[ IRON MAIDEN ] - O elemento sonoro de Senjutsu que eles nunca fizeram antes, segundo Nicko

 Tem quem diga que o Iron Maiden esteja repetindo a mesma fórmula musical em seus álbuns há algum tempo. O baterista Nicko McBrain não só nega essa possibilidade, como, também, aponta um elemento inédito na sonoridade de "Senjutsu", novo disco da banda.

SENJUTSU Já está entre nós! Garanta o seu e complete sua coleção! CLIQUE AQUI!!

Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, Nicko apontou que, desta vez, o Maiden inseriu linhas de guitarra por trás das melodias da voz principal, inclusive nos versos das músicas. De acordo com o baterista, a banda não costumava fazer isso em outros trabalhos.

"Em muitas músicas de 'Senjutsu', por trás da melodia vocal, há uma linha de guitarra fraseando a voz. Não acho que tenhamos feito isso muitas vezes no passado, mas nesse novo álbum, há três ou quatro músicas onde fazemos isso e acho que é algo que Steve (Harris, baixista) observou e falou: 'oh, isso funciona muito bem, então vamos fazer'", afirmou.

Em seguida, ele completou: "Não lembro de muitas músicas nossas no passado tendo essa linha de guitarra por trás do vocal - o vocal principal nos versos, não uma harmonia ou um refrão. Portanto, há uma coisa diferente que usamos pela primeira vez. Simplesmente surgiu".

Ainda durante o bate-papo, Nicko McBrain comentou que, por vezes, os integrantes do Iron Maiden nunca sabem o que vai acontecer ao gravar um álbum antes de começar. "Às vezes, as músicas não estão feitas. Há uma ou outra ideia, daí Steve vai embora com uma ideia de Janick (Gers, guitarrista) e Adrian (Smith, guitarrista), ou Bruce (Dickinson, vocalista) e Adrian, e ocasionalmente Dave (Murray, guitarrista) chega com uma ou outra coisa. Steve sai, tranca-se em algum lugar e a pressão está nos compositores, de fato", declarou.

Na visão do baterista, o Maiden está completamente confortável em "Senjutsu". "Esse álbum teve uma reverência natural, eu diria. Quando estávamos na sala, estávamos totalmente confortáveis. É como calçar um velho par de chinelos e de calças jeans. Estávamos confortáveis", disse.

Apesar dos resmungos...

Em outro momento do bate-papo, Nicko McBrain afirmou que o produtor Kevin Shirley conseguiu, junto de Steve Harris, obter sonoridades bem diferenciadas para "Senjutsu". Segundo ele, cada faixa do álbum possui um som diferente.

"Sejam os fãs, os resmungões, os promissores engenheiros de estúdio, todas as pessoas que pensam que sabem o que acontece sonoramente em um estúdio, esses experts... ok, você pode resolver tudo por conta própria, mas Kevin (Shirley, produtor) e Steve, na minha opinião, se superaram. Eles trabalharam muito para fazer a sonoridade desse álbum funcionar. Cada faixa é diferente. É isso que amo nesse disco", afirmou.

Ele, que mencionou "The Parchment" como sua música favorita do novo disco, complementou: "Em nossos álbuns mais antigos, definíamos o som da bateria e era o mesmo em cada faixa. Às vezes havia mais reverb na caixa, por exemplo, mas era o mesmo som. Mas eles acharam sons diferentes para todos os instrumentos nesse novo disco. Isso levou tempo e eles fizeram um grande trabalho."

Fonte: https://ultimateclassicrock.com/nicko-mcbrain-iron-maiden-interview-2021/

Fonte: www.whiplash.net

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário