[ LEGACY OF THE BEAST WORLD TOUR ] - 10 detalhes que constatamos nesse início de turnê


O Iron Maiden começou a sua última turnê na Escandinávia semana passada (26/05). O conceito que é inspirado pelo jogo móvel da banda e quadrinhos de mesmo nome chega no Reino Unido em 31 de julho e apresenta a sua produção mais ambiciosa até à data presente.

A Kerrang! conferiu a banda em Helsinki, na Hartwall Arena em 28 de maio e aprendeu muito durante o seu set de duas horas explosivas...

01. Há muito drama envolvido

O set do Iron Maiden é um espetáculo desde o momento em que a banda adentra ao palco para a abertura com "Aces High". Uma réplica de um Spitfire, completa com uma hélice e luzes piscando, rasantes sobre a banda e metralhando os fãs na frente do palco. No clímax da canção, o avião mergulha atrás da parede de ampères e cai no chão. Claro, você poderia salvar um momento de queda do maxilar como este para o final do show, mas o Iron Maiden tende a fazer as coisas um pouco diferentes.

02. O set list está impecável

Como o nome da turnê sugere, a "Legacy Of The Beast" apresenta uma lista cuidadosamente embasada no conjunto histórico da banda, trazendo destaques de sua carreira de 38 anos de gravações e oferecendo algo de uma discussão temática durante todo o show. O primeiro terço do show tem uma temática militar. "Aces High" abordando batalhas aéreas da Segunda Guerra e "Where Eagles Dare", um conto sobre ataque de pára-quedas ousado para resgatar os soldados americanos de uma base militar alemã nas montanhas bávaras, é seguido por "2 Minutes To Midnight" (guerra nuclear), "The Clansman" (uma canção sobre alguém que não era livre e decidiu  fazer algo sobre isso, afirma Bruce Dickinson) e "The Trooper" (uma canção baseada na acusação da brigada ligeira durante a guerra da Crimeia). Então, primeira parte: guerra. Entendeu isso?

03. O local se transforma em uma igreja

O palco mergulha na escuridão enquanto roadies preparam o palco para o segundo ato. Há rumores sinistros e barulhos antes de as luzes se acenderem para revelar uma magnífica igreja, com vitrais com os capítulos mostrando a vida do mascote da banda Eddie. É um momento verdadeiramente de tirar o fôlego. Você tem imagens de "The Trooper", "Seventh Son Of A Seventh Son", "The Number Of The Beast" e "Powerslave". Fãs com um olhar bem apurado serão capazes de detectar o símbolo de uma certa equipe de futebol do East London também. A configuração da Igreja permanece durante a segunda parte do conjunto que apresenta "Revelations", "For The Greater Good Of God", "The Wickerman" e o épico "Sign Of The Cross", uma faixa do álbum "The X Factor" que não era tocada desde 2001.

04. Bruce Dickinson troca bastante de roupa

O frontman do Maiden tem uma propensão para vestir-se e usar adereços durante as suas performances, mas a "Legacy Of The Beast Tour" leva a coisa para um sentido teatral. Você verá muitas mudanças do traje durante o show. Ele está vestido como um piloto de caça da segunda guerra mundial durante os "Aces High", veste um casaco de neve e chapéu de caçador de inverno durante "Where Eagles Dare" e uma batina como se ele liderasse a Congregação do Heavy Metal através de "Revelations". Para "Sign Of The Cross", ele está em um manto preto e empunha um crucifixo iluminado, enquanto em "Fear Of The Dark" podemos vê-lo resplandecente em uma máscara veneziana e cartola. Ah, e ele está segurando uma lanterna verde, também. Durante "The Number Of The Beast", ele aparece em um casaco de couro de motociclista semelhante ao que ele usava na contra-capa do álbum. Imagine usar tudo isso sob as luzes. Não admira que ele parecia que estava nadando em suor até o final do show.

05. Até Sooty se vestiu para a ocasião

Desde a aparição do baterista Nicko McBrain no "The Sooty Show" em 1988, o ursinho amarelo tornou-se uma parte básica de seu kit. Nos últimos anos, Sooty foi vestida como um faraó para complementar a temática "Powerslave" no kit e um uniforme militar durante a "A Matter Of Life And Death Tour". Mas hoje à noite, e para o restante da turnê, a estrela de TV em miniatura vai ser vestido como o soldado da "Charge Of Light Brigade" de um homônimo da arte da arte de "The Trooper".

06. Há uma épica luta de espadas

Ao lado de várias mudanças de roupa de Bruce, há adereços em abundância durante a noite. Um Eddie de 10 metros de altura entra no palco durante "The Trooper". Ele se envolve em um duelo tenso com Dickinson, que mostra suas habilidades de esgrima profissional na frente da multidão de 15.000 fãs. No clímax da canção, Dickinson prolifera seu famoso "Scream for me Helsinki", levantando a bandeira nacional nórdica em azul e branco. Durante "Hallowed Be Thy Name", Bruce canta atrás das grades antes de ser confrontado com o laço de um carrasco. 

07. Há muita pirotecnia também

"Flight Of Icarus", do álbum "Piece Of Mind", que não era tocada desde 1986 é com certeza um dos muitos destaques. Equipado com um lança-chamas amarrado às costas, Bruce vai no que eles chamam no mundo da pirotecnia como "Full Rammstein", e dispara seis rajadas de fogo ao longo da canção com um gigantesco e malfadado Icarus  suspenso acima do palco. 

08. Ficar perto do palco? Você pode se bronzear

Há uma parede de fogo espetacular durante os momentos cruciais em "The Number Of The Beast". Mesmo aqueles que estão longe do palco, como o pessoal da mesa de som, pode sentir o calor das chamas, por isso é uma maravilha a banda não perder as sobrancelhas. Olhe para os chuveiros de faíscas durante "Iron Maiden" mais de perto, também.  

09. O próprio Diabo faz uma aparição

Seguindo os aspectos militares e religiosos do set list, a parte final com a morte por infortúnio (Flight Of Icarus), nictofobia (Fear Of The Dark)), rituais satânicos (The Number Of The Beast) e o puro derramamento de sangue (Iron Maiden). Com novas retratações representando os lagos de fogo, Eddie reaparece como o diabo durante sua faixa-título, uma besta gigantesca com um pentagrama esculpido em sua testa. Pode ser um inflável, mas olhando como uma escultura, tal é a profundidade e os detalhes. Os fãs finlandeses do Iron Maiden que trouxeram seus filhos hoje à noite podem estar enfrentando uma noite áspera como eles lidam com o sono perturbado de seus pequeninos traumatizados.

10. Este pode ser o melhor set list de todos os tempos

Sério, esse pode ser o melhor set list até agora. Além das músicas, temos uma produção de palco sem precedentes. Se você tem ingressos para suas datas no Reino Unido em julho e agosto, você está prestes a testemunhar um deleite. Podemos garantir que nenhum fã do Iron Maiden irá se arrepender.

Fonte: Kerrang!

Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

2 comments: