[ CURIOSIDADE ] - 10 bandas que não existiriam sem o Iron Maiden

 Com exceção do Black Sabbath, nenhuma banda teve mais impacto no metal e no rock do que o Iron Maiden. A pegada dos cavalos de guerra britânicos ficou indelevelmente estampada em inúmeras bandas que surgiram nos últimos 40 anos, de gigantes do thrash a nu metal ragers. Aqui estão 10 bandas que definitivamente não existiriam sem o Maiden…

1. Metallica

Lars Ulrich pode ser o maior fã do Diamond Head do mundo, mas ele reconhece que foi o Maiden que continua sendo a maior inspiração de sua banda. “Eles sempre foram os que provavelmente mais inspiraram o Metallica, eles tinham capas de discos mais legais”, disse ele a Zane Lowe em 2020. “Eles parecem se importar mais com os fãs”.

Ainda estamos esperando por aquela dupla fantasia do Metallica/Maiden…

2. Slipknot

Temos que agradecer a avó de Corey Taylor pela carreira da maior banda da era do metal moderno. “O primeiro álbum que eu ganhei de Natal foi Powerslave,” o cantor do Slipknot disse com entusiasmo ao Metal Hammer alguns anos atrás. “Pedi à minha avó para me levar para pegar uma música e ela me comprou isso e Girls, Girls, Girls do Mötley Crüe em fita cassete. Eu sabia antes de chegarmos à loja que eu tinha que ter o Iron Maiden.” 

3. Disturbed

Há muito amor pelo Maiden entre os massivos do nu metal do final dos anos 90/início dos anos 2000, principalmente de David Draiman, do Disturbed. “Iron Maiden é uma das bandas de metal mais seminais de todos os tempos,” ele disse para o Metal Hammer. “Bruce é uma enorme fonte de inspiração para mim pessoalmente. Ele é insanamente talentoso e o líder de metal por excelência. Ninguém faz isso melhor."

O crossover Disturbed/Maiden se tornou oficial quando o mascote da banda americana The Guy apareceu no jogo Legacy Of The Beast do Maiden no início de 2022.

4. Avenged Sevenfold

O Avenged Sevenfold pode ter começado como uma banda de metalcore de Huntington Beach, mas sempre havia um monte de fãs do Iron Maiden esperando para explodir. “Lembro-me de trazer [Number Of The Beast] para Brian [guitarrista Synyster Gates] e Zach [Zacky Vengeance] e dizer: “Cara, essas guitarras de duelo são tão legais. Ouça o que eles estão fazendo aqui”, disse o cantor M Shadows à Rolling Stone. “Esse disco mudou muito para nós.”

Foi em City Of Evil, de 2005, que o Avenged deixou seus Maiden-ismos se enraizarem, com mudanças épicas e tudo mais. Pontos de bônus pelo cover de Flash Of The Blade de 1983 do Maiden também.

5. Opeth

O vocalista do Opeth, Mikael Akerfeldt, foi outro dos primeiros a adotar o Maiden, alegando ter trazido The Number Of The Beast quando tinha apenas oito anos de idade. “Eu estava em uma missão para comprar um disco de metal um dia, e por acaso era o Maiden”, disse ele ao Metal Hammer. "Tornou-se um dos discos mais importantes da minha vida. Eu nem preciso mais ouvi-lo; eu ouço na minha cabeça. Está no meu DNA."

Na verdade, Akers é um grande fã de 'Arry e companhia que pediu a Wil Malone, o homem que produziu sua estréia auto-intitulada, para adicionar cordas ao álbum de 2012 dos suecos, Sorceress, apenas para que ele pudesse conhecê-lo.

6. Sabaton

Não é apenas a música de Sabaton que tem uma dívida enorme com o Iron Maiden. Seu schtick History Channel-goes-metal pode ser rastreado até os combativos galopes Maiden, como Where Eagles Dare, The Trooper e Aces High.

“Era a pura energia na música, a guitarra ou os vocais uivantes, o fato de que sempre havia algo acontecendo e eles nunca ficavam parados”, disse Joakim Broden sobre a influência dos primeiros álbuns da banda. “Eles de alguma forma conseguiram pegar a energia do punk e colocá-la no heavy metal sem perder nada do que tornava o metal ótimo.”

7. Emperor

Muito antes de se tornar o frontman do Emperor, Vegard 'Ihsahn' Tveiten era um fã de metal adolescente que teve seu cérebro derretido pelo Iron Maiden. “Meu pai me levou para vê-los na Seventh Tour Of A Seventh Tour quando eu tinha 13 anos”, disse ele ao Metal Hammer. “Daquele momento em diante eu nunca tive um plano B com a minha vida.”

O sentimento não era necessariamente mútuo. O baterista do Maiden, Nicko McBrain, foi perguntado em uma entrevista o que ele achava da cena black metal norueguesa e toda a sua controvérsia de queima de igreja e assassinato de colegas de banda: “Que bando de idiotas”, ele respondeu.

8. Cradle Of Filth

Ao mesmo tempo em que a cena norueguesa estava ganhando vida, um bando de garotos do Suffolk mais profundo que se autodenominavam Cradle Of Filth estavam colocando seu próprio toque belzebuiano no som do Maiden.

“Toda a banda estava totalmente ligada ao Maiden quando começamos e pensamos que poderíamos fazer a mesma coisa, mas não queríamos porque havia uma cena de death metal acontecendo naquela época”, disse o guitarrista fundador Paul Allender. “Então decidimos entrar nisso e misturar com as coisas do Maiden que gostávamos e colocar muito horror como chaves e outras coisas em cima disso e foi assim que começamos.”

9. Sikth

Com seu barulho nodoso e nodoso, os heróis cult do prog-metal Sikth podem não parecer fãs óbvios do Iron Maiden, mas eles também se curvam aos pés de Eddie. Tanto que o vocalista Mikee Goodman se uniu ao guitarrista do Maiden, Adrian Smith, sob o nome Primal Rock Rebellion, lançando o álbum Awoken Broken em 2012.

10. Lady Gaga

OK, é um exagero dizer que Gaga não teria se tornado uma das maiores estrelas pop do século 21 sem o Maiden, mas a mulher nascida Stefani Germanotta deixou clara sua admiração pela máfia de 'Arry. "Eles são uma das maiores bandas de rock da história", disse ela em 2015. "Eu sempre costumava dizer às pessoas, quando elas diziam: 'Oh, ela é a próxima Madonna'. Não, eu sou o próximo Iron Maiden."


Fonte: https://www.loudersound.com/features/10-bands-who-wouldnt-exist-without-iron-maiden

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

1 comments: