Uma história de cada Eddie de cada single e álbum do Iron Maiden - PARTE 01

 Um olhar completo através da evolução do mascote Eddie do Iron Maiden, através de cada single e álbum lançado pela banda

O mascote do Iron Maiden , Eddie – Edward T Head, mas Eddie para seus amigos – tem sido há mais de 40 anos o primeiro ponto de contato entre adolescentes inocentes e de olhos arregalados e o mundo do heavy metal. Sua careta de babar enfeitou quase todas as peças do Iron Maiden, tornando-se um selo de qualidade universalmente reconhecido e adorado, um ícone embaixador não apenas para a maior banda de metal da Grã-Bretanha, mas para o próprio metal. Ele percorreu um longo caminho no tempo e no espaço, evoluindo de assassino de rua para monarca reinante. Esta é a história dele. 



Os anos 80 mal haviam começado quando uma sombra ameaçadora com olhos ardentes assustou um roqueiro anônimo em uma rua secundária de Londres. Com a capa Running Free, o artista de 22 anos Derek Riggs nos deu uma poderosa sensação visual de localização no mundo do Iron Maiden e um ícone literal do metal à espreita. Nosso primeiro full-facial eyeful de Eddie veio em abril de 1980 na estréia homônima, um ghoul punk rosnando olhando para o espectador com intenção maliciosa (retrabalhado digitalmente para uma reedição de 1998 para parecer mais sombrio e feio).

Com Sanctuary em junho, Eddie tirou seu primeiro sangue, brandindo uma lâmina sobre o corpo caído da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Era uma imagem controversa, mas Maggie se vingou de Women In Uniform, posicionada com uma metralhadora enquanto o recém-famoso Eddie conversa com alguns admiradores.




Indiscutivelmente o retrato mais icônico de Eddie, suas feições totalmente se fundindo naquele rosto instantaneamente reconhecível de alegria homicida. Com o single Twilight Zone um mês depois (março de 81), vimos dentro de um dos apartamentos na manga de Killers, onde Charlotte the Harlot é visitada pelo fantasma de Eddie – seu amante morto-vivo.

A deterioração sobrenatural da forma de Ed continuou no Purgatory, onde o diabo se manifesta a partir do mingau em ruínas de nosso herói, pressagiando uma sequência iminente de lutas de Eddie contra Satanás.

Antes do confronto, Eddie encontrou tempo para aprimorar suas habilidades de espada samurai no Maiden Japan, levando a uma rara edição do fã-clube retratando sua decapitação do vocalista Paul Di’anno…


Ainda de jeans e camiseta, Eddie vai de machado a tridente com Satanás no topo de uma pedra no inferno, um dinâmico combate mortal ajudando Run To The Hills a chegar ao top 10 do Reino Unido em março de 82. A força de Ed venceu; no LP Number Of The Beast, um Eddie gigantesco usa Satanás como um fantoche para se divertir, antes de cortar a cabeça da fera para a faixa-título, onde ele nunca pareceu mais feliz.



Maio de 1983: nas nuvens acima do Inferno, um Eddie com asas de morcego interrompe o Flight Of Icarus com um lança-chamas. Mas o que é aquela caixinha no céu? Descobrimos na capa do Piece Of Mind, onde um Eddie lobotomizado e camisa de força está acorrentado em uma cela acolchoada flutuante. É um redesenho radical para a cabeça de Eddie e um triunfo – especialmente para Riggsy, que não precisava mais trabalhar nas mechas esvoaçantes de Eddie. Assim transformado, Eddie finalmente pode sair de seus trajes de rua e entrar no uniforme de cavalaria inteligente de The Trooper.



Em 1984, Eddie ainda estava lutando, pulando zonas de guerra do armageddon nuclear de Two Minutes To Midnight para o cockpit do Spitfire da Batalha da Grã-Bretanha de Aces High. Por mais lindos que sejam, eles são inevitavelmente ofuscados pela grandiosidade inspiradora da capa épica de Powerslave, revelando evidências de que nosso Ed havia viajado para o Egito Antigo e era adorado como um poderoso faraó.



Outubro de 1985: Um relâmpago ressuscita Edward T Head em um cemitério iluminado pela lua. Ele deixou o cabelo crescer, tem Lovecraft em sua lápide e raramente parece mais legal. E ele sabe disso! Para o lado A duplo ao vivo, Eddie tem Run To The Hills para se tornar o Fantasma da Ópera, exibindo presunçosamente sua capa de acampamento e órgão brilhante.




Abril de 2050: A nave espacial de Eddie está rastreando a TARDIS até 1986. Vislumbramos seus novos aprimoramentos cibernéticos na tela verde de última geração de Wasted Years, salvando a revelação completa para o esplendor de cair o queixo da paisagem urbana de tirar o fôlego do LP gatefold. Em Stranger In A Strange Land, esse pistoleiro ciborgue magro e malvado entra em um dos bares do planeta, acende um charuto como se fosse Clint Eastwood e pede uma cerveja amarga.



Claramente, este horrível ghoul estava ficando muito sexy. Então, em março de 1988, Eddie se tornou um 'ead mais uma vez, brutalmente re-lobotomizado por um punho voador. Foi a primeira de muitas torturas surrealistas conceituais para o pobre Ed em 88; ele foi radicalmente desmontado para o LP, dando à luz cercado por esculturas de gelo do passado de Eddie. Em The Evil That Men Do ele é apenas uma baforada de fumaça, enquanto The Clairvoyant corta, emenda e espeta suas feições em uma escultura simbólica de gênio distorcido.

Continua....

Sobre IMB

IMB

0 comments:

Postar um comentário