Historiador Paranaense lança estudo acadêmico sobre capa de Album da banda IRON MAIDEN

Historiador Paranaense desenvolve pesquisa acadêmica ANÁLISE ICONOGRÁFICA E ICONOLÓGICA DO ALBÚM LP THE NUMBER OF THE BEAST DA BANDA INGLESA IRON MAIDEN 1982 que resultou em sua Tese de Conclusão de Curso TCC- 2014, da Graduação Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ,Paraná.

Cristian Machado apontou que um dos grandes desafios da produção historiográfica atual é compreender o ser humano à partir do ambiente na qual está inserido e esta análise poderá ser feita pelo viés dos aspectos culturais, conflitos sociais, contradições econômicas, e pelas formas de consciência social.

O ser humano como agente e sujeito histórico dialoga com seu meio, em continuo processo de elaboração de significados pertinentes a sua existência. Muitos autores, teóricos, contextualizam no devir histórico tais colocações. Observa-se que atividades como: convívio social-família, trabalho, igreja e lazer, sempre estão incutidas nestas discussões teóricas.

Com as produções acadêmicas referentes as imposições e contradições de tais práticas de sociabilidade e com o nascimento do Estado e dos regimes totalitários, produções de imagem e escrita se proliferaram como discursos de legitimação ou contra-posição a um
modelo de sociedade vigente.

Nem sempre a historiografia via com bons olhos determinadas correntes de estudo.
Em 29 de março de 1982, jovens músicos ingleses, lançaram o Albúm Músical, intitulado
“The number of the beast” com a faixa musical principal de mesmo nome.

A presente pesquisa teve por escopo apontar pertinência na leitura iconográfica e
iconológica da Capa mencionada, porém, em caráter de análise inicial. O objetivo da divulgação do autor é incentivar novas pesquisas no campo do saber relacionado ao rock, heavy metal, procurando esclarecer dentro do viés acadêmico a produção de sentidos via letra, música e imagética.


Para os que tenham dúvidas, curiosidades, Cristian esta aberto a responder referente ao desdobramento da pesquisa, pois "durante 4 anos confeccionei a mesma. 


Parte da mesma foi pesquisada pela Universidade de Coimbra-Portugal, cuja pesquisa resultou em uma bolsa-prêmio conforme link http://portal.uepg.br/noticias.php?id=2584

Em Portugal cursou a disciplina, onde discutiu ao que concerne o viés acadêmico o Eddie, surpreendendo a todos, já que foi o primeiro acadêmico a discutir este assunto dentro de uma Universidade Portuguesa." completa Cristian.

Segue em Português comunicação do mesmo:
http://www.congressodorock.com.br/evento/anais/2013/artigos/7/artigo_simposio_5_321_cristianhistoriauepg@hotmail.com.pdf


Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário