[ IRON MAIDEN ] - Os motivos das demissões na banda (Dennis Stratton)


Ele esteve na banda por apenas um ano, mas estará para sempre enraizado na história do Iron Maiden por ter tocado no disco de estréia. A busca do Maiden por um segundo guitarrista para complementar Dave Murray levou-os para o pouco mais velho e mais experiente Dennis Stratton.

Esta "demissão do Maiden" não pode ser descrita como amigável. Stratton entrou em um conflito direto com Harris e Rod Smallwood. Uma parte disto tinha a ver com a suspeita de Harris (não totalmente imprecisa) de que o novo guitarrista não estava 100% focado com o Maiden. Durante a gravação do álbum de estréia, quando Stratton adicionou guitarras e vocais  harmoniosos ao estilo Queen em "Phantom Of The Opera" sem o consentimento de Harris, as coisas ficaram feias. Harris ordenou que todo o trabalho de harmonia de Stratton fosse removido.

Uma situação semelhante surgiu quando o Maiden mais tarde gravou o single "Women In Uniform". Stratton e Burr adicionaram  overdubs ao mix quando Harris não estava por perto, e o chefe da banda explodiu de raiva quando a ouviu. A pessoa que Harris ficou mais chateado foi com o produtor Tony Platt, mas ele também começou a questionar o lugar de Stratton na banda.

Um problema mais sério desenvolveu-se durante a turnê do Maiden como convidados especiais do Kiss na Europa em 1980. Stratton não gostava de viajar com a banda dia após dia e passava boa parte do tempo viajando com a equipe ou saindo com o Kiss. Rod Smallwood viu isso como uma ameaça à unidade do Maiden nesta fase crucial, e fez Stratton ficar ciente de que ele precisava viajar com sua própria banda.



O guitarrista ressentiu-se disso, e as coisas ficaram mais feias. Harris insiste que Stratton "parecia ser negativo sobre um monte de coisas" e que "às vezes seria um pouco agressivo quando ele bebia algumas cervejas". Talvez mais a sério, Harris afirma que Stratton teve problemas com a direção musical do Maiden: "Ele questionou muitas das coisas fundamentais que estávamos tentando fazer."

Smallwood estava incerto sobre a contratação de Stratton e manteve-se confrontando o guitarrista, que mais tarde se queixaria de que o empresário "começou a se incomodar sobre a música que eu estava escutando." 

Francamente, é fácil ver como Stratton seria afetado pelas ordens do empresário, e também é fácil concordar com ele no que diz ao fato de que o Maiden era um pouco jovem demais para entender a necessidade de espaço na estrada. Mas é igualmente fácil entender que a banda se sentiu desconfortável com um guitarrista que era um pouco mais velho, e um pouco arrogante depois de ter entrado na banda há apenas alguns meses. Em todo caso, a ascensão do Maiden poderia ter demorado um pouco mais de tempo se eles não conseguissem que Adrian Smith se juntasse à banda. Stratton foi demitido e rapidamente esquecido pela banda e fãs.

Dennis Stratton tocou seu último show no Maiden na Noruega no final da turnê Kiss, e apareceu no vídeo de "Women In Uniform", antes de ser demitido no final de 1980.

Continua...


Sobre Alexandre Rodrigues Temoteo

Alexandre Rodrigues Temoteo

0 comentários:

Postar um comentário