[ IRON MAIDEN ] - 6 fatos obscuros sobre "Iron Maiden"


Hoje, 14 de abril, marca o aniversário de 42 anos do inicio fonográfico do Iron Maiden. A fim de celebrar a data, trazemos 6 fatos não muito conhecidos daquela época. Confiram.

Teoricamente o álbum poderia ter sido gravado no final de 1979

Em meados de novembro de 1979, o Iron Maiden era um quarteto, com Paul Di'Anno, Steve Harris, Dave Murray e Doug Sampson. Foi com essa formação que naquele mês eles assinam o famoso contrato com a EMI. Tecnicamente, teoricamente e dependendo da logística, nada teria impedido da banda entrar em estúdio de imediato, haja vista que todas as canções já estavam compostas. Mas Steve ainda buscava um parceiro para Dave Murray, e passaram o mês de dezembro nessa busca.

De maneira oficial, somente em janeiro é que tivemos a adição de Dennis Stratton na guitarra e Clive Burr substituindo Doug Sampson na bateria. A banda passou cerca de um mês ensaiando com os novos integrantes antes de entrar em estúdio em fevereiro de 1980.



"Sanctuary" é mais antiga que a banda

Originalmente "Sanctuary", uma música escrita por Bob Sawyer durante os meses intermediários de 76, apareceu apenas na versão americana e japonesa do álbum de estréia do Iron Maiden.

De acordo com o livro Detailed Discography of the Beast, há rumores de que a música foi tocada na banda anterior de Bob, Shady Lady, e é um fato que, quando ele entrou no Maiden, ele trouxe a música com ele. A primeira vez que o Maiden tocou a faixa foi em um evento privado no Golden Lion em 19 de dezembro de 1976 (primeiro show de Bob com o Maiden).

Steve e o resto da banda gostaram muito da música, e ela se tornou um ato tão importante para o Maiden que foi comprada de Sawyer pela quantia de 30 libras (alguns dizem 3.000 libras, outros 300 libras). De qualquer forma, em 1980, Bob disse à revista Sounds: "Fico lisonjeado que uma música que escrevi no meu quarto há seis anos (1974) tenha entrado no Top 30. Consegui um bom valor dos royalties, e não considero que eu fui roubado".



O raríssimo single "Running Free"

lançado em fevereiro de 1980, "Running Free" serviu para dar uma prévia do álbum. Mas algumas versões desse compacto tornaram-se verdadeiras relíquias, principalmente as primeiras versões francesas e alemãs. Nessas versões, a música "Running Free" que aparece não é a do disco, mas a versão demo de 1979, gravada na mesma sessão de "Burning Ambition".




A estranha "Strange World"

Se fizermos uma análise sobre a belíssima "Strange World", podemos notar que ela é diferente de tudo o que Steve Harris escreveu até ali. Mas há uma história por trás disso. A música foi escrita por Paul Mario Day, primeiro vocalista do Maiden e que saiu em 1976. Há ainda quem diga que ela tem um link com "Transylvania", primeiramente pelo fato de serem interligadas, e pelo trecho "plasma wine" mencionado na letra.



Charlotte

A famosa música "Charlotte the Harlot" sempre mexeu com o pensamento dos fãs no que se diz respeito ao fato de a moça ser real ou não. Mas em uma entrevista em 1981, Paul Di'Anno revelou que sim, a "donzela" era real e revelou até seu verdadeiro nome de guerra. High Hill Lil.



Iron Maiden Tour

A turnê de divulgação do primeiro álbum é recheada de detalhes curiosos. Posso começar revelando que músicas que estariam no próximo álbum foram tocadas em vários shows, como por exemplo "Wrathchild" e "Another Life".




O show do dia 10 de abril de 1980 foi tocado todo de maneira instrumental, pois Paul Di'Anno estava doente.



Dois shows que seriam feitos em Cascais, Portugal, nos dias 24 e 25 de agosto foram cancelados por problemas orçamentários.

Em 13 de outubro a banda faz o primeiro show na Noruega. Esse concerto também foi o último de Dennis Stratton.

Em 8 de novembro, Adrian Smith faz sua primeira aparição com o Iron Maiden no programa de TV Rock Pop, em Munique, Alemanha. O primeiro show de Adrian aconteceu em 21 de novembro, em Uxbridge, Inglaterra.






CLIQUE NO BANNER E GARANTA LOGO A SUA!


https://bit.ly/3c9yKtp

Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

2 comments:

  1. ótima matéria, o album que mudou o mundo do Metal!

    ResponderExcluir
  2. um dia ainda verei uma biografia oficial da banda CONTANDO TODA A DISCOGRAFIA

    ResponderExcluir