[CLIVE BURR] - Um pouco da história deste grande baterista do Iron Maiden


[CLIVE BURR] - Um pouco da história deste grande baterista do Iron Maiden


Ao longo dos últimos 43 anos, o Iron Maiden ergueu a bandeira do Heavy Metal britânico em todo o mundo, tocando em milhares de shows e fazendo uma conexão tão forte com seus fãs, que já venderam quase 90 milhões de álbuns, apesar de não terem sido artistas de TV e rádio.
Clive Burr foi o baterista dos três primeiros álbuns do grupo - sua estréia foi em 1980, depois ele participou do Killers em 1981, mas seu principal destaque foi em 1982, no The Number Of The Beast.
Seu constante e distinto estilo impulsionou "Run To The Hills", o hit revolucionário do grupo que teve seu grande destaque e também foi responsável pela faixa-título de seu terceiro álbum no Top 20, e permitiu que eles saíssem à frente na New Wave Of British Heavy. 


No entanto, em 1982, quando o pai de Burr morreu enquanto o Maiden estava em turnê pelos EUA, o baterista voltou para a Inglaterra para ajudar sua família a lidar com o luto. Seus companheiros de banda tiveram que continuar a turnê e Steve contratou o amigo da banda, que era baterista e por vezes se vestia de "Eddie" nos shows: Nicko McBrain. Nicko já havia tocado com a Streetwalkers e a banda francesa Trust, para ocupar o seu lugar.
"Eu conheci Nicko", disse Burr ao Classic Rock . "Ele amava a banda, ele amava fazer parte de tudo. E o resto da banda gostava dele." Quando Burr voltou para os EUA 15 dias depois, ele sentiu que "alguma coisa não estava bem", e ele foi expulso. "Eu estava muito chateado para sentir raiva disso. Eu acho que eles tinham suas razões", disse ele, refutando a alegação de que ele era mais um "animal" para compor a banda. "Houve um período de luto - eu lamentei pelo meu pai e lamentei pela minha banda - e então eu dei os ombros e segui em frente."



Nascido em 1957, ele cresceu na propriedade Manor Park, no East End de Londres. No início dos anos 70, ele curtia o  Deep Purple e idolatrava seu baterista, Ian Paice. Os pais ficaram tão impressionados ao vê-lo tocar uma bateria improvisada que ele montou, que compraram para ele um bom kit de bateria.
 Ele se juntou a um grupo chamado Maya e foi membro de Samson, expoentes do gênero New Wave Of British Heavy Metal, adicionando uma pitada de punk aos singles "Telephone" e "Mr Rock'n'Roll" em 1978. Também participou do projeto DESPERADO de Dee Snider.
Dee Snider  disse:
Clive Burr foi um baterista incrível; ele ajudou a definir os tambores do metal, as batidas características do Metal. Definiu o estilo do Iron Maiden. Esses três primeiros discos ... Eu amo Nicko McBrain - ele é ótimo - mas ele basicamente está fazendo o que Clive estava fazendo naqueles primeiros álbuns. Clive e Steve definiram o som da MAIDEN com a bateria de Clive, e o estilo de Clive foi único.Clive foi o único baterista que eu já trabalhei que não poderia terminar suas partes na bateria até que ele acompanhasse toda a letra da música  ”.



Samsom tocava ocasionalmente no Bridge House, o pub em Canning Town do ex-pugilista Terry Murphy, e um lugar favorito de seus amigos do East Enders, o Iron Maiden. Seu baixista, líder e principal compositor Steve Harris fundou o grupo em 1975 e vinha feito algumas mudanças desde então, para tentar encontrar o line-up mais adequado para executar suas composições, mergulhadas em inspirações retiradas de filmes de terror, história e mitologia,
Em dezembro de 1979, seguindo o boca-a-boca ao redor do The Soundhouse Tapes, seu EP de estréia, o Maiden assinou com a EMI, mas o baterista Doug Sampson foi liberado após gravar uma faixa. Harris ligou para Burr, quando ele trabalhava como mensageiro na cidade de Londres. Ele fez um excelente trabalho em "Running Free", o primeiro single do Maiden, bem como seu debut no Top 40, e se juntou ao vocalista Paul Di'Anno e as guitarristas de Dave Murray e Dennis Stratton para gravar o épico "Phantom Of The Opera". e o tudo relativo na estréia do grupo, que se revelaria extremamente influente em grupos norte-americanos como Metallica, Megadeth e Slayer.


Já com o incrível empresário Rod Smallwood , também fã do West Ham como Harris, as coisas mudaram de figura. Harris finalmente muda tudo e em 1980, o guitarrista Dennis Stratton foi substituído por Adrian Smith, enquanto Di'Anno saiu depois de Killers.
O novo vocalista do grupo, Bruce Dickinson, que esteve em Samson depois de Burr, fez uma grande atuação em "Gangland", co-escrito por Clive Burr e Adrian Smith para The Number Of The Beast.

"Minha memória mais antiga ao gravar o álbum
 Number Of The Beast é Steve me dizendo para ir mais devagar"
Clive Burr 

Isso foi dito numa entrevista para Pierre Perrone da Independent . Clive  também tocou nos singles da banda: "Sanctuary", "Women In Uniform" e "Twilight Zone", como bem como Maiden Japan, seu EP de 1981 ao vivo.



Após sua saída do Maiden, Burr gravou dois álbuns com o Trust, e de forma breve reuniu-se com Di'Anno no Gogmagog e formou um grupo chamado Escape. Em meados da década de 1990, ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa chamada Esclerose Múltipla, mas na verdade, ele foi atingido por uma "versão" mais grave da doença. 


Seus companheiros de banda se uniram e organizaram concertos beneficentes para pagar por seu tratamento e ajudar outras vitimas da esclerose múltipla. Um desses concertos foi o CLIVE AID


"Clive era um amigo muito antigo de todos nós. Ele era uma pessoa maravilhosa e um baterista incrível que fez uma contribuição valiosa para o Maiden no inicio."
Steve Harris

Clive Burr nasceu em Londres em 8 de março de 1957; foi casado com Mimi, não teve filhos. Ele morreu em Londres no dia 12 de março de 2013 enquanto dormia tranquilamente em sua casa. Ele tinha 56 anos.




Sobre Verônica Mourão

Verônica Mourão

18 comments:

  1. Caraca... linda matéria... tanta informação num lugar só, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nessa última foto ele está morto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente não; estava descansando. Foi numa visita de alguns amigos como o Dennis Wilcock, então fotografaram ele dormindo ou simplesmente descansando na cadeira de rodas...

      Excluir
  3. SOU fã desta maravilhosa banda vida longa iron maiden e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ler a publicação. somos uma grande familia. Up the irons!

      Excluir
  4. Dá "aquela" emoção. É Maiden forever.

    ResponderExcluir
  5. Iron Maiden is my relógio!! Vida longa a esses monstros!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela excelente matéria, faz tempo que pesquiso informações sobre esse grande músico e não encontro um material decente. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito seu comentário e interesse. um grande abraço

      Excluir
  7. Grande Baterista.
    Claro que amamos Nicko.
    Sem preferencias por um ou outro, mas Clive fez falta.

    ResponderExcluir
  8. nossa conheci o iron em 1983 com o disco the number of the beast apesar de ter sido lançado em 1982 chegou depois do piece of mind de 83 no Brasil eram musicas incriveis tenho posters dessa epoca muito boa do heavy metal apesar do Clive ser substituido pelo nicko ele guiou o estilo do iron batidas rapidas lembra o baterista Bob Schaer do Bad Religion RIP men.

    ResponderExcluir