[Ponto de vista] A influência do Iron Maiden em outras bandas.


Definição de influência:

s.f. Ação ou efeito de influir.
Ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra(s); influxo: influência do poder sobre o indivíduo.
Capacidade de ocasionar um resultado sobre algo ou alguém: a influência do clima nas colheitas; a influência dos pais na educação dos filhos.
Poder (prestígio ou autoridade) que alguém usufrui numa determinada sociedade ou num outro âmbito qualquer: é um presidente de muita influência.
(Etm. do latim: influentia.ae)

Baseado nessa definição, resolvi fazer uma analise sobre a influência musical exercida pelo Iron Maiden não somente no âmbito comercial, mas também em outros setores. Por exemplo. Podemos começar lembrando que o Maiden foi uma das primeiras bandas que teve um foco forte na ideia de gravar uma demo tape e divulgá-la fortemente entre os fãs, pois ninguém é melhor que eles para espalhar de forma ampla o trabalho de sua banda favorita.

Se partimos para a esfera musical, ai a influência abrange patamares maiores. Integrantes de bandas consagradas como Metallica e Megadeth já disseram que o Maiden foi uma grande influência. Contudo, é importante lembrar a diferença entre influência e cópia. Como foi dito anteriormente, no caso do Metallica, houve uma influência tanto musical quanto de atitudes. Afinal, sabemos que milhões de garotos mundo afora decidiram montar suas bandas depois de ouvir clássicos da Donzela. No outro lado da moeda, temos as bandas que simplesmente pegaram os mesmos acordes e implementaram-nos 100% em suas criações, o que honestamente, não acho muito legal.

Sabemos também do modelo de planejamento adotado pelo Maiden com relação ao futuro. Tudo pensado minunciosamente para nada dar errado, desde a composição dos álbuns até a escolha dos locais onde a banda irá tocar. Todos os detalhes pensados com bastante antecedência. E hoje, vemos esse modelo adotado por grandes bandas consagradas.

E nosso adorado Eddie? O mascote é sem sombras de dúvidas, muitas vezes, até mais conhecido do que a própria banda. Foi uma estratégia que deu tão certo, que bandas como Megadeth e Hammerfall também adotaram a ideia.

Enfim, como podemos ver, o Iron Maiden sempre influenciou e continua até hoje espalhando seu prestígio mundo afora. E não tenho dúvidas que esses britânicos ainda vão exercer seu poder ainda por muito tempo.

Stay Heavy! Up the Irons!

Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo