[ IRON MAIDEN ] - "Hallowed Be Thy Name" foi tirada do set list por questão de processo judicial?


Pelo menos é o que estampou o tabloide britânico "The Telegraph". De acordo com a publicação, a banda foi forçada a tirar o clássico de 1982 depois de o Iron Maiden sofrer um imbróglio judicial sob a acusação de plágio.

O autor da ação é o empresário do ramo musical já aposentado Barry McKay. O mesmo acusa Steve Harris e Dave Murray de usarem trechos de uma música de sua autoria em "Hallowed Be Thy Name". A canção, no caso, chama-se "Life's Shadow", do grupo britânico de Rock Progressivo Beckett, o qual, tinha um certo Rod Smallwood como empresário na época.

De acordo com McKay: "Não há a menor necessidade de o Iron Maiden tirar a música do set list. Mas se eles realmente querem fazer a coisa certa, eles são bem vindos em me contactar ou meus advogados, e achar um simples acordo, a fim de que eles possam novamente tocar 'Hallowed Be Thy Name'. Nunca foi intenção minha querer que os fãs parem de ouvir sua canção favorita do Iron Maiden".

Depois que a banda ficou por dentro do processo, o Iron Maiden decidiu tirar a música dos shows, até que a disputa seja resolvida. Em um comunicado, a banda soltou a seguinte nota:

"Como foi anunciado previamente, para a segunda parte da 'The Book Of Souls Tour' houveram algumas mudanças para o set list. A primeira foi a inclusão uma faixa diferente do novo álbum, e por conta da alegação legal, a segunda mudança foi a troca de 'Hallowed Be Thy Name'. "

Já a Phantom Management pronunciou sobre o caso com a seguinte nota: "A disputa envolve a música 'Life's Shadow', originalmente escrita no começo dos anos 70, creditada a Robert Barton e Brian Ingham, e gravada pela banda Beckett. Steve Harris era um grande fã da banda, e seis linhas de 'Life's Shadows' foram usadas como referência em 'Hallowed Be Thy Name'. Assim que Steve foi informado do processo, ele informamou que essa questão foi resolvida há alguns anos atrás em um acordo com o próprio Robert Barton. Qualquer evidência apresentada pelo Sr. McKay será analisada bem de perto, e uma defesa será criada e submetida durante o processo".

Compare agora os dois trechos das músicas:

Beckett - Life's Shadow

Mark my words my soul lives on
Please don't worry cause I've have gone
I've gone beyond to see the truth
While I consider my new youth

When your time is close at hand
Maybe then you'll understand
Life down there is just a strange illusion

Iron Maiden - Hallowed Be Thy Name

Mark my words please believe my soul lives on
Please don't worry now that I have gone
I've gone beyond to see the truth

When you know that your time is close at hand
Maybe then you'll begin to understand
Life down here is just a strange illusion

Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

1 comments:

  1. Olhando as letras realmente sao parecidas mas só agora o cara viu isso? Após mais de 30 anos desde que Hallowed Be Thy Name fez sucesso?

    O cara quer grana!

    ResponderExcluir