Iron Maiden: Todas as formações da banda parte II.



Dando continuidade com nossa série de matérias históricas, trazemos a segunda parte da matéria sobre as formações da banda. Nosso foco agora é o período compreendido entre 1978 e 1981.

Em Abril de 1978, Dennis Willcock e Barry Purkis deixam a banda. Steve e Dave resolvem então, tocar o barco sozinhos. Começa então a busca por novos músicos. A coisa se estabiliza em Novembro de 1978, com a seguinte formação:

10. Paul Di'Anno (V), Dave Murray (G), Paul Cairns (G), Doug Sampson (D) e Steve Harris (B).




Essa formação dura até Fevereiro de 1979. Foi nessa época que "Invasion", Running Free" e "Remember Tomorrow" foram compostas. E sobre ela, há um fato bem interessante. Todos nós já sabemos que nesse meio termo de tempo, mais precisamente em 31 de Dezembro de 1978, a banda entra no Spaceward Studios para a gravação da lendária demo Soundhouse Tapes. Mas por um motivo desconhecido, Paul Cairns não é creditado na gravação, embora existam relatos e até uma foto dele com a banda, em frente ao estúdio, que comprovam que ele participou das gravações.



Depois da gravação da demo, o Maiden começa uma busca para um companheiro nas guitarras para Dave Murray. Depois de alguns testes, tivemos mais algumas formações de destaque.

11. Paul Di"Anno (V), Dave Murray (G), Doug Sampson (D) e Steve Harris (B). (Abril de 1979 até Maio de 1979).



Ainda em Maio daquele ano, tivemos uma das mais curtas formações da banda. Segundo relatos de Steve Harris, durou somente uma semana.

12. Paul Di'Anno (V), Dave Murray (G), Paul Todd (G), Doug Sampson (D) e Steve Harris B). 



Após esse episódio, a banda resolve seguir como um quarteto até Setembro. Quando então, temos mais uma adição na banda.

13. Paul Di'Anno (V), Dave Murray (G), Tony Parsons (G), Doug Sampson (D) e Steve Harris (B). (Setembro de 1979 até Novembro de 1979).


Com Tony Parsons, a banda grava duas faixas para a coletânea "Metal for Muthas" ("Wrathchild" e "Sanctuary") e participa do festival Music Machine daquele ano. Entre Novembