Bruce Dickinson: " A fama é o excremento da criatividade"

O que quebra o gelo entre Frank Turner e vocalista do Iron Maiden Bruce Dickinson não é a grande tatuagem do mascote morto-vivo do Iron Maiden gravado para sempre na parte de trás da panturrilha de Turner. Também não é a notícia de que Turner ganhou suma rodada do Celebrity Mastermind tendo a Donzela como sua área de especialização. Não é nem mesmo a confissão de Turner que ele fez um desejo, enquanto cortam o bolo em seu aniversário de 12 anos em 1993, que Dickinson iria um dia se juntar a banda que havia deixado naquele ano, e, portanto, sente-se pessoalmente responsável pelo que ocorreu em 1999; volta de Dickinson. Não, o que realmente não é o fato de que ambos os atos produziram sua própria marca de cerveja.

Confira abaixo a entrevista:

FT: Eu queria começar falando sobre o legado e a percepção pública. Vocês são em registros de 60 milhões vendidos no mundo. Por outro lado, Elvis Costello vendeu 12 milhões de álbuns. Eu sou um grande fã de Elvis Costello, mas em termos de percepção pública e, particularmente, a percepção de mídia de artes, algumas pessoas levá-lo mais a sério. Iron Maiden não se importa?

BD: Fundamentalmente, não, nós não. Para usar uma analogia da agricultura, temos o nosso campo e temos que arar-lo e é isso. O que está acontecendo no próximo campo não é de nenhum interesse para nós; só podemos arar um campo de cada vez. Estamos descaradamente coomo uma banda nicho. É certo que o nosso nicho é bastante grande.

FT: Esse é o meu ponto. As pessoas falam sobre a importância cultural, mas de certa forma eu acho que o impacto que o Maiden teve na música tem sido infinitamente mais do que Elvis Costello teve.

BD: A diferença é que, com o maior respeito a Elvis Costello, a maneira como as pessoas pensam sobre ele não é exatamente o mesmo que eles se sentem sobre Maiden. Se você é um torcedor fanático de um time de futebol e você acredita apaixonadamente que a equipe, o fato de que eles têm um par de temporadas fora não fará você deixar de apoiá-los. Eles podem jogar terrivelmente enquanto eles estão se esforçando, e você vai perdoá-los. Se eles fazem isso várias vezes ao longo de um período de anos e, em seguida, contratam um treinador que faz todo mundo usar batom rosa e um tutu estranho, então você pode considerar a sua lealdade.



FT: Eu quero ver mais representação do Maiden no South Bank Show.

BD: Sim, mas eu, pessoalmente, sinto um pouco como um rato de laboratório em uma gaiola em que alguém vem e diz [adota voz boffin]: "Oh, aqui está um exemplar, aqui está um cara de heavy metal que tem um cérebro, vamos ter um olhá-lo de perto ... Vamos descobrir por que ele gosta dessas coisas heavy metal. Vendo como ele tem um cérebro que ele deve estar gostando de Elvis Costello! " Os meios de transmissão de TV não deixam de se familiarizar com o porquê de os fãs da música se identificam com a música. Por que milhões de pessoas vão ver o Senhor dos Anéis e não necessariamente irão e assistir Gwyneth num filme qualquer? Resposta: porque eles estão se fodendo pra isso! Porque contar uma grande história, porque ela (historia) é emocionante, eles têm alguns personagens.

FT: Sim, mas há uma espécie de entroncamento cultural esnobe acontecendo. Metal, por algumas pessoas, é considerada uma forma de arte menor, mas eu sinto que a única maneira na qual você pode julgar o impacto cultural é pelo número de pessoas que estão nele.

BD: O mais próximo que o "estabelecimento da arte" trata nunca chegou a abraçar metal. A razão pela qual eles abraçaram o punk era porque era lixo e a razão eles de abraçarem lixo era porque eles poderiam controlá-lo. Eles poderiam dizer: ". Ah, sim, estamos com o punk assim podemos zombar todo. Nós não podemos utilizar os nossos instrumentos de merda, mas isso significa que podemos fazer que essa coisa toda é um enorme arte da performance." Metade das crianças que estavam em bandas punks estavam rindo do estabelecimento da arte. ". Mas o que eles realmente adoraria fazer é estar em uma banda de heavy metal cercado por estrelas pornôs. "

FT: Uma das coisas que eu gosto sobre a donzela é que é música despretensiosa, enérgica e agressiva para as pessoas que não dão a mínima para modas e tendências prevalecentes.

BD: Toda essa merda nao existia, nos anos 60 e 70. Havia música e foi isso. Não era nenhum crime contra Deus ter um albúm do ZZ Top ao lado de um álbum do Motörhead ao lado de um album do Simon & Garfunkel ao lado de qualquer outra coisa. Ninguém dizia: "Isso é muito estranho." Então, como revistas e estações de rádio proliferaram e passaram a competir, então eles começaram a segmentar seu público para vender a si mesmos. Ao fazer isso, é claro, as bandas começaram a imitar a vida de mídia. As bandas começaram a elaborar a sua música, pensando: "Eu vou fazer isso, porque esse é o tipo de coisa que a Radio 1 vai tocar, eu vou fazer isso, porque esse é o tipo de coisa que o jornalista gosta." E é só merda.

FT: A Donzela ainda tem uma "lista"?

BD: Eu não posso ser incomodado para ter esses grandes momentos de auto-congratulação. As pessoas dizem: "O que é como estar no palco na frente de quarto de milhão de pessoas?" Eu digo: "Eu realmente não posso te dizer, porque na verdade eu sou muito ocupado." Você não tem tempo para ficar lá e ir: "Deixe-me parar de pensar a música, parar de executar e deixe-me olhar para todas essas pessoas olhando para mim ... bem, muito obrigado" Eu vejo esses babacas no palco em lugares como a merda do Glastonbury vagando como se tivessem um espelho anexado a si mesmos, rangendo para as malditas câmeras e sem prestar atenção alguma para aquele garoto na primeira fila.

FT: Quem trabalha um emprego de salário mínimo para conseguir um mísero ingresso...

BD: Não em Glastonbury ele não estaria, ele está vivendo em sua tenda com ar-condicionado e, provavelmente, a trabalhar para a BBC. Mas olhá-los nos olhos de merda, sabe? Devemos ser auto-obcecado; na verdade estamos flando de um público obcecado. Isso é o que faz a diferença entre Maiden e tudo mais. Eu não estou interessado em ser famoso. A fama é o excremento de criatividade, é a merda que sai, que é um subproduto do mesmo. As pessoas pensam que ele é o excremento que você deve comer. Não é. É a criatividade e o público que importam é estar lá no momento.

FT: Eu nunca entendi a coisa de super ego inchado-rock'n'roll simplesmente porque, para mim, o negócio de ser artista e estar no palco a cada dia o que é uma oportunidade para fazer uma propaganda de si mesmo, deliberadamente ou não . Certa vez um artista deu uma pancada no saco na frente de 10.000 pessoas na Itália tentando balançar o microfone ao redor.

BD: Aos 17 ou 18, carregado com testosterona, você não tem muito sentido de ser capaz de tirar sarro de si mesmo. Assim, se algo der errado no palco é como: "Equipamento QUE ODIO QUE RAIVA!!" E você rapidamente descobre que esses grandes pedaços de madeira inanimados podem sim morder de volta se você bater com força suficiente. No Rock in Rio, a primeira vez que tocamos em 84, eu estava tocando com essa guitarra agradável e os monitores/retornor não me agradaram. Foi somente 500 mil pessoas no maior show de rock do mundo, nós tivemos três dias de loucura lá embaixo, tal qual a Beatlemania, e corremos no palco e eu estou pensando: "Puta que pariu, isso soa como merda" Eu corro até a mesa do monitor e eu estou gritando com o cara: "Seus monitores são uma merda, sua puta!" e eu quebrou a guitarra ao meio por cima da sua mesa monitor para fazer o ponto, o que realmente não resolve nada. Primeiro de tudo que eu tinha destruído um boa guitarra, e os monitores ainda eram uma merda. Então eu volto no palco na frente de 500.000 pessoas e chuto os monitores da frente do palco, então agora não há monitores. Pior do que ruins monitores é o fato de que não há monitores. Nós fizemos o show, aparentemente, era um clássico. Quando você tem 18, 21, 22, mas em algum momento você vai: "Isso tudo é um pouco auto-importante, não é É tudo sobre mim?"

FT: A sua voz mudou com a idade?

BD: Sim, o tom muda porque o seu corpo de alguma forma sofre mudanças. Conforme você envelhece a sua voz realmente fica mais pesada,  fica mais encorpada. [Mas com Donzela] há apenas um cantor, não há ninguém escondido atrás dos amplificadores, ao contrário de alguns outros caras que não se menciona. E nós ainda não temos um teleprompter. Yay! Eu nunca percebi que as pessoas estavam usando Autotunes. Que porra é essa? As pessoas pagam um bom dinheiro e você não consegue se lembrar das palavras. O lance que eu já vi foi [Judas Priest de] violar a lei. É usando a porra do Autocue. " breaking the law, breaking the law breaking the law / breaking the law breaking the law" É ridículo.

Fonte: TheGuardian.com

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil