Iron Maiden: Como as ruínas Maias inspiraram "The Book of Souls".

Em 21 de Fevereiro de 2008, na cidade mexicana de Guadalajara, durante a Somewhere Back in Time, Rod Smallwood escreveu em seu diário: "Depois do show, toda a banda exceto Bruce e eu voaremos para a Cidade do México. Dessa maneira, eles teriam tempo de ir e ver as incríveis pirâmides Maias de Teotihuacan". Alguns dias depois, Janick e Nicko foram filmados perambulando pelo extraordinário sitio da Pirâmide do Sol, com Nicko muito bem humorado e se perguntando onde Janick teria se enfiado. A cena pode ser vista no documentário de 2009 Flight 666.

Dessa maneira, não é difícil ver Teotihuacan como o local de nascimento do conceito de The Book of Souls. Localizada a 48 kms a Nordeste da Cidade do México, as ruínas dessa metrópole de mais de 2.000 anos e onde se estima que haviam cerca de 125.000 habitantes, e que até o século VIII estava totalmente escondidas. Não somente os Astecas sabiam quem a construiu, quem viveu lá ou por que a cidade sucumbiu, até que novas evidências mostram que ela foi destruída numa rebelião civil, após décadas de seca e fome. Foram os intimadores Astecas batizou o casto deserto com o nome de Teotihuacan, que significa: "O lugar onde os deuses foram criados". A "Avenida dos Mortos" domina a paisagem, cercada de templos cerimoniais e encarada pela enorme Pirâmide do Sol, onde em 2008 em seu interior, um guia local concedeu uma antiga cerimônia abençoando a banda. Nicko ofereceu uma oração como agradecimento.
Escavações na Pirâmide da Lua revelaram a mais brutal história de Teotihuacan. Em 2004, uma vala foi descoberta contendo 12 corpos enfileirados lado a lado, onde 10 deles foram decapitados e jogados entre restos de pumas, lobos e águias. Saburo Sugiyama, da Univeresidade de Aichi, Japão, interpretou como sendo um "certo tipo de ritual mórbido que aconteceu dentro da tumba antes de serem jogados aqui". É consenso que a cerimônia criava uma cena horrível de derramamento de sangue com o sacrifício de animais e pessoas. Esse é o território que Eddie explora no último nível do clipe de "Speed of Light".. Objetos foram encontrados aqui que serviam de receptáculos para corações humanos, da mesma maneira que Eddie encaixa seu coração nos últimos segundos do vídeo - enquanto as plataformas de pedra da Pirâmide de Teotihuacan estão visivelmente retratadas no palco da The Book of Souls World Tour.

Fonte: Teamrock.com




Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

2 comments: