Em uma nova entrevista para o Rock Antenne da Alemanha , o vocalista do IRON MAIDEN, Bruce Dickinson, foi questionado sobre como ele mantém sua voz em forma após turnês e gravações por várias décadas. Dickinson também falou sobre sua dieta e rotina de exercícios e como isso afeta sua voz para cantar.
Ele disse: “Talvez eu tenha mudado algumas pequenas coisas em minha dieta. Não como tanto pão, mas principalmente porque minha esposa é francesa, então estou completamente doutrinado nos costumes do pão francês. Prefiro não comer pão do que comer lixo, como pão industrial. Então, essa ideia me convenceu. Na verdade, como muito menos pão e tento comer um pouco mais de proteína do que antes. E às vezes faço isso. Vá até a academia e jogue alguns pedaços de ferro por aí. E eu ainda treino esgrima, e não acho que as pessoas percebam o quão físico esse esporte é, porque você está coberto de branco e usa uma máscara. Então é como se as pessoas dissessem: 'Pilotos de Grande Prêmio, eles não trabalham muito duro, não é?' Porque eles estão todos vestidos de terno e com capacete, mas estão perdendo Deus sabe quantos quilos de água. Eles trabalham fisicamente incrivelmente duro. E a mesma coisa no palco. Quero dizer, no palco com MAIDEN , estou perdendo cerca de três litros de água durante um show. Provavelmente bebo um litro e meio ou dois litros durante o show. E então, quando volto para o meu quarto de hotel, ainda me falta um litro de onde Eu deveria estar, para que eu gradualmente invente isso. Como cantor, porque eu canto com meu diafragma e todas as coisas boas que você deveria fazer, não fica feliz se você jogar um litro inteiro de água na barriga.
Bruce discutiu anteriormente sua técnica de canto durante a sessão de perguntas e respostas em sua apresentação falada em janeiro de 2023 no Slagthuset em Malmö, Suécia. Questionado sobre como ele cuida da voz, ele respondeu: “Bem, não é que eu cuide disso – eu meio que cuido – mas apenas tento não abusar, se isso faz sentido. cuide de si mesmo, contanto que você não abuse. Então, sim, coisas de bom senso: beba muita água, não fume muitos cigarros ou gargareje com lâminas de barbear antes de um show, e qualquer outra coisa assim. E de preferência não vá para uma partida de futebol na noite anterior ao show e [grite com os jogadores e com o árbitro], porque depois [você não terá mais voz]. Então, coisas óbvias como essa. aumentar um pouco e tudo mais. Ah, e a outra coisa é aprender a cantar. Isso ajuda. "
Em uma entrevista de 2017 para o talk show escandinavo "Skavlan" , Bruce disse sobre como preserva suas cordas vocais: "Sua voz é um músculo, como qualquer outra coisa, e contanto que você não abuse dela e a use corretamente, então vai durar.
“Não acredito muito que uma voz seja apenas para cantar”, continuou ele. "A voz é uma ferramenta de comunicação. E como cantor, tudo o que você é, na verdade, é um contador de histórias, e acontece que, obviamente, com a minha voz eu conto histórias de uma maneira particular, mas se você for Leonard Cohen , você tem uma voz diferente e ainda conta ótimas histórias.
“Quando fui diagnosticado com câncer na garganta [em 2014], ocorreu-me o pensamento de que talvez não conseguisse cantar novamente”, disse Bruce . “Felizmente, não foi esse o caso. Mas pensei sobre isso e pensei: 'Quer saber? Mesmo que minha voz tenha mudado completamente, isso ainda não significa que não posso contar histórias.' Talvez eu tivesse que contar a eles de uma maneira diferente. Talvez eu não pudesse fazê-los com o IRON MAIDEN . Mas isso ainda não te impede... Se o que você quer fazer é contar histórias, então você encontra uma maneira de fazer isso. ."
Segundo Bruce , “falar é um desastre para a voz. Porque quando você canta, todos os músculos da voz são usados de maneira completamente oposta a quando você fala”, explicou ele. “Então, estou falando com você agora e estou usando tudo daqui [ aponta para a garganta ] para baixo. Bem, quando estou cantando, estou usando tudo daqui para cima. é como um tubo de órgão - basicamente, muito descanso, sono, muita água, mantenha-o hidratado. Não saia gritando em bares depois do show."
Também em 2017, Dickinson falou ao programa de TV sueco "Malou Efter Tio" sobre como sua voz para cantar mudou após seu diagnóstico de câncer. Ele disse: "[É] um pouco diferente. Duas coisas são ligeiramente diferentes. Uma é minha saliva, que obviamente lubrifica um pouco sua garganta, é um pouco menos do que costumava ser. Embora, há dez anos, se Eu tive o mesmo câncer, não estaria produzindo saliva. Mas agora, provavelmente estou com 70%, o que é ótimo. Muito obrigado a todos lá em cima. [ Risos ] E as outras coisas é que acho que o formato possivelmente a parte de trás da minha língua, que forma sons de vogais e coisas assim, pode ter mudado ligeiramente de forma, porque, obviamente, tinha um grande caroço e o caroço desapareceu. Então, talvez a superfície tenha mudado de forma. Então eu observe algumas diferenças. Curiosamente, o agudo da minha voz talvez esteja um pouco melhor do que antes. [ Risos ]"
Fonte: Rock Antenne Germany /Blabbermouth
0 comments:
Postar um comentário