IRON MAIDEN: Fear Of The Dark de 1978?

Por Lira do IMBPub

Não é novidade pra ninguém que o Iron Maiden lançou o álbum Fear Of The Dark em 1992 e de lá a faixa-título tornou-se um clássico que não sairia mais do set list da banda.

Mas assim como aquela história do LP de uma antiga Iron Maiden, de 1968, "descoberta" nos anos 90, que quase nada se assemelhava a uma banda de heavy metal, houve também um LP chamado Fear of the Dark, lançado em 1978. Ele também não tem uma relação direta com o Maiden, mas existem fatos curiosos sobre o LP e a banda...

Gordon Giltrap é um famoso músico inglês que toca desde os anos 60 e possui diversos álbuns, trabalhou com artistas famosos (o último foi Rick Wakeman), e mais para o final dos anos 70 resolveu que a Gondon Giltrap Band seria puxada para o rock. Em 78 ele lança o LP e o single de Fear of the Dark.

Poderia ser apenas mais um título, não fosse o fato da fonte do álbum da Gordon Giltrap Band ser a mesma do Iron Maiden:



Mas esse não é o 1o. álbum deles a usar essa fonte. Assim como o filme The Man Who Fell To Earth, em 1976 a GGB também já usava essa fonte. Vide o álbum Visionary:



De onde na verdade teria surgido essa fonte...?

Saindo de Fear of the Dark e pulando para o álbum Visionary, de 1976, encontramos uma segunda referência, agora com Bruce Dickinson. O álbum fora inspirado em uma obra do poeta William Blake e, acreditem, tem uma música lá chamada "Jerusalem" e outra "Revelation".

http://giltrap.co.uk/index.php?page=cds&category=02--CDs&display=644#offset38

Descendo mais ainda na discografia de Gondon Giltrap e nas curiosidades relacionadas ao Maiden, em 1972 Nicko McBrain teria sido músico de sessões de estúdio, e as gravações saíram no álbum Giltrap (1973) - raro e vendido apenas em LP!

Pensam que acabou por aí? O guitarrista Gordon Giltrap é um grande fã da banda e recentemente foi a um show deles visitá-los no backstage. Abaixo uma foto desse encontro:

Sobre Iron Maiden Brasil Noticias

Iron Maiden Brasil Noticias

0 comments:

Postar um comentário