Minuto HM: Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain em 03.03.2008: Triste decepção…

Por Abilio Abreu para o Minuto HM
.

Direto do túnel do tempo, esta é a troca de mensagens com o pessoal na época dos e-mails do período pré-blog, quando tive a enorme decepção de ser ignorado e/ou destratado pelo Adrian Smith…

Os textos já dizem tudo, nem preciso adicionar nada…

“—–Original Message—–
From: Abilio Abreu
Sent: terça-feira, 4 de Março de 2008 11:21
To: degarmo; Machado, Claudio Marcos Villanova; arturcirio; rolf.neubarth; archangel05; mleoncin; eduardo.rolim; wagner.magalhaes; luizfernandoaugusto; alexandreteixeirapontes; marcosdmustaine; flavioteixeirapontes
Subject: IRON EM CURITIBA – Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain: Triste decepção…

Pois é, amigos, pra variar, uma longa história de seu prolixo companheiro do metal…

Eu sempre fui um cara que desaprova o fanatismo ao extremo, o endeusamento de pessoas só porque são artistas ou atletas ou algo assim, mas ontem a noite (03.03.2008) passei por uma situação que só posso classificar como constrangedora, triste e decepcionante…

Estava eu em um restaurante muito conceituado de Curitiba (Edvino), não porque sou rico, mas porque meu pai é um cara que trabalhou honestamente a vida toda e hoje tem um certo nível e quis comemorar seu aniversário com seus filhos e netos em um restaurante legal.

Conversa vai, conversa vem, lá pelas tantas, avisto em uma mesa um antigo colega de facudade, que há quase 15 anos não encontrava, desvio meu olhar um pouco à direita e, como num sonho, vejo duas faces familiares: Adrian Smith e Nicko McBrain, acompanhados de um careca com cara de brasileiro (devia ser o interprete); aí penso: “C*, o Iron vai tocar aqui amanhã!” (Nem posso ir no show, tenho que viajar hoje a noite a trabalho e passei minha entrada pra um amigo…)

Ao fim do meu jantar, me dirijo a mesa de meu antigo colega e começo a conversar sobre o passado, etc. e o cara me diz: “poxa, Abilio, você sempre tocava as músicas destes caras em teus shows, chega lá, fala com eles…” Ai eu disse: “nem, deixa os caras em paz…”, daí ele pondera:
“quando você vai ter esta oportunidade de novo? o ambiente é calmo, classe A, você tá bem vestido, já é quase um senhor, bem apresentável, claro que eles vão te receber na boa…”

Bem, só pra vocês saberem, o Adrian Smith pra mim é uma das maiores inspirações em minha vida musical, eu sempre ‘tirava’ as guitarras dele, prefiro o estilo dele 1000 vezes mais do que os de Murray e Gers.

Aí, vendo que os caras já haviam terminado de jantar e estavam apenas tomando uma água, vai o imbecil aqui na mesa deles… BIG MISTAKE! Me dirijo a eles polidamente, quase como um lord inglês, falando baixo, medindo palavras para chegar com o maior respeito possível: “Sr. McBrain, Sr. Smith, desculpe interrompê-los, posso ter um segundo de sua atenção?” e idiotamente estendo minha mão direita para cumprimentar o Adrian Smith… C*%#§*!!!

Neste instante, ele nem vira a cabeça, só mexe o olho parcialmente em minha direção e balbucia algo como:“Não estou interessado no que você possa ter a me dizer…” e fico eu como um palhaço com a mão direita estendida a ele por uns 3 intermináveis segundos, tudo entra em câmera lenta, sem acreditar naquilo… Nesse momento minha cara deve ter virado uma enorme bunda, o Adrian já me ignorando completamente vira para os outros, daí olhei para o Nicko que aparentemente percebeu que eu estava muito decepcionado e envergonhado com minha ridícula troca de palavras com seu colega de banda e, muito educadamente, me disse, olhando bem nos meus olhos: “Desculpe, senhor, estamos ainda conversando um assunto pessoal, mas em alguns momentos iremos sentar em uma mesa com os fãs, você gostaria de esperar?”

Nesse mesmo instante, vem um gorila e mete a mão em meu peito, me afastando da mesa num chega-pra-lá tradicional de leão-de-chácara de bailão gaúcho e me diz: “P*, cara, não vê que os caras estão comendo e não querem falar com você? Não enche o saco deles!” Aí eu muito calmamente, porém, bem firme, digo ao segurança: “Não ponha a mão em mim, não sou um menino pra você chegar me empurrando, me respeite!”olho apenas para o Nicko, pois para mim nessa altura não quero mais olhar na cara do Adrian, que virou para mim apenas um fantasma, e digo: “Desculpe, senhor, minha última intenção era incomodar vocês, eu estava aqui com minha família e já estou indo embora…”, me viro e vou embora daquela situação ridícula…

Nisso, eu começo a me dirigir a porta e sou interceptado por um cara brasileiro: “Amigo, desculpe, mas você é um GRANDE fã deles, né?” eu digo: “Não exagere, pois fanatismo não é minha praia, eu apenas queria dizer algumas palavras para o Adrian, que sempre foi um músico que eu admirei, até o dia de hoje…”, o cara fala: “Pois é, desculpe, eu estou organizando o show aqui em Curitiba, se você quiser, eu arranjo uma mesa e pago uma bebida para você, você não quer jantar?” e eu: “Imagine, eu não vim aqui pra ver eles, estava aqui no restaurante com minha família, já jantei e estou indo embora, preciso trabalhar amanhã cedo, tenho mais o que fazer da minha vida…”, o cara: “Bem, você entende… A vida destes caras é um inferno, se eles falarem com todos, fica impossível…” e eu finalizo: “É, imagino, a vida deles deve até ser meio triste, neste filtro tão rigoroso eles deixam de conhecer pessoas boas…” e o cara arremata: “É, são realmente os maus fãs que deixaram os caras cansados do público em geral…”

Quando saio, tem uma multidão de fãs e papparazzis se amontoando na frente do restaurante, um cara com uma camisa do “7th son of a 7th son” me pergunta, suado de desespero: “Você viu eles, falou com eles?!?!?” Eu só digo: “Tentei, mas não quiseram, nem deixaram eu falar com eles…”, o cara me olha com uma cara triste, emite um fraco “Ah!”, e ambos seguimos nosso caminho: eu, o de casa, triste e decepcionado; ele, quem sabe ficou ali, sabe-se até que horas, na esperança de ver seus grandes ídolos…”

Moral da história:
Adrian: babaca;
Nicko: na boa;
Ser famoso: uma m*;
Não ser famoso: pior ainda…

Valeu galera!

Um abraço,

Abilio”

Aí a galera da “Insane List” me respondeu:

“—–Original Message—–
From: Machado, Claudio Marcos Villanova
Sent: terça-feira, 4 de março de 2008 11:49
To: Abilio Abreu; degarmo; arturcirio; Neubarth, Rolf ; archangel05; mleoncini; Rolim, Eduardo ; Magalhaes, Wagner ; luizfernandoaugusto; alexandreteixeirapontes; marcosdmustaine; flavioteixeirapontes
Subject: RE: IRON EM CURITIBA – Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain: Triste decepção…

Que m* Abílio!!!

Realmente deve ser decepcionante! Fama e educação são coisas distintas. O mundo destes caras é outro, não podem ir onde querem quando querem. Mas nem por isso tem o direito de tratar qualquer pessoa desta forma.

Se quiseram ser famosos deveriam saber que suas vidas seriam públicas e graças apenas aos fãs eles são o que são.

E tem mais… Eu nem me interessei em ir a este show. Acho que já estou velho e acomodado para disputar 30 cm2 com um monte de adolescentes. Talvez se eles tocassem no Crossroads eu pensaria em ir.

Mas imagino a decepção…

Que m*!

Grande abraço,

Claudio”

“—–Original Message—–
From: Neubarth, Rolf
Sent: terça-feira, 4 de março de 2008 15:02
To: Machado, Claudio Marcos Villanova; Abilio Abreu; degarmo; arturcirio; archangel05; mleoncini; Rolim, Eduardo ; Magalhaes, Wagner; luizfernandoaugusto; alexandreteixeirapontes; marcosdmustaine; flavioteixeirapontes
Subject: RE: IRON EM CURITIBA – Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain: Triste decepção…

Amigos, já dizia Marcos Mustaine com sua sabedoria de gigante da colina……..Marcos dizia:” cara eu sou fã do mustaine, mas não quero conhecê-lo pessoalmente por que nesse dia ele pode estar de ovo virado e toda uma admiração que tenho pelo cara pode ir pelo ralo em questão de segundos” …..mas abílio, comento isso apenas para mostrar que isso pelo qual vc passou, infelizmente, é mais comum do que se imagina. Você descreveu claramente que iria evitar esse tipo de coisa, mas qualquer, qualquer um que estivesse em seu lyugar faria o mesmo …vc ainda teve um p* bom senso de ter uma postura polida ……bicho, a decepcção é inevitável, mas esqueça isso …………..sua descrição foi perfeita sobre o decorrido ….

