No site : https://www.ironmaidenitalia.com/post/speculazioni-la-scaletta-che-secondo-noi-gli-iron-maiden-suoneranno-nel-run-for-your-lives-world
O Iron Maiden anunciou as datas da turnê mundial Run For Your Lives , que os levará a se apresentar em estádios por toda a Europa (a data italiana será no Stadio Euganeo, em Pádua , em 13 de julho ). A banda tocará apenas músicas de seus nove primeiros álbuns, de Iron Maiden a Fear of the Dark .
Já fizemos um especial em que falamos sobre as pistas e referências do cartaz e agora queremos entrar na brincadeira de adivinhação que está tomando conta da web.
Gostaríamos de ressaltar que este não é o setlist que gostaríamos de ver, mas sim o que consideramos mais provável com base em vários fatores. Este não será necessariamente o setlist que ouviremos na turnê, é apenas uma ideia nossa.
Vamos começar dizendo que a banda decidiu tocar 15 músicas desde 2022. É preciso dizer que muitas das músicas do Maiden tocadas nos últimos anos têm bem mais de 10 minutos de duração, então não é impossível que com um setlist baseado no período inicial do grupo haja mais músicas, com duração menor. Além disso, a chegada de Simon Dawson como novo baterista pode aumentar a formação, já que ele não tem os problemas de saúde que Nicko teve. Ainda vamos focar em 15 músicas, só por segurança. Também forneceremos alternativas para momentos em que estivermos mais incertos sobre se uma peça está presente ou não.
1. BE QUICK OR BE DEAD / MURDERS IN THE RUE MORGUE
Qualquer um que conheça e tenha visto o Iron Maiden ao vivo sabe muito bem o quão importante é a abertura do show. Entre fogos de artifício gigantes e pirotecnia, este é um dos destaques do show, então temos certeza de que qualquer música escolhida terá um cenário apropriado.
Como primeira escolha, escolhemos Be Quick or Be Dead , a faixa de abertura de Fear of the Dark . É o único ato de abertura de uma turnê com Bruce que não foi realizado desde o início das turnês históricas (junto com Tailgunner ). O catálogo que será desempolvado chega logo após Fear of the Dark, então qual melhor ocasião para começar com essa faixa?
Se Be Quick or Be Dead não fosse cogitado, haveria espaço para uma abertura com Murders in the Rue Morgue , com a qual a banda já abria os shows em 2005. Como, segundo diversas declarações dos integrantes, essa turnê contará com diversas músicas do início da carreira da banda, não se pode descartar que o Maiden abra novamente com essa música.
PS: Muitos argumentam que Tailgunner , já mencionado acima, é uma escolha obrigatória, já que a primeira parte da letra diz " Trace your way back 50 years ", o que soaria bem, já que esta é uma espécie de turnê pelo 50º aniversário do Maiden. Fora isso, Tailgunner provavelmente continua sendo a faixa de abertura menos conhecida e apreciada pelos fãs da banda, então parece muito difícil para nós que eles decidam começar com essa.
2. 2 MINUTES TO MIDNIGHT
Ausentes desde 2019 e com uma referência no pôster da turnê, consideramos o retorno do 2 Minutes como garantido. Adrian até tirou seu Jackson com a serigrafia da capa do single Days of Future Past nos últimos shows!
3. THE TROOPER
Agora isso nos acompanhará em todas as turnês, assim como Fear of the Dark.
4. INFINITE DREAMS / AFRAID TO SHOOT STRANGERS / WASTING LOVE
Vamos entrar em um território um pouco mais arriscado. A única razão pela qual incluímos Infinite Dreams é porque Eddie, na arte da turnê, está vestido exatamente como na capa do single da música (que também é a capa do Maiden England original). Contudo, não haveria maiores problemas que impedissem sua execução, pelo contrário. Sabemos, no entanto, que em 2012 ele foi testado para a Maiden England Tour e depois descartado durante os ensaios. Quem sabe a banda tenta novamente no ano que vem.
Se não estiver lá, Afraid to Shoot Strangers está pronto para substituí-lo (o que também aconteceu em 2012, aliás). Uma música muito fácil para Nicko que definitivamente será levada em consideração.
Se Infinite Dreams não estiver incluído e o Iron Maiden quiser ousar mais, eles sempre podem experimentar Wasting Love , uma das baladas mais famosas do grupo, lançada apenas em 1992 e 1993.
5. SUN AND STEEL
Há rumores de que essa música seria tocada na turnê Senjutsu (e, dado o tema, teria sido perfeita), o que é especialmente crível considerando o fato de que a banda também lançou uma cerveja Trooper chamada Sun and Steel . Obviamente a turnê Senjutsu foi combinada com o revival de Somewhere in Time, então não havia espaço para incluir a música Piece of Mind. No entanto, no pôster da turnê de 2025 há um pagode que, a menos que seja uma referência genérica e um tanto forçada ao Maiden Japan, certamente indica a presença dessa música (que, caso você não saiba, seria tocada ao vivo pela primeira vez!).
6. O FANTASMA DA ÓPERA
Já que está presente no teaser da turnê podemos dar como certa a presença do Fantasma da Ópera .
7. WRATHCHILD / KILLERS
Aqui também estamos bastante seguros da nossa escolha. Além disso, apesar de ser identificada por todos como a faixa paliativa do Maiden, Wrathchild não é tocada desde 2017. Se quisessem nos surpreender, os seis poderiam nos oferecer Killers , a faixa-título do segundo álbum tocado ao vivo pela última vez em 1999. Afinal, Eddie com o machado no pôster da turnê inegavelmente lembra a capa do álbum.
8. THE EVIL.THAT MEN DO / THE CLAIRVOYANT
Seventh Son também merece ser comemorado, e temos certeza que a escolha será entre essas duas músicas. The Evil That Men Do não é apresentada desde 2019, Clairvoyant desde 2013.
PS: O pôster da turnê também tem sangue, do machado de Eddie, cobrindo parte da lua. Only The Good Die Young tem uma frase que diz " A Lua está Vermelha e Sangrando " e Steve Harris disse , em 2021, que adoraria tocá-la ao vivo. Não o incluímos em nossa programação, mas quem sabe...
9. THE RIME OF ANCIENT MARINER
A nona faixa do repertório é sempre a épica. Nesta turnê a única escolha pode recair sobre Rime of the Ancient Mariner , tocada ao vivo pela última vez em 2009.
10. BRING YOUR DAUGHTER...
Depois de uma bela peça de 14 minutos, é preciso algo para quebrar o clima, e Bring Your Daughter é a escolha perfeita (e a faixa mais famosa de No Prayer for the Dying, da qual certamente não será tirada muita coisa). Não é tocado desde 2003.
11. HALLOWED BE THY NAME
Deixado em casa em 2023/24, Hallowed Be Thy Name é certamente um dos clássicos destinados a retornar ao setlist no ano que vem.
12. IRON MAIDEN
Precisamos mesmo explicar?
13. THE NUMBER OF THE BEAST
Number of the Beast parecia ser um dos clássicos insubstituíveis do Maiden, mas não foi tocada na Future Past Tour. Presumimos que ele retornará em 2025.
14. FEAR OF THE DARK
Ah, bem, nós sabemos.
15. RUN TO THE HILLS
A música que dá nome à turnê não pode faltar (mesmo que Caught Somewhere in Time não tenha sido tocada em 2008!) e seria a conclusão perfeita, entre pirotecnia e (para o ar livre) fogos de artifício. Certamente será um final difícil para Bruce, mas sabemos que o Maiden é profissional, então ele certamente ficará bem.
Então esse é o setlist que achamos que a banda levará na turnê do ano que vem. Deixamos de fora deliberadamente Somewhere in Time, pois foi tão bem celebrado na Future Past Tour. Claro, se o setlist chegasse a 16 músicas, um Wasted Years poderia sair, mas não estamos muito confiantes sobre isso (afinal, não está escrito em lugar nenhum que músicas de TODOS os nove álbuns serão tocadas, mas apenas que o setlist será baseado nessas músicas). Para resumir nossas hipóteses:
Set list mais provável:
Be Quick or Be Dead
2 Minutes to Midnight
The Trooper
Infinite Dreams
Sun and Steel
Phantom of the Opera
Wrathchild
The Evil That Men Do
Rime of the Ancient Mariner
Bring Your Daughter... to the Slaughter!
Hallowed be Thy Name
Iron Maiden
The Number of the Beast
Fear of the Dark
Run to the Hills
Set list menos possível:
Be Quick or Be Dead
2 Minutes to Midnight
The Trooper
Infinite Dreams
Sun and Steel
Phantom of the Opera
Killers
Only The Good Die Young
Rime of the Ancient Mariner
Bring Your Daughter... to the Slaughter!
Hallowed be Thy Name
Iron Maiden
The Number of the Beast
Fear of the Dark
Run to the Hills
Bem, este post é particularmente interessante. Eu só o li hoje, devido a correria do dia-a-dia, mas é sempre uma expectativa saber o novo setlist das turnês.
ResponderExcluirDevido ao tempo que não tocam muitas dessas musicas ao vivo, e sobre a turnê ser comemorativa, e o Steve Harris ser bastante detalhista e Aces High ter sido muito tocada, tenho certeza que há sim, grandes chances de surpresa abrindo os shows com Tailgunner ou Be quick or be dead!
É a #1 musica dos discos ao vivo A Real Live One, de 1993, Live at Donington 1992, e o icônico video Raising Hell, lançado em 94 com o ultimo show de Bruce Dickinson antes de sair do Maiden, em 1993.
Sobre outras musicas da nova turnê, tendo em vista que ''Remember Tomorrow'' foi aposentada após a morte de Paul Di'Anno, não descarto nova surpresa imensa entre Infinite Dreams / Afraid to Shoot Strangers e Wasting Love. Afinal, se o limite são os 9 primeiros discos, uma dessas três belas musicas tem chances de reaparecerem.
Para não me alongar demais, como na época dos 9 discos eles costumavam tocar cerca de 17 musicas, não duvido que o momento épico fique entre "Rime of the Ancient Mariner", e a igualmente maravilhosa ''Alexandre The Great'', que finalmente foi tocada a #1 vez, na turnê anterior. A outra, já era ótima tanto em estúdio, quanto no Live after death, e na #1 coletânea dupla de 1996, Best of the beast.
Com a turnê anterior encerra recentemente, acho pouco provável que eles deixem algumas do Somewhere in time de fora.