[ IRON MAIDEN ] -Por que Adrian Smith não entrou para a banda junto de Dave Murray

 Dave Murray e Adrian Smith compuseram a dupla clássica de guitarristas do Iron Maiden, na década de 1980, e seguem tocando juntos na banda, após o retorno de Smith e a manutenção de Janick Gers. Todavia, poucos sabem que Dave e Adrian se conheciam bem antes do Maiden e até tocaram juntos na adolescência.

Em entrevista a uma rádio, com transcrição do Ultimate Guitar, Adrian Smith contou por que Dave Murray acabou entrando para o Iron Maiden antes dele. Murray se juntou à banda em 1976, saindo em 1977 e retornando em 1978 para nunca mais abandonar a formação. Smith, por sua vez, chegou apenas em 1980, deixando o grupo em 1990 para voltar em 1999.

Inicialmente, Adrian contou que nasceu na mesma região da Inglaterra que Dave. "No meu livro, 'Monsters of River & Rock', conto um pouco sobre como o conheci. Ele já estava mais adiante na guitarra, realmente se dedicava muito. E ele meio que me fez começar a tocar. Comprei minha primeira guitarra dele, custando umas cinco libras ou algo assim", afirmou.

Smith definiu Murray como "um cara descontraído, mas muito ambicioso". "Tínhamos uma pequena banda (Stone Free), mas quase não fizemos shows, só tocamos em alguns concursos de talentos e foi ok. Tocávamos Santana, Thin Lizzy, 'Whiskey in the Jar'. Ele conseguia tocar tudo isso e eu era o vocalista, apenas tocando os acordes. Ele já queria ter uma carreira na música e começou a olhar anúncios onde procuravam músicos", disse.

Em meio aos classificados de jornais, como o "Melody Maker", Dave Murray se juntou ao Iron Maiden, mas os caminhos dele e de Adrian Smith se cruzariam ainda na década de 1970. "Ele voltou para a banda Urchin quando brigou com um dos caras do Maiden (em 1977), acho que era o vocalista, Dennis (Wilcock). Ele voltou para essa banda, onde eu tocava, mas aí Steve (Harris, baixista) o convenceu a retornar ao Maiden", afirmou.

Adrian Smith só entrou para o Iron Maiden em 1980, substituindo Dennis Stratton. "Entrei antes do álbum 'Killers' (1981), mas logo lançamos um single, 'Wrathchild'. Gravamos isso e depois demos uma pausa nas gravações, fizemos uma pequena turnê. Voltamos para concluir 'Killers' com Martin Birch (produtor), claro, que infelizmente nos deixou", disse.

No fim das contas, a ambição de Dave Murray o deixou preparado antes para se juntar a uma banda com potencial. Curiosamente, se Dennis Wilcock não tivesse deixado o Iron Maiden, Murray talvez não retornaria para o grupo, mas poderia ter se destacado ao lado de Adrian Smith com o Urchin.

Ouça, a seguir, uma das gravações do Urchin, de 1977.

<iframe width="700" height="525" src="https://www.youtube.com/embed/vJIa3Szz2hc" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

 


 

Fonte:  https://whiplash.net/materias/news_739/324367-ironmaiden.html

 

 

 

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil

0 comentários:

Postar um comentário