Rolf Henrique Neubarth”

“—–Original Message—–
From: Rolim, Eduardo
Sent: terça-feira, 4 de março de 2008 15:39
To: Neubarth, Rolf ; ‘Machado, Claudio Marcos Villanova’;‘Abilio Abreu’; ‘degarmo’; ‘arturcirio’;‘archangel05′; ‘mleoncini; Magalhaes, Wagner; ‘luizfernandoaugusto;‘alexandreteixeirapontes; ‘marcosdmustaine;flavioteixeirapontes
Subject: RE: IRON EM CURITIBA – Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain: Triste decepção…
Importance: High

É raro ver o Nicko “not in the good mood” (menos qnd ele resolve atropelar segurança de Jaguar )

O Adrian anda com cara de poucos amigos, e não é de hoje…

Aconteceria mesmo com qq um, e pode crer uma coisa: pela sua descrição, vc fez o approach perfeito, talvez se fosse EU no seu lugar, me descontrolaria!

Pensando friamente, mandaria um bilhete para a mesa deles do tipo “Hey, after you have dinner, could you please share a second just to take a nice picture with a big fan of yours?” … Isso sou eu pensando … Sem pensar, eu ia chegar lá e falar : “F* YEAH MAN, WOW, WOW” e tudo mais…

Eduardo”

“Neubarth, Rolf escreveu:
mesmo eu dizendo pro Dio ….”hey Mr. Dio you are a God! could please take a picture?” …… fui solenemente ignorado…….agora, já o Luciano Heavy Duty tira onda…….conversou com praticamente todos os medalhões do Metal …inclusive o Dio reconhecia ele quando vinha aqui no Brasil …..

Rolf Henrique Neubarth”

“Date: Tue, 4 Mar 2008 16:14:50 -0300
From: abilio.abreu
To: rolf.neubarth
CC: eduardo.rolim; Claudio.Machado; degarmo; arturcirio; archangel05; mleoncini; wagner.magalhaes; luizfernandoaugusto; alexandreteixeirapontes; marcosdmustaine; flavioteixeirapontes
Subject: Re: IRON EM CURITIBA – Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain: Triste decepção…

Galera, valeu o suporte e os excelente comentários!

Pelo menos tenho uma história do Iron pra contar, nem que seja ruim… hehe

Mas o pior é que o produtor, ao invés de ter me oferecido um drink, um jantar e uma conversa numa mesa lotada de tietes naquela noite, podia ter me dado um passe VIP para assistir o show dos caras, backstage, etc… Aí eu me sentiria recompensado, e talvez até perdoasse o Adrian… hehe

A única coisa que eu queria era uma fotinho pra tirar uma onda com a galera do Minuto HM, me dei mal!!!

Numa outra história, uma vez que o Steve Vai esteve em Curitiba no finado Aeroanta, lá por 95/96, o cara foi gente fina pra c*, fomos lá a tarde, assistimos o sound-check, ele tirou uma, cumprimentou, deu umas moídas exclusivas, deixou a gente pegar nas guitas dele, o cara foi nota 10!

E por fim, teve o Fish, já saído do Marillion, na mesma época de ouro aonde vários shows vieram para o Aeroanta; o cara depois do show desceu na platéia, chegou na nossa turma, conversou sobre futebol, música brasileira, contou da sua crise no Marillion, deu cerveja pra todo mundo e quase acabou na casa do baixista da minha banda no final da night; só que rolou umas vagabas e os caras levaram elas pro hotel pra detonar…

O Satriani também esteve por aqui nos anos 90, só que eu não estava em Curitiba, mas meus amigos falaram que é grossão e metido, não sei não…

Se mais alguém tiver suas histórias (trágicas, cômicas ou heróicsa) pra contar sobre essas “celebridades”, dividam com a galera!

Um abraço,

Abilio”
“From: Alexandre Teixeira Pontes
Sent: Wednesday, March 05, 2008 8:19 PM
To: Abilio Abreu ; Neubarth, Rolf
Cc: Rolim, Eduardo ; Machado, Claudio Marcos Villanova ; degarmo ; arturcirio; archangel05; mleoncini; Magalhaes, Wagner ; luizfernandoaugusto ; marcosdmustaine ; flavioteixeirapontes
Subject: RE: IRON EM CURITIBA – Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain: Triste decepção…

A saga da falta de educação dos caras seguiu em Curitiba, conforme texto abaixo, publicado no site whiplash , mas houve alguns momentos de trégua…

“Os bastidores do Iron Maiden em um hotel curitibano

Por André Molina | Publicado em 05/03/08

Às 13h30 no hotel Four Points Sheraton do dia 03 de março, em Curitiba, tudo indicava que seria fácil manter contato ou até mesmo conseguir uma breve entrevista com algum dos integrantes da banda inglesa Iron Maiden. A atmosfera estava calma. No ambiente apenas alguns fãs esperavam a banda em frente ao local e na portaria. Não se imaginava que a informação vazaria tão rápido para o Orkut.

Em menos de uma hora, o cenário mudaria completamente. Com a chegada do ED FORCE ONE (avião particular do Iron Maiden) no aeroporto Affonso Pena, às 13h22, boa parte dos admiradores da banda se dirigiu até o Sheraton. Acredita-se que aproximadamente 400 pessoas esperavam a aterrissagem da aeronave.

Uma enorme fila se formou durante o dia na Avenida Sete de Setembro e muitos fãs se hospedaram somente para acompanhar a banda. Um casal chegou a se hospedar por R$600 mais a taxa de serviço. Os admiradores julgaram ser mais fácil encontrar a banda um dia antes da realização do show na Pedreira Paulo Leminski.

Além do reforço da segurança, a organização ainda providenciou uma viatura da Polícia Militar para permanecer estacionada em frente ao hotel.

A banda chegou ao local às 14h00. O primeiro a entrar foi o guitarrista Dave Murray, que foi abordado por um fã pedindo autógrafo e fotos. Sorrindo, o músico respondeu: “mais tarde”.

Em seguida, os músicos Nicko Mc Brain, Adrian Smith, Steve Harris e Janick Gers chegaram para fazer o check in. Calorosos, os fãs abordaram Gers e Mc Brain, que se irritaram. Enquanto os fãs apontavam as máquinas fotográficas, eles despistavam e fugiam. Gers chegou a posar para foto ao lado de um fã e, no momento em que a porta do elevador abriu, ele aproveitou para escapar das lentes.

O último a chegar foi Bruce Dickinson, que ainda estava vestido como comandante. O vocalista acenou para os fãs e subiu para, logo em seguida, ir até a academia para caminhar na “esteira”.

O primeiro a descer foi o baterista Nicko Mc Brain. Bem à vontade, com seu par de chinelos “Havaianas”, o músico se dirigiu ao restaurante para saborear uma batata recheada.

Com o entra e saí dos membros do Iron Maiden na academia e no restaurante, a abordagem de fãs aumentou, o que só irritou os britânicos. Um funcionário do hotel chegou a advertir os hóspedes que queriam conversar com Nicko. “A banda não quer dar autógrafos e tirar fotos. Eles estão ameaçando deixar o hotel”, disse.

Os seguranças chegaram a fazer uma reunião com a assessoria do Iron Maiden. No encontro, foi comentado que o baixista Steve Harris gostaria de um ambiente mais calmo para sua filha Lauren.

O clima ficou tenso. Até os integrantes da Polícia Militar, que cuidavam da multidão em frente ao Sheraton, tiravam fotos com suas máquinas digitais. O assédio excessivo irritou o Maiden e o descaso da banda excitou ainda mais os hóspedes fãs.

Em seguida, houve um distanciamento entre fãs e banda. Só a filha do baixista Steve Harris, Lauren Harris, foi mais acessível. Enquanto o guitarrista Adrian Smith foi jogar squash, ela se dirigiu até a fila em frente ao hotel para conversar com os fãs. Já seu pai e o guitarrista Dave Murray não saíram do quarto até o dia do show.

No bar do hotel os fãs não perdiam o espírito esportivo. Um admirador carioca que já tinha assistido o show de São Paulo e esperava o de Curitiba pediu para o músico da casa para tocar uma canção no violão. A sessão de bossa nova e pop rock deu uma trégua. O fã carioca tocou a base de “Flight of Icarus”, enquanto quem estava nas mesas cantava e bebia.

Um dos momentos mais constrangedores entre fã e banda foi com Bruce Dickinson. Ao ser abordado enquanto estava jantando e bebendo uma “Kaiser Summer” com sua esposa, o vocalista se irritou e disse: “Não vou assinar coisa nenhuma”. Quem estava ao lado da mesa percebeu que a esposa de Dickinson não gosta do assédio dos fãs. Muitos admiradores da “donzela” demonstraram indignação em relação à inesperada reação de Bruce Dickinson.

Após o episódio de Bruce, outro agito ocorreu na portaria do hotel. O motivo foi a saída de Adrian Smith e de Nicko Mc Brain. Ao mesmo tempo, Janick também deixou o hotel para promover uma festa particular no bar Sheridans, localizado na Avenida Batel.

No retorno ao hotel, Adrian e Nicko cansaram da relação fria que se estabelecia no ambiente e, motivados por algumas cervejas, saíram do hotel para atender a multidão. Já era quase meia noite quando muitos fãs emocionados conseguiram alguns autógrafos. Nessa hora foi fácil perceber que o Iron Maiden não é só uma banda de heavy metal. É uma religião.

No dia seguinte a banda estava mais receptiva. Poucas horas antes do show, precisamente às 17h00, Steve Harris e Dave Murray desceram dos quartos para atender alguns fãs, que faziam plantão no hotel desde a hora da chegada da banda.

O último membro do Iron Maiden a retornar ao hotel na véspera do show foi o guitarrista Jenick Gers. O músico chegou às 02h00 após promover uma festa particular no pub irlandês Sheridans. Regado a chopp ‘Heineken”, bolo de morango com nata e doces, o guitarrista recebeu fãs “selecionadas”, roadies e jornalistas. A festa tinha um propósito. Era aniversário de um roadie da “donzela”.

Jenick Gers demonstrou ser apreciador de uma boa cerveja. O guitarrista pagou uma consumação de R$ 60, fora o valor da entrada.”

É Abílio, pelo jeito cada hora o humor dos caras muda….Quando Adrian e Nickon voltaram provavelmente do tal restaurante , acabaram sendo receptivos…Vai entender…..

Saudações

Alexandre”
“From: Flavio Pontes
Sent: Wednesday, March 05, 2008 12:17 AM
To: Alexandre Teixeira Pontes ; Neubarth, Rolf ; Abilio Abreu ; wagner.magalhaes; alequizao ; rolf.neubarth ; flavioteixeirapontes ; sanctus_mori; andradeimperador; andrebassmortos ; eduardo.rolimCc: Rolim, Eduardo ; Machado, Claudio Marcos Villanova ; degarmo ; arturcirio ; archangel05 ; mleoncini ; Magalhaes, Wagner ; luizfernandoaugusto ; marcosdmustaine
Subject: RE: IRON EM CURITIBA – Encontro ao acaso com Adrian Smith e Nicko McBrain: Triste decepção...

Abílio, que m* – se tivesse acontecido isso comigo – tb não sei se teria a sua paciência

Eu, apesar de já ter falado com os caras, tb não sou fã da tietagem,mas já vi muito fã babaca levando um monte de m* para autógrafo, etc… e tal.

Comigo o lance q. aconteceu com os dois foi bem diferente, onde (como o Degarmo disse) – o Adrian foi talvez o mais tranquilo – inclusive comentando a foto das minhas sobrinhas.

O Mcbrain, foi o oposto, onde ele falava m* direto, inclusive com brincadeiras sem graça, passando a mão nas meninas (acompanhadas ou não).

Pode ter sido um dia infeliz com o Adrian ou talvez a fase mal humorada, como o Rolim disse.

Mas num geral, concordo com o Mustaine – e talvez o melhor seja nem falar com os caras se não temos aquela paciência ou suportar qq coisa, se formos tietes alucinados.

Num geral nos meus encontros com os caras resumo:

Harris – na boa, mas não tinha aquela paciência
Gers – na boa
Adrian – na boa
Bruce – acessivel , principalmente para as mulheres – meio estrela….
Murray – tava bebado e nem deu trela…
Mcbrain – alucinado geral – meio sem noção….Seja como for, boa sorte em outra ocasião – se houver….

Flavio”

É isso aí galera, o túnel do tempo não mente, somente desmente!

keep bloggin’

Abilio



[PODCAST] - IMBCast #39 - Noticias da semana e Promoção Biografia Bruce Dickinson

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil