter que estar lá de qualquer maneira, tentamos complementar a música com as diferentes notas que escolhemos. Então, alguns dos solos são espontâneos e foram feitos na hora e isso pode ser muito bom, enquanto outros tivemos que trabalhar um pouco ” 

“No que diz respeito a quaisquer solos em particular que são favoritos, nos últimos discos, eu meio que apreciei o panorama geral mais do que qualquer coisa, que é que ainda somos capazes de nos expressar por meio de nossos instrumentos. Que podemos simplesmente deixar ir e brincar e ter tudo gelando e isso faz com que os registros pareçam uma boa terapia de grupo. ”

 “Às vezes, quando você está ouvindo música em fones de ouvido ou assistindo a um grande filme, isso o atrai, e você fica totalmente envolvido e perdido nisso e comove você. Isso é o que tentamos fazer com o álbum, queríamos levá-lo em uma jornada e fazer você se sentir um pouco melhor no final de tudo ”.

Isso é maravilhoso. Nós tivemos um pequeno debate em nossas redes sociais recentemente sobre qual é o melhor riff de guitarra ou parte de guitarra do Iron Maiden. Estou curioso, qual é o seu favorito?  

"Oh, bem, há dois, na verdade. Eu amo a introdução de Hallowed Be Thy Name, é sempre muito bom apoiá-la e tocá-la. O segundo nos leva de volta ao início dos anos 80 e é o solo da música Killers. Lembro que costumávamos tocá-lo ao vivo muito antes de realmente gravá-lo e eu sempre gostei muito de tocá-lo em 1981, e é engraçado, mas ainda se destaca para mim por algum motivo agora, todos esses anos depois. Há algo sobre essa música. ” 

Impressionante. Vi em nosso Facebook que são algumas das favoritas de seus fãs também!  

"Bem, isso é sempre bom saber. Que coincidência!"  

O Iron Maiden são uma das maiores bandas em turnê do mundo e vocês têm feito turnês frequentes pela Austrália ao longo dos anos, então estou curioso se você se lembra de muito sobre sua vinda para a Austrália, você tem alguma lembrança particularmente boa? 

Vir para a Austrália sempre foi uma experiência muito boa. Lembro que viemos lá pela primeira vez no início dos anos 80 e tocávamos em teatros de todos os lugares e era incrível. Já estivemos lá várias vezes ao longo dos anos e é sempre uma ótima vibração, é um país lindo e a reação das crianças de lá é tremenda. Eu simplesmente amo tudo sobre ele, é um ótimo lugar para visitar, um ótimo lugar para passear e um ótimo lugar para realmente sair e tomar algumas cervejas também ” 

Bem, cerveja é certamente algo de que gostamos muito aqui, assim como gostamos do poderoso Iron Maiden! Agora, temos a sorte de ter nosso próprio Eddie australiano projetado algumas vezes para quando o Maiden fez turnê no passado, o que me leva a ponderar, você acha que algum dos Eddie australianos poderia vencer uma batalha contra o Samurai Senjutsu Eddie? 

"Vou ter que refrescar minha memória com esses Eddie's australianos, mas de cabeça, vou dizer que vença o Eddie mais alto. Na verdade, acho que o vencedor será aquele que bebeu mais Cerveja." 

 Pelo que eu vi em turnês anteriores do Iron Maiden, vou dizer que vai ser o Aussie Eddie! 

Nós temos um vencedor! 

 Antes de deixá-lo voltar a viver sua vida melhor, temos algumas perguntas rápidas que gostamos de fazer a cada um de nossos convidados. Primeiro, quem é a primeira banda que você lembra de ter amado? 

Os Beatles, porque minha irmã era uma grande fã e tocava Beatles em toda a casa, o tempo todo, e isso foi nos anos 60. Essa foi a primeira banda da qual fui fã. 

Fora da música, o que é algo pelo qual você se considera um pouco maníaco, o que é algo que você simplesmente não se cansa? 

 Bem, eu adoro sair e jogar tênis, na verdade. Eu amo a adrenalina e a maneira como ela mantém você realmente em forma. Também gosto de jogar golfe. Gosto de sair o máximo possível, mesmo, me envolver em atividades ao ar livre, o que é divertido, sabe? 

 Parece-me que um torneio de tênis do Iron Maiden poderia ser algo que poderíamos ver no futuro?  

“Jogamos na Austrália nas quadras onde eles jogam o Aberto da Austrália, então você está absolutamente certo, deveríamos ter um desses torneios de tênis. Adrian e Steve são grandes jogadores, então vamos entrar em campo e jogar em duplas. Portanto, tenho certeza de que é algo que definitivamente gostaríamos de fazer no futuro. ”

 Vamos fazer acontecer na Austrália! 

 “É uma ótima coisa a se fazer antes de um passeio, pois também aumenta seus níveis de energia. Minha coisa sempre foi que, se eu posso durar duas horas em uma quadra de tênis, posso tocar por duas horas com o Iron Maiden. ”

Bem, acho que descobrimos o verdadeiro segredo da longevidade do Iron Maiden, é o tênis! Mais uma pergunta antes de deixar você ir, Dave. Se você pudesse ter qualquer música tocando sempre que você entrar em uma sala, assim como fazem os lutadores profissionais, que música você escolheria?  

Essa é boa! Provavelmente Jimi Hendrix, Voodoo Child.  

Essa é uma escolha incrível e a maneira perfeita de se despedir hoje. Muito obrigado por conversar com os Maníacos hoje, Dave, não é todo dia que uma pessoa fala com um deus do metal, então obrigado pelo seu tempo e boa sorte com o Senjutsu.  

Obrigado pelo seu tempo, Brenton, tenha um ótimo dia na Austrália. Tem sido bom conversar com você, tome cuidado.  

Fonte: https://www.maniacsonline.com.au/news/interview-iron-maiden-guitarist-dave-murray-senjutsu


 

 

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário