[ ANALISE ] - IRON MAIDEN X FILOSOFIA: o que MICHEL DE MONTAIGNE diria sobre HALLOWED BE THY NAME?

*IRON MAIDEN X FILOSOFIA: o que MICHEL DE MONTAIGNE diria sobre “HALLOWED BE THY NAME”?*

Por Gustavo Maiato
@gustavomaiato

A morte é um dos temas mais misteriosos, fascinantes e perturbadores que a humanidade já se deparou. Diversos filósofos como Sócrates, Platão, Schopenhouer e Nietzche já estudaram o assunto sobre diversos ângulos e cada um contribuiu com diferentes ideias para construir o significado de morte como o percebemos hoje em dia.

O mesmo pode ser aplicado ao conceito de liberdade. Muito já se foi pensado e discutido sobre esse tema. Prisões mentais, doutrinas que aprisionam, a liberdade de pensamento, a morte como metáfora para a liberdade. Esses conceitos de liberdade já foram abordados por incontáveis pensadores ao longo dos séculos.

Dentro do Heavy Metal, o filósofo contemporâneo Steve Harris, mais conhecido como fundador, líder e baixista do Iron Maiden, compôs uma música muito famosa que aborda esses dois assuntos da morte e da liberdade colocando esses dois temas para conversar de uma maneira genial. Estou falando do clássico HALLOWED BE THY NAME.

Porém, essa linha de pensamento que procurou estudar a morte e a liberdade é antiga! Ela pode ser encontrada no pensamento de um filósofo francês do século XVI, o Michel de Montaigne.

E nesse vídeo eu vou explicar a visão particular de Steve Harris sobre a morte e a liberdade nessa música através do personagem que ele criou nessa letra. E também vou explicar como essa visão se relaciona com o pensamento de Montaigne. Em que as visões conflitam ou se complementam...




#SteveHarris #IronMaiden #Bassplayer #Bass #Maiden #UpTheIrons #IronMaidenBrasil #IronMaidenBrazil #666 #HallowedBeThyName #TheNumberOfTheBeast #Eddie #BruceDickinson #MichelDeMontaigne #Philosophy #Philosopher #FrenchPhilosopher #Death #Freedom #NWOBHM #GustavoMaiato


Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comments:

Postar um comentário