Apesar de ser um favorito dos fãs em Somewhere In Time, o Iron Maiden só tocou The Loneliness Of The Long Distance Runner para um público muito sortudo em 1986.
É bobagem chamar um álbum que foi feito por uma das bandas mais queridas do metal, que ficou no top 10 de nove paradas e foi certificado como Platina pela RIAA de “subestimado”? Se for assim, vamos colocar nosso nariz de palhaço mais maluco agora e declarar que Somewhere In Time do Iron Maiden é um álbum subestimado.
Apesar do sexto LP do The Beast ser um clássico evolutivo para a banda, introduzindo sintetizadores em seu som então em expansão e gerando uma música tão imortal quanto Wasted Years , foi o único álbum da era Bruce Dickinson dos anos 80 a não ter um vídeo ao vivo dedicado. Além disso, muitas de suas faixas desapareceram do setlist do Maiden entre a turnê de apoio e 2023, quando foram finalmente exumadas para os shows em andamento do Future Past . Em nenhum lugar esse enterro imerecido é mais aparente do que em The Loneliness Of The Long Distance Runner .
Escrita pelo baixista e idealizador da banda Steve Harris , tem todos os clássicos do Maiden, desde as guitarras principais até o lamento quase operístico de Bruce com um refrão revigorante. Foi até baseado em ficção seminal, de acordo com a longa tradição de composição do agora sexteto, desta vez o conto homônimo de Alan Sillitoe. É um favorito cult dos fãs - mas só apareceu uma vez no setlist do Maiden .
A sortuda multidão que assistiu à única exibição deste hino estava em Belgrado, em 10 de setembro de 1986, quando a cidade era a capital da Iugoslávia. Era o primeiro show da turnê Somewhere In Time , e aparentemente o Maiden se divertiu tanto tocando aquela música que eles a abandonaram instantaneamente, trocando-a por Where Eagles Dare , do Piece Of Mind, na noite seguinte. No entanto, para alívio dos historiadores do heavy metal em todos os lugares, uma pessoa no local do Hala Pionor tinha um gravador consigo e imortalizou esta única apresentação (incorporada abaixo).
O áudio não revela por que a banda retirou tão rapidamente Loneliness… de seu repertório. Bruce parece entusiasmado ao apresentá-lo, e o giro da guitarra e do baixo soam tão fáceis aqui quanto no disco. Os comentários abaixo do upload do YouTube também concordam que é uma pena que essa música não tenha sido lançada desde então.
“Aparentemente, esta é a única vez que eles tocaram isso ao vivo”, disse um usuário. “É incrível que tenha sido gravado!”
Outro concorda: “Essa música é tão subestimada!”, enquanto outra pessoa escreve: “Na verdade, é um crime eles não terem tocado mais essa música, espero que seja tocada pelo menos uma vez na turnê Future Past ”.
Até onde pudemos, não conseguimos encontrar uma explicação para o desmantelamento abrupto de Loneliness… , mas Steve manifestou interesse em ressuscitá-lo no palco. O baixista disse ao Classic Rock em março de 2023: “Isso é algo que eu adoraria tocar. Não tenho certeza se o faremos, teremos que ir aos ensaios e ver, mas acho que devemos fazer isso.”
0 comments:
Postar um comentário