Enquanto o Iron Maiden se prepara para comemorar seu 50º aniversário com a turnê Run For Your Lives neste verão, o guitarrista Dave Murray disse ao MusicRadar que a banda saberá quando for a hora de encerrar sua longa e ilustre carreira.
“Não parece que já faz cinquenta anos desde que fiz o primeiro teste para a banda”, diz Murray. “E, obviamente, muita coisa aconteceu em todos esses anos - certamente muitas turnês!
"Mas essa turnê vai ser muito especial. A produção vai ser algo que nunca fizemos antes. E como tocaremos apenas músicas antigas, será como uma aula de história da banda."
Conforme anunciado, o setlist da turnê Run For Your Lives contará com material desde o álbum de estreia do Maiden, de 1980, até o álbum Fear Of The Dark, de 1992.
“É uma oportunidade maravilhosa de fazer esse set em particular”, diz Murray. “Vamos escolher algumas das músicas com as quais começamos quando tocávamos nos pubs.
“Então, haverá um monte de coisas que não tocamos há Deus sabe quanto tempo, e será emocionante revisitar isso.
“Isso mostra o quão fortes essas primeiras músicas são, que seremos capazes de tocá-las cinquenta anos depois. Elas resistiram ao teste do tempo. E, obviamente, muitas das pessoas mais jovens na plateia nunca teriam visto essas músicas sendo tocadas ao vivo antes.
“Então será um salto incrível de volta para o futuro. Ou para frente, para o passado. Um desses!”
Esta turnê também será a primeira da banda com o novo baterista Simon Dawson no lugar do veterano Nicko McBrain.
Murray sugere que o vocalista do Maiden, Bruce Dickinson, é a chave para a longevidade da banda.
“Agora mesmo, o canto de Bruce é incrível”, diz Murray. “É tão poderoso. Na última turnê, ele estava correndo por todo o palco e cantando tão bem. Ele tem tudo. Ele tem tudo.”
Murray também está convencido de que o Iron Maiden saberá quando for a hora de parar.
“Para mim, não há nada pior do que ver uma banda que você gosta no palco e eles parecem que não deveriam estar lá fazendo isso”, ele diz. “Estamos quase chegando à marca dos setenta agora, mas acho que todos nós saberemos quando for a hora. Seria uma decisão mútua.
“Acredito que há um momento e um lugar para desistir com dignidade e elegância, em vez de prolongar a situação.
"Se você puder deixar isso nesse nível alto, e então se retirar graciosamente, acho que seria satisfatório para nós. E não apenas açoitar um cavalo morto, quando você está fazendo isso pelos motivos errados.
“Estamos todos prontos para essa turnê, e depois disso veremos o que o futuro reserva. Mas no momento a banda soa ótima, ainda temos aquela excitação e adrenalina quando subimos no palco. Ainda estamos curtindo, e é disso que se trata, realmente.”
Fonte; Music Radar https://www.musicradar.com/artists/theres-a-time-and-a-place-to-bail-out-with-dignity-and-grace-and-not-just-flog-a-dead-horse-iron-maiden-guitarist-dave-murray-says-the-band-will-split-before-they-end-up-embarrassing-themselves?fbclid=IwY2xjawImpu1leHRuA2FlbQIxMQABHXJb6bLV5LGse8pTjZbja_3Vp1P8BrOxQEDvBhYDEBGWia080CvbaUDfWQ_aem_mJN4ctrvLQw5A_gaRG_Bbw
Não sei se algum ser vivo lê os comentários, mas Dave tem razão quando disse que tocar apenas músicas antigas na nova turnê, será como uma aula de história da banda. Por que realmente, as musicas dos primeiros discos resistiram ao teste do tempo.
ResponderExcluirDo #1 de 1980 até o Seventh Son de 88, é pura energia, incluindo o ultra energético album duplo ao vivo Live after death.
Já o No Prayer for the dying, de 1990, ainda é um bom album apesar de não ter o mesmo impacto dos clássicos anteriores, mas tem a rara #1 deles no Reino Unido, que é a Bring your daughter...to the slaughter, tem Tailgunner que lembra um pouco a Aces high, e a bela Mother Russia, musicas que eles também poderiam incluir na nova turnê. É quase como se fosse um disco Fear of the Dark, mais rústico na produção.
Agora, analisando as falas do Dave Murray, o fato de ter somente os discos clássicos do século XX no setlist dessa próxima turnê, deve ser um indicativo de que, o Maiden não planeja lançar um novo album neste ano.
Porém, mantenho a esperança de que, eles voltem a lançar um disco mais porrada no estilo do século passado, logo após essa turnê. E ai, talvez fechar com chave de ouro a enorme historia da maior banda de metal do mundo.🥇