[Iron Maiden] - Piece of Mind - Conceitos, história e ataque à moral religiosa americana

Piece of Mind - Conceitos, história e ataque à moral religiosa americana




O álbum Piece of Mind (1983), o primeiro que Nicko tocou surgiu no auge da banda. O Iron Maiden na época havia disparado na mídia nacional inglesa, como na revista Kerrang! ganhando várias capas e publicações de enorme popularidade, como também alcançou uma das mais importantes críticas de música do mundo, como nos Estados Unidos.

A entrada avassaladora de Nicko Mc Brain, um instrumentista superior ao seu antecessor, (embora eu tenho um especial apreço pelo som dinâmico de Burr) e o seu solo de bateria em Where Eagles Dare informa que a banda está em constante crescimento estratosférico pelo universo da fama e da popularidade, e eles tiveram como os melhores do mundo pelo menos até 1988, no estilo em que tocavam. Where Eagles Dare é uma música de forte apelo à auto realização e força interior.

Inspirado no filme britânico de 1968 - Where Eagles Dare - O Desafio das Águias (PT)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um general dos Estados Unidos é capturado e feito prisioneiro no quartel-general da SS, nos Alpes da Baviera. Um grupo de soldados aliados tem a difícil missão de resgatá-lo. A operação torna-se ainda mais complicada quando descobrem que há um traidor entre eles.



"They dared to go where no one would try
They chose to fly where eagles dare"
Eles se atreveram a ir onde ninguém tentaria
Eles escolheram voar onde as águias ousam






Em Revelations, a música começa com o hino de Chesterton "O Deus da Terra e Altar".


"O God of Earth and Altar,
Bow down and hear our cry,
Our earthly rulers falter,
Our people drift and die,
The walls of gold entomb us,
The swords of scorn divide,
Take not thy thunder from us,
But take away our pride."


Tanto Steve, quanto Dickinson sempre tiveram admiração pela história dos filósofos e escritores de seu país, numa época em que George Bernard Shaw e Oscar Wilde dominavam o pensamento crítico britânico. Chesterton foi escritor , poeta, filósofo, dramaturgo, jornalista, palestrante, teólogo, biógrafo, literário e crítico de arte inglês, e seu hino "O Deus da Terra e Altar" é cantado em igrejas anglicanos, embora ele tenha morrido católico. A canção é obra de Dickinson, que também era historiador, formado na Universidade Queen Mary.

O vocalista aprendeu esse hino na escola enquanto crescia. O resto das letras, porém, é uma mistura com a influência de Aleister Crowley (satanista ou ocultista), a Biblia e a poesia de Chesterton.


Bind us all together,
Ablaze with Hope and Free.
No storm or heavy weather,
Will rock the boat you'll see.
The time has come to close your eyes,
And still the wind and rain.
For the one who will be King,
Is the watcher in the Ring.
It is You.

Nos mantenha todos juntos
Nos anime com liberdade e esperança
Nenhuma tempestade ou tempo ruim
Irá balançar o barco - você verá
Chegou a hora de fechar os seus olhos
E abrandar o vento e a chuva
Para aquele que será o rei
Que observa tudo ao seu redor
É você...


Este trecho demonstra o existencialismo humanista, fora da vertente religiosa, o que traz a paradoxalidade desta música, já que os músicos são assumidamente "ateus", mas absolutamente nacionalistas, com total atenção à cultura literária e filosófica em vigor em suas infâncias/adolescências (década de 60). A alusão ao capitulo da Biblia - Apocalipse 14, (em Inglês - Revelations 14), também faz regra à essa canção.





The Trooper é um dos mais impressionantes sucessos da banda. A conjunção perfeita de riffs elaborados, execução dinâmica e empolgante, e facilmente equiparado ao fascínio que causa em todas as pessoas, a música Hallowed Be my name. Mais uma vez o ufanismo britânico vem à tona com um conto do pelotão de guerra.

Quest for Fire foi baseado num filme da década de 80. A história se passa na Europa Paleolítica (80.000 anos atrás), com sua trama cercando a luta pelo controle do fogo pelos primeiros humanos. Bruce está com uma voz espetacular.




To Tame a Land têm uma letra com temáticas para seguidores de literatura. Inspirado na obra DUNA do autor Frank Hebert, (Frank Patrick Herbert foi um escritor de ficção científica e jornalista americano de grande sucesso comercial e de crítica), a música relata fatos de um romance político, amor e guerra. - Faixa ia se chamar DUNE, mas o autor do livro não gostou nada de ser referenciado por uma banda de rock, ainda mais metal, e menos ainda a banda " Iron Maiden". Mesmo com tudo isso, algo de sua obra foi usado na letra, que já estava pronto.


Flight of Icarus, foi uma das mais importantes canções deste disco e que realmente estourou nas rádios norte americanas. Sun and Still que fala de um jovem guerreiro e sua caminhada, ambas tem em comum, ser feitas por Bruce e Adrian, uma parceria que ainda ia dar o que falar no futuro, na carreira solo de Bruce.

Na incrivel, Die with your boots on, a letra é sobre o determinismo que há nas guerras. Não adianta culpar, ninguém. Você inevitavelmente irá morrer...


No point asking when it is
No point asking who's to go
No point asking what's the game
No point asking who's to blame
'Cause if you're gonna die, if you're gonna die





A imagem do Eddie lobotomizado na capa, feito por Derek Riggs, causou nos Estados Unidos algo que já estava em evidência pela sociedade conservadora: Queimar os discos da banda em praça publica, por referenciar de formas indiretas o culto ao demônio, já ocorrido com a polêmica capa e título:  The Number of The Beast.

"Cansamos de ser rotulados de adoradores do demônio e atacados por tanta besteira por aqueles imbecis nos Estados Unidos, então, se eles querem nos encher o saco, vamos mostrar como se "enche o saco"." Nicko Mc Brain.

Por isso no inicio da música Stil Life, Nicko grava sua voz (bêbado) à dizer "Não mexa com coisas que você não compreende" imitando a voz de Idi Amin. 




O disco Piece of Mind (que ia ser chamado de Food for Thought - Alimento para o pensamento) foi gravado no Compass Point Studio em Bahams em janeiro de 1983, (terceira gravação fora da Inglaterra), pois Rod estava farto dos impostos  de outras gravadoras.  Um dos lugares cotados foi o Air Studios na Antigua, mas foi cancelado por um tornado que houve no local. Eram lugares complicados para se hospedar, mas o clima tropical e ensolarado animou a equipe e músicos.



Sobre Verônica Mourão

Verônica Mourão

2 comments:

  1. Olá. O texto é muito só vi um problema quando faz referência à canção Hellowed be thy name. Quem não conhece o Piece of mind pode achar que faz deste quando, na verdade, é parte do The mulher of the Beast. Fica à dica.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. No meu comentário faltou a palavra "bom" depois de "muito" na primeira frase.
    Abraços.

    ResponderExcluir