Def Leppard: Iron Maiden e eles foram os únicos da NWOBHM que vingaram, diz Joe Elliott

 Diversas bandas britânicas de som pesado foram incluídas em um mesmo rótulo entre o fim da década de 1970 e início dos anos 1980: a New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). Mesmo grupos pouco similares artisticamente, como Def Leppard e Iron Maiden, entraram na mesma "prateleira" na visão de muitos jornalistas de música da época.


Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon e Jeremy White, transcrita pelo Ultimate Guitar, o vocalista do Def Leppard, Joe Elliott, apontou que sua banda nunca teve a ver com a NWOBHM. Ele foi além e disse que apenas seu grupo e o Iron Maiden conseguiram vingar em meio a tantos nomes do tal movimento.

"Não nos afastamos da NWOBHM, porque nunca estivemos nela. Fomos colocados lá por outras pessoas e ficamos lá, protestando contra isso. Para mim, apenas duas bandas se descolaram daquele movimento: nós e o Iron Maiden. Foram as que vingaram por conta própria", afirmou.

Na visão de Elliott, encaixar o Def Leppard na NWOBHM é como dizer que os Beatles integraram o movimento merseybeat, de bandas de Liverpool. "Para mim, colocar qualquer uma dessas duas bandas na NWOBHM é como dizer que os Beatles faziam parte da merseybeat. Eles não faziam parte disso, eles eram os Beatles, eles inventaram tudo. Todos imitaram eles", disse.

O vínculo entre o grupo de Joe e o movimento ocorria, segundo ele, apenas por causa da época. "A disco music estava morrendo de medo, a new wave assumia como um fenômeno pop agora em vez de punk, e era hora de um pouco de rock de volta porque, em 1975, foi a última vez que houve amor por bandas como Deep Purple, Uriah Heep, Led Zeppelin, Black Sabbath", refletiu.

Ele completa: "O punk veio e deu um pontapé em todo mundo, mas quando isso não durou e a new wave era mais pop, enquanto que o rock estava voltando - mas influenciado pelo punk. Os primeiros álbuns do Maiden são mais punk, com Paul Di'Anno. Nosso primeiro álbum, 'On Through the Night' (1980), músicas como 'Wasted' e 'Get Your Rocks Off' foram muito influenciadas pelo punk".


Fonte: www.whiplash.net

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário