“Eddie Van Halen e Gary Moore eram meio que tocadores animais!”: Adrian Smith, do Iron Maiden, diz que nunca quis ser um virtuoso
Para ele, shredding é “como matemática ou algo assim!”
O guitarrista do Iron Maiden, Adrian Smith, falou com a MusicRadar sobre suas influências formativas - e por que shredding não é para ele.
Fonte: https://www.musicradar.com/artists/guitarists/eddie-van-halen-and-gary-moore-were-kind-of-animal-players-iron-maidens-adrian-smith-says-he-never-wanted-to-be-a-virtuoso
Tirando um tempo da turnê do Maiden pelos EUA, Adrian diz: “Quando comecei a tocar, meu herói era Ritchie Blackmore. Mas, obviamente, você não pode tocar assim quando começa.”
Em vez disso, quando Adrian e o colega guitarrista do Maiden, Dave Murray, formaram sua primeira banda quando adolescentes no início dos anos 70, eles se inspiraram nas lendas do boogie Status Quo.
“Quando aperfeiçoei isso, pensei, bem, se eu consigo tocar um acorde, tenho todos eles. Mas meu pai disse: ‘Você vai aprender direito’ e me mandou para um professor de violão. O professor disse: "Toque um dó aberto". Eu não tinha a mínima ideia de como tocar acordes abertos.
"As aulas de violão não duraram. Mas o Status Quo era a coisa quando eu era criança, porque você conseguia tocar, conseguia fazer alguma coisa acontecer, era muito simples."
Ele continua: "Você tem caras que tocam violão desde crianças, aulas formais, praticando três ou quatro horas por dia. Eu nunca fiz isso. Eu queria estar em uma banda. Eu queria cantar, queria tocar, queria compor. Eu não queria necessariamente ser um virtuoso.
"Para mim, os guitarristas do Thin Lizzy, Brian Robertson e Scott Gorham, eles não eram realmente shredders, eles eram músicos de bom gosto, então era isso que eu sempre aspirei. Algo memorável, um pouco de melodia e sentimento, em vez de apenas técnica pura, o que eu respeito, mas é como matemática ou algo assim para mim.
“Eu suponho que se a técnica vem facilmente para você, você pode se deixar levar por ela, porque é impressionante. Você pode impressionar sua namorada e então impressionar todo mundo!
“Mas um cara como Eddie Van Halen era muito mais do que um destruidor. Ele tinha ótimas músicas, ótimos riffs, melodias, sentimento.
E também tem uma coisa física. Eddie Van Halen e Gary Moore eram meio que músicos animais. Eles tinham mãos enormes, eram caras fortes. [Yngwie] Malmsteen tem tipo 1,90 m e é como uma fera!
“Então é como esportes. Você é direcionado por suas limitações físicas. Então, apenas faça o melhor com o que você tem.”
0 comments:
Postar um comentário