Iron Maiden: Resenha de The Book Of Souls pela RadioMetal.com


Por Romain Henriot
Para RadioMetal.com




Foi uma grande espera - cinco anos - entre o lançamento de dois álbuns do Iron Maiden.Uma pausa que foi preenchida com com turnês mundiais, uma para, The Final Frontier (2010)  e outra para comemorar mais de 25 anos depois, Seventh Son Of A Seventh Son (1988) em um remake da turnê Maiden England.

No final desta longa série de concertos, o sexteto inglês se reuniu para escrever seu décimo sexto álbum e optou pelo já conhecido Guillaume Tell estúdio em Paris, onde também produziram o album Brave New World (2000). 

Intitulado The Book Of Souls, o novo album foi concluído no final de 2014, mas seu lançamento foi adiado para que Bruce Dickinson obtivesse dos médicos um aval a respeito da sua saúde, após enfrentar um tumor cancerigeno na língua. Uma turnê mundial está previsto para o próximo ano.
Ouvimos o novo album e analisamos as músicas. No entanto, se você quiser manter a surpresa intacta até seu lançamento em 4 de setembro, você ainda tem tempo para deixar esta página e não ler o que se segue.

Preliminarmente descobrindo as primeiras notas, é difícil não mencionar a capa do Book Of Souls criado por Mark Williamson sobre a qual situa-se orgulhosamente Eddie, sendo esta inseparável da história do Iron Maiden. Podemos dizer que Eddie tem viajado por lugares e tempos. Aqui sem decoração complicada temos Eddie em um fundo preto simples, embora seja encontrado desta vez vestida sumariamente e exibindo em sua face uma pintura inspirada na cultura Maia.


E, neste caso, o grupo levou o assunto a sério, quanto a abordagem da civilização mesoamericana assegurando os serviços de um especialista no assunto, o pesquisador britânico Simon Martin, para trazer hieróglifo maia tradicionais, este pode ser o conteudo do livro que vai acompanhar a edição especial do álbum e limitado. A atenção ao detalhe que lembra de transposição para o Egito antigo orquestrado pelo grupo no álbum Powerslave (1984). Outro detalhe visual notável realizado no logotipo Iron Maiden, este último retornando para a era clássica do grupo, quando as letras R, N e M  tinha ramificações mais alongadas.

Somado ao fato de que o The Book Of Souls é o álbum mais longo da banda até hoje - 92 minutos - que contém uma música, "Empire Of The Clouds", com mais de 18 minutos, e além disso unicamente composta por Bruce Dickinson, esses detalhes têm alimentado muita discussão e especulações sobre um possível álbum conceitual e de forma mais ampla uma rodada final para o Iron Maiden. 

Em primeiro lugar, apesar de um ambiente visual limpo e liso deve ser anulada a teoria de que este album seja conceitual e isto não se aplica neste caso no que diz respeito à música, e dada a alternância de ritmos e humores. Quanto ao outro, a possibilidade de um álbum de despedida, vamos voltar no final do artigo. Mas conversa trégua, para a música.

Disco 1:

01. If Eternity Should Fail (8:28)

Esta faixa de abertura assinado por Bruce Dickinson mantém o mistério durante uma introdução que se eleva por cerca de um minuto e trinta segundos. Um murmúrio e uma linha de synth ambiente que se vêem embalado pela voz do cantor. Está longe de ser parecido com a longa introdução espacial de  "Satellite 15" (The Final Frontier, 2010), que despertou a impaciência do ouvinte por mais de quatro minutos antes de realmente iniciar a faixa-título.

Então entramos no meio dela os elementos clássicos instintivamente reconhecíveis do grupo, como o baixo de Steve Harris que imprime o ritmo e e arquitetura harmonizada das guitarras. Este primeiro título em quase cavalgada soa como um "Ghost Of Navigator" (Brave New World, 2000), com mais força. No refrão, a levada de Dickinson é inegável. Entonações e fraseado de sua voz pode ser mais aventureiro do que no clássico iron maiden, e pensar de forma espontânea de algumas partes de sua carreira solo (como a canção foi originalmente composta durante as sessões de seu álbum anterior solo talvez explique isso).

Além do título é pontuado no final  uma passagem esotérico surpreendente, obtida com a sobreposição de muitas vozes, dando origem à mente a imagem de um turbilhão de almas que servem como um corredor para os espíritos que seguem rumo ao céu . O som do ar não é uma reminiscência do curta "Toltec 7 Arrival 'inicialmente presente em um dos álbuns solo de Bruce (Accident Of Birth, 1997).

02. Speed Of Light (5:01)

Como um "El Dorado" (The Final Frontier), "Speed ​​Of Light" tem um potencial único, começando com o pé no chão em uma veia rock'n'roll com a proeminência de um guitarra quente. O  principal riff  é efusiva e alegre com um ritmo eficaz porém convencional, que se aproveita de uma produção impecável assinada por Kevin Shirley, e consistente com o período do grupo pós-2000. Neste caso, a música mostra grande imediatismo, provavelmente devido forma como as canções foram concebidas, como explicado por Steve Harris na revista Kerrang, "diretamente registadas quando elas [musicas] ainda estavam frescas" . Os solos de guitarra, por sua vez estão ligadas claro, a oportunidade de ficar marcados como uma grandes inovações deste album XVI.

É obvio que a combinação oferece sequências longas,lúdicas e bacana das três guitarras, mas este jogo no triângulo entre Adrian Smith, Janick Gers e Dave Murray, nesta faixa atinge uma nova alta. Se a música dos créditos do álbum como muitas vezes mostram uma predominância de Steve Harris, Bruce Dickinson e Adrian Smith na composição, as notas fragmentadas de Gers e os grãos mais emocionais de Murray são de fato onipresente ainda quando os três amigos "jamment" juntos. Os músicos, cada um com o seu estilo distinto de compartilhar mais espaço do que antes, embora a guitarra de Smith parece continuar a ser predominante, com fraseado, algo que só ele tem o segredo.

03. The Great Unknown (6:37)

Carregando um título sugestivo esta música primeiro trás um suspense tal qual "Isle Of Avalon" (The Final Frontier) com uma linha de baixo sustentado e contínuo cujo som e reverberações mantem o que soa como uma sensação medieval. O aumento da trama é lento, mas ao contrário de seu antecessor, "The Great Unknown" salta mais rápido no fundo do poço trazendo um Bruce Dickinson dos grandes dias, a emoção que transparece nos versos e um refrão e pegada Pesado mais típico do grupo.

Nicko Mc Brain, em seguida, envia alguns tons que ostentem a sua bateria e introduz uma mudança clara na música, balançando em uma atmosfera dramática cujo peso são uma reminiscência do final mais escuro do álbum A Matter Of Life And Death (2006) . O coro, trás os mesmos ganhos de eficiência já magistrais como na parte anterior. O jogo de guitarras é novamente generoso, as melodias cativantes e solos sempre altivos. Tudo parece muito novo.

04. The Red And The Black (13:33)

Esta música de mais de 13 minutos é uma peça-chave do álbum, e uma das mais épicas. Ela começa com um solo de baixo de Steve Harris, o primeiro desde "Blood On The World’s Hands » (The X Factor, 1995)"  Este solo  captura sua atenção, mas ele não trás o mesmo finesse do que seu antecessor, que usou seu tempo em harmônicos.

 O ritmo do verso é muito próximo, para não dizer inspirado pela eterna"Rime Of The Ancient Mariner '. Impossivel não abrir um sorriso ao ouvir as mesmas cavalgadas.A canção está armada com palavras fortes sobre o destino e sorte nos jogos. Red And Black parece, neste caso, não se referem diretamente ao romance de Stendhal, mas as cores de cartões de jogo ou jogar em uma esteira de roleta do cassino, embora isso também serviu muitas vezes metáfora para descrever as aventuras de Julien Sorel no clássico da literatura.

Dickinson por sua vez preenche o cenário, e sem dúvida trás uma retomada da canção que ao vivo vai galvanizar o público a entoar em uníssono com ele vários "Oh-Ohoo-Ohoohooo" diabolicamente infecciosos.

Os instrumentos de seis cordas ainda abundam, com riffs cativantes e melodias emotivas que são uma reminiscência no coração da "When The Wild Wind Blows" (The Final Frontier). Smith, Murray e Gers levam linhas alternadas, e sempre parecem querer fazer mais e, assim, abrir muitas portas que se quer saber como eles vão fechá-las. O grupo finalmente se estabelece em seus pés, embora um pouco de hesitação pode exibir o tempo de um minuto a três quartos desta construção progressiva.

"The Red And The Black" tem definitivamente tudo para oferecer um desempenho espetacular e épico em concerto ao vivo. Nós não ousariamos especular sobre uma recuperação deste título diante de uma platéia de 80.000 pessoas em plena América Central, o berço histórico da civilização maia. Este clamor tribal que a energia e calor, literal e figurativamente, poderia formar os ingredientes, imagina-se, um concerto ao vivo, talvez, tal qual foi no Rock In Rio (2001).

05. When The River Runs Deep (5:52)

Passado o ponto central de "The Red And The Black", a quinta música nos trás algo mais repousante e que segue o caminho de um passeio em meio tempo. Encaminhado por uma guitarra que surge para modernizar um título como "Sanctuary" (Iron Maiden, 1980) e cuja notas fortes vibram em uma veia grave e "bluesy".As letras foco volta para os temas recorrentes de sorte, aposta, o destino.

Tal como acontece com os títulos anteriores, há uma sucessão de solos, e apenas como muitas influências de diversas eras. Note-se também nesta música teclados muito pronunciados; eles aumentam as voltas e reviravoltas dramáticas onde a peça encontra a sua conclusão.Os teclados geram às vezes uma sensação de algo eletrificado, magnético, evocando o som de um mellotron. No final, Bruce Dickinson canta as notas com as profundezas de suas entranhas. Enquanto um registro dramático poderia ser comparado com a tensão que possui "Paschendale" (Dance Of Death, 2003).

06. The Book Of Souls (10:27)

Tornou-se uma tradição para vários álbuns, incluir uma introdução acústica em volta de uma peça. Como em "The Legacy" (A Matter Of Life And Death) ou "The Talisman" (The Final Frontier) é Janick Gers, que começa o arpejo lânguido em uma guitarra clássica. A subida é lenta novamente, a decoração leva o seu tempo para construir, e em seguida, vem o baixo de Steve Harris, poderoso, batendo um passeio rítmico NWOBHM, assistida pela guitarra que evoca muito sucintamente a de "Words Losfer ' Big Orra "(Powerslave). Difícil dar errado com atenção para as notas de picking.

Começa-se a dizer que Iron Maiden decidiu apenas o que é, e foi, em um único álbum. Durante as fases de solo, várias eras colidem, e sem dúvida os fãs do grupo que se acham ( ou que são) profundos conhecedores irão reconhecer os muitos elementos rítmicos ou melódicos. A proliferação de pontes e solos parece infinito. A canção "The Book Of Souls" e, ao mesmo tempo, este primeiro disco, chega ao final com impressão digital acústica equilibrada de um certo tom esotérico.


Para comprar acesse: 


Disco 2:

01. Death Or Glory (5:13)

Para iniciar esta segunda parte do álbum, a atmosfera muda radicalmente. Um riff quente nos agarra de imediato, então é um novo malabarismo nas influências a que o grupo está envolvido. O bom humor de "Death Or Glory" pode recordar o espírito de "Transylvania" (Iron Maiden álbum, 1980). As notas praticamente falam, de forma rápida e levam a esta  identificação.

Mas, infelizmente o que se segue é um torpor pré-refrões, em ruptura total, esvaziando os versos de seu poder crescente. Dickinson faz o que pode para fazer a coisa divertida mas é o coro que fornece talvez a primeira decepção do álbum. Com um pouco de atenção, parece instrumentalmente cópia do "New Frontier" (Dance Of Death, 2003).

A profundidade musical de "Death Or Glory" é no entanto muito menos impressionante do que seu antecessor famoso por ser a única canção do grupo escrita pelo baterista Nicko McBrain, e a repetição excessiva do título da canção, embora tenhamos os backins vocals sendo destacado Harris e Smith faz um finalmente cansado ou nervoso.

02. Shadows Of The Valley (07:32)

Como em  "The Red And The Black", as sombras do vale, tem enorme potencial cênico. Desde as primeiras notas, parece que todo esse poder  está apenas esperando para  explodir devido a uma "Death Or Glory" sem fôlego. A introdução trás fraseado melódico que lembra uma mistura de "Out Of The Silent Planet" (Brave New World, 2000) e "Wasted Years" (Somewhere In Time, 1986).

Você não escolhe a canção como tendo um novo instrumental que pode levar a banda além. Porém nota-se uma auto influência, que permanece subjugada por essa generosidade no brilho melódico e nas várias discussões acaloradas dos três guitarristas enquanto solam. Nicko McBrain não pode descansar, e destila alguns efeitos de percussão, salpicar de pratoa e pausas interessantes.
 Aqui temos o Iron Maiden nos convidando a fogos de artifício, riff após riff, melodia após melodia.

A última parte gera uma emoção à flor da pele como uma "Blood Brothers", não deixando de causar um pouco de umidade nos olhos. Inegavelmente a sombra do álbum Brave New World pairava sobre esta música.

03. Tears of a Clown (04:59)

"Tears of a Clown" é um potencial segundo single do álbum, por causa de seu comprimento mais "razoável", mas também por estilo mais direto. Talvez até um pouco direto demais, já que parece que mais despojado que "Speed ​​Of Light", por exemplo, através de nenhuma emoção particular.

É difícil colocar marcas neste pedaço linear que decola, se alguma vez, exceto, talvez, uma pausa abrupta e não muito agradável ao ouvido que interrompe o curso da peça: a guitarra agressiva, desembarcou como um cabelo na sopa, não refletem de forma alguma o sulco e a pilha habitual de guitarras, e que perturba com espanto arpejos que não foram convidados. Desta vez, ele se resume a cortar a grama sob o pé usando um aparador de grama.

04. The Man Of Sorrows (6:28)

Esta canção, para quem se perguntou se era uma revisão de "Man Of Sorrows" da carreira solo de Bruce Dickinson, é de fato uma nova balada do Iron Maiden. Bruce trás avanços micro elequentes. A canção exalta os sentidos como fez  "Wasting Love" (Fear Of The Dark, 1992), mas com um verso menos fácil e menos piegas.

A pedra angular formado pela interação de três guitarristas permanece no local, e desta vez reforçada por um teclado, mesmo que sua base parece extremamente pesado. Criada logo após "Tears of a Clown", "The Man Of Sorrows" esconde algumas melodias cativantes, mas, eventualmente, também contaminado com uma forma de apatia.

05. Empire Of The Clouds (18:01)

Bruce Dickinson assina sozinho esta que é a mais longa canção do album e longa na história do Iron Maiden. Paralelamente à sua carreira de cantor, sabemos que Bruce é uma aviador interessado, desde a infância, que ele passou sob a autoridade de um pai militar que passou toda a sua carreira com a Royal Air Force. Continuando a conduzir uma carreira de piloto comercial, seja no comando do Ed Force One - o ar limpo do grupo - em turnê, ou encabeçando seus projetos na área da aviação, Bruce encontra um tema favorito para desenvolver esta musica com acentos dramáticos.

O texto do "Empire Of The Clouds" relata de fato um acidente, o R101 dirigível britânico que caiu em solo francês em 05 de outubro de 1930 em Allonne  e matou 48 de seus passageiros. Menos conhecido do que o desastre de Hindenburg, esta história deve representar muito no espírito do cantor, e, especialmente, uma ressonância geral especial quando se considera que, no momento de escrever o álbum em 2014, vários desastres aéreos envolvendo aeronaves comerciais haviam ocorrido em rápida sucessão. Este 18 minutos de tributo parece empírica. A surpresa é especialmente o tamanho, uma vez que a música começa com uma melodia melancólica de piano.O baixo de Harris vem em segundo trazendo as notas altas. Em seguida, uma linha de violino comovente: a primeira para donzela!

Após dois minutos de introdução, as notas ficam mais impressas. Dickinson trás agressividade e nos sentimos em contato - não, muito pelo sucesso - as teclas do piano e a melodia em oito notas que continua a girar e se torna inebriante. O conjunto quer ainda mais pungente quando se mistura o cantar com a narrativa e melancólia. Cerca de seis minutos; Nicko McBrain levanta rolamentos marciais que aumentam a tensão e vibração que emana do piano sempre. As guitarras vêm em dança também neste desenvolvimento a longo gradual, passo a passo. Há um aumento e um novo pavimento, enquanto as guitarras lembram o coração da épica "Hallowed Be Thy Name" (Number Of The Beast, 1982). Esta parte corresponde à trama - com a visão de palavras - o momento em que o dirigível alça voo e inicia sua viagem, entre Londres e Karachi (Paquistão).

Em seguida, abre uma nova sequência melódica, onde o riff Central trás algo elevado e com punch. Nicko McBrain está ampliando seu conjunto de elementos diferentes, incluindo o ato de martelar algo semelhante a percussão japonesa, pesada e marcial. O synth convida também enquanto guitarras pungentes são uma reminiscência de uma extremidade da ponte melódica de "The Legacy" (A Matter Of Life And Death). A canção é assim várias viagens entre seus riff de piano assombrando as principais partes envolvidas e três guitarras.

De repente, no meio do décimo quinto minuto, o cenário da música ressurge e leva a surpesa com algo pesado. Ele está correndo na forma de uma música de filme de desastre. Nós sentimos os elementos serem desencadeados. Na trama da história é precisamente o momento em que o acidente do R101 ocorre. Em seguida, a peça cai sobre a melodia de piano do primeiro verso nos últimos três minutos. Apesar de inovador a ocultação das partes interessantes, leva esta musica a se extender e ter sua assimilação mais difícil pelos 75 minutos anteriores à escuta. 

Destilando piano e violino, suspeita-se que o intuito era fazer uma música de despedida, mas é certamente errado  isso já que Dickinson que é sempre difícil de cobrir seus rastros.
Lembre-se, foi ele que era originalmente a idéia de incluir a tampa traseira do álbum The Final Frontier, como uma única fotografia de grupo, uma imagem em que os músicos estão no escuro , mãos levantadas, como se para dizer adeus.

CONCLUSÃO:

O comprimento do álbum deixou claro a necessidade do desdobramento do álbum em dois discos, uma separação que convida o ouvinte a concordar da necessidade de um intervalo precisamente quando mudar para a segunda parte. The Book Of Souls reúne todos os elementos dos álbuns pós-2000, com numerosas passagens que trazem o passado do grupo de volta: seja através de um riff, um solo, um coro. No que respeita à atmosfera do álbum, pode-se dizer que ele combina o poder e glamour de um Brave New World, com a abordagem gradual de The Final Frontier e o drama escuro de  A Matter Of Life And Death.

Foi limitado a inspiração do grupo nesse álbum? Não necessariamente, deve, antes, ver neste álbum uma leitura diferente de tudo o que caracteriza a música do Iron Maiden, que acaba por espontânea e refrescante em The Book Of Souls, em suma, a arte de fazer algo novo a partir dos velhos tempos.Desfrutando de grande profundidade musical deste décimo sexto album.

Portanto, destaca-se todos os componentes do grupo com uma maior partilha de espaço entre diferentes músicos. A diversão que eles tem enquanto tocam é perceptível, e raramente você viu o trio das três guitarras tão afilado.

Este álbum é longo. Várias audições atentas não serão demais para identificar e apreciar os sabores. Em 2015, a donzela de ferro ainda brilha; o grupo demonstra como sempre, álbum após álbum, que pode contar com ele.

Se por acaso este álbum vem a ser o ultimo da carreira da banda, que está longe de ser certo, temos o próprio Bruce Dickinson que já admitiu  estar disposto a continuar a fazer álbuns com Iron Maiden.

Com a contribuição de Tiphaine Lombardelli .

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

8 comments:

  1. Será que foi sou eu que notei mas parece que o escritor foi cansando com o passar das faixas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim Maurício? Vc acha que ele se entediou?

      Excluir
    2. É uma coisa que acho que irá acontecer. Como é um álbum duplo não será fácil ouví-lo tudo de uma só vez. Ele começa deslumbrado e quando chega o CD2, já pareceu estar meio entediado, mais sucinto e com mais críticas.

      Excluir
  2. Como esse cara já teve acesso as musicas????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas bandas disponibilizam uma audição para impresa especializada antes do lançamento comercial para divulgação do album.

      Excluir
  3. O ideal , acho eu , é escutar o 1º disco por pelo menos uma semana , somente ele....depois disso dai sim escutar disco 2...porque escutar tudo de uma vez talvez seja maçante mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, cansar é normal! Escutar qualquer disco inteiro de uma só vez pode ser cansativo dependendo do seu momento.

    ResponderExcluir