[ IRON MAIDEN ] - 12 shows icônicos para assistir durante a quarentena



Quando se fala de show de heavy metal, o Iron Maiden é uma das bandas de destaque. Especialmente nos últimos anos, a banda transformou suas apresentações ao vivo em verdadeiros espetáculos visuais - mas sem deixar de lado a precisão instrumental que seu repertório exige.

A lista a seguir reúne 12 grandes shows do Iron Maiden com gravação profissional (pro-shot) e disponíveis no YouTube para se assistir em casa - seja durante o isolamento social recomendado na pandemia do novo coronavírus, seja depois que tudo isso passar.

Vale destacar: os shows listados a seguir não são, exatamente, os melhores do Iron Maiden, já que nem todas as apresentações com gravação profissional estão disponíveis no YouTube. As performances nos festivais Rock in Rio de 2001 e 2019, por exemplo, não estão na lista porque estão fora da plataforma de vídeos.
Apesar das ausências, os shows selecionados são o suficiente para garantir a diversão por bastante tempo. Confira:

Iron Maiden no Beat Club, Bremen, 22 de janeiro de 1981

Em 1981, ainda com Paul Di'Anno no vocal, o Iron Maiden fez um show no programa de TV alemão "Beat Club". O repertório mostra a visceralidade dos dois primeiros álbuns da banda, "Iron Maiden" (1980) e "Killers" (1981).




Beast over Hammersmith, Londres, 20 de março de 1982

Em 1982, já com Bruce Dickinson no vocal, o Iron Maiden fez um show histórico no Hammersmith Odeon, em Londres, na Inglaterra. A última turnê da banda com Clive Burr na bateria promovia o álbum "The Number of the Beast", também de 1982.
Vale destacar que nem todas as músicas contam com filmagens divulgadas - por isso, durante algumas canções, foi colocada uma foto da banda enquanto o áudio rola. Trata-se, ainda, de um vídeo não-oficial, montado por um fã a partir de quatro fontes: "The Early Days", fita VHS original, documentário "12 Wasted Years" e gravação em áudio original. Ainda assim, um registro que merece toda a atenção.



Festival Rock in Rio, Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1985

Para muitos, o Iron Maiden fez, na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, um dos melhores shows da história do festival. A banda estava em seu auge, promovendo o álbum "Powerslave" (1984), quando topou vir ao país para tocar no evento que se tornaria lendário e comentado em todo o mundo.

O momento do Maiden era tão bom que a banda foi a única entre as atrações principais a marcar apenas um show no festival. Diferente das outras, que agendaram duas apresentações em dias diferentes, o quinteto de heavy metal estava com a agenda bastante disputada e logo teve que voltar para os Estados Unidos, dando continuidade à sua turnê.




Palais Omnisports de Paris-Bercy, Paris, 29 de novembro de 1986

De visual e sonoridade ligeiramente diferentes, o Iron Maiden divulgava o álbum "Somewhere in Time" (1986) quando fez um show enérgico Palais Omnisports de Paris-Bercy, em Paris, na França. A edição a seguir traz áudio direto da mesa de som, com ajustes de imagens feitos por um fã.




Raising Hell, Londres, 28 de agosto de 1993

Já com o guitarrista Janick Gers na vaga de Adrian Smith, o Iron Maiden divulgou o álbum "Fear of the Dark" com um show feito no Pinewood Studios, em Londres, na Inglaterra, para transmissão na TV. A apresentação foi exibida ao vivo no Reino Unido, em formato pay-per-view, e na América do Norte, pela MTV.
O que ninguém sabia é que aquele show, lançado posteriormente como o vídeo "Raising Hell", seria o último de Bruce Dickinson antes de ele sair da banda. O cantor voltou em 1999, mas por um bom tempo, esse foi o "canto do cisne" dele no Iron Maiden.




Rock am Ring 2005, Nürbug, 4 de junho de 2005

Em 2005, o Iron Maiden começou a olhar para trás ao fazer sua primeira turnê comemorativa. Chamada "Eddie Rips Up the World", a tour buscava apresentar os quatro primeiros álbuns da banda a um público mais jovem, além de promover o DVD "The History of Iron Maiden - Part 1: The Early Days".
Durante essa turnê, o Maiden fez um show histórico no festival Rock am Ring 2005, realizado em Nürburg, Alemanha. Só a "velharia" no repertório!



Club Hípico, Santiago, 22 de março de 2009

Em 2008, o Iron Maiden trouxe sua turnê "Somewhere Back in Time", focada em álbuns como "Powerslave", "Somewhere In Time" e "Seventh Son of a Seventh Son" para a América do Sul. Porém, o show no Chile foi marcado por uma série de problemas técnicos que deixou vários fãs sem ingressos.
Nem precisaram pedir duas vezes para o Iron Maiden: eles voltaram não só ao Chile, como ao continente em 2009 e fizeram uma "dose dupla". A apresentação do ano em questão em Santiago foi registrada em vídeo.




Rock in Rio 2013, Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2013

O Iron Maiden gostou mesmo dessa coisa de resgatar material antigo nas turnês. Entre 2012 e 2014, a banda girou o mundo com a "Maiden England World Tour", que resgatava o show registrado no antigo vídeo "Maiden England", de 1989.
Um dos shows mais icônicos dessa turnê foi no festival Rock in Rio 2013, marcando a volta da banda aos palcos do evento após não ser escalada para 2011, quando o festival voltou a ser realizado no Brasil depois de uma década. No registro abaixo, o áudio foi remasterizado por um fã.



Wacken Open Air 2016, Wacken, 4 de agosto de 2016

O Iron Maiden foi escalado para fechar uma das noites do festival Wacken Open Air, um dos maiores de heavy metal no mundo, pela terceira vez em 2016. Na ocasião, eles promoviam o álbum "The Book of Souls".
A turnê em questão foi especial, pois marcou a volta de Bruce Dickinson aos palcos após vencer um câncer na língua. O tumor foi diagnosticado e removido em 2015.



 FOnte: https://whiplash.net/materias/news_743/320460-ironmaiden.html





Já viu esta camiseta do “Iron Maiden me fez estudar história”? É criação exclusiva da RockMade.


Como uma boa ideia tem que durar, a marca trabalha apenas com malha premium, 100% algodão. A camiseta não encolhe, distorce ou desbota. Pra ficar melhor, a RockMade só usa malha com acabamento extra que deixa o produto final com aquele conforto de camiseta de estimação. Esta do Iron Maiden é na malha estonada, que dá aquele estilo vintage.


Todas as peças estão disponíveis para venda em www.rockmade.com.br e você, leitor do Iron Maiden Brasil, tem 10% de desconto com o cupom IRONBR.
Você também pode seguir a marca no Facebook e Instagram pra saber das novidades e lançamentos: @lojarockmade

Quer Saber mais? E garantir logo a sua? Acesse o Banner abaixo!


https://www.rockmade.com.br/



Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário