[ IRON MAIDEN ] - Geopolítica e religião em The Writing on the Wall

 O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todas as músicas do novo álbum do Iron Maiden. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Metallica no especial "Explicando Metallica", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu. Daí o título da série "Explicando Iron Maiden - Especial Senjutsu".

SENJUTSU Já está entre nós! Garanta o seu e complete sua coleção! CLIQUE AQUI!!

No video abaixo, há comentários sobre a letra de "The Writing on the Wall", escrita por Bruce Dickinson, que trata da geopolítica mundial atual, em que os líderes políticos das grandes nações não percebem que os impérios estão decadentes e o tempo de um juízo severo está próximo. Os tais líderes estão cegos para esta realidade, como diz a letra: "you´re too blind to see".

No refrão, há referência ao Livro de Daniel, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia, especialmente no seu Capítulo 5, no qual há o relato do "O Banquete de Belsazar".

Belsazar era filho do poderoso Imperador da Babilônia, Nabucodonosor, que havia conquistado Jerusalém e tomado para si os utensílios do Templo Sagrado dos hebreus. Terminado seu reinado, foi sucedido por Belsazar, que deixou o Império caminhar para sua decadência e, quando fazia um banquete com mil de seus senhores e suas concubinas, resolveu tomar vinho naqueles utensílios trazidos ao reino por seu pai, quando então viu uma mão adentrar no recinto e escrever algumas palavras na parede (daí "The Writing on the Wall).

O profeta Daniel é chamado e decifra a escrita feita na parede, alertando Belsazar que tais palavras se referiam ao julgamento final de seu reinado. Naquela mesma noite, Belsazar acabaria morto.

Bruce Dickinson utiliza esta passagem bíblica como referência para a mensagem central da letra de "The Writing on the Wall", repetindo no refrão:

Você viu a escrita na parede?
Have you seen the writing on the wall?

Você já viu essa escrita?
Have you seen that writing?

Você pode ver os cavaleiros na tempestade?
Can you see the riders on the storm?

Você pode vê-los cavalgando?
Can you see them riding?

Você pode vê-los cavalgando?
Can you see them riding?

Outra referência bíblica diz respeito aos cavaleiros do apocalipse, que são mencionados no Livro do Apocalipse, e trazem o Juízo Final sobre a Terra.

Em relação à música, trata-se de composição de Bruce Dickinson em parceria com Adrian Smith. A dupla sempre foi responsável por levar o som do Iron Maiden para novos horizontes, além do heavy metal tradicional, e aqui não é diferente, pois eles inseriram influências de southern rock (na linha de Lynyrd Skynyrd), mescladas com uma abordagem hard rock típica de algumas composições de Adrian Smith, além do elemento heavy metal, uma vez que a base principal de guitarras se assemelha à base tocada pelo Judas Priest durante os solos de guitarra do clássico "Victim of Changes".

O vídeo é o terceiro de uma série chamada "EXPLICANDO IRON MAIDEN - ESPECIAL SENJUTSU", que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras deste mais novo álbum da banda.

METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.


Confira aos videos anteriores abaixo:


Fonte: www.whiplash.net

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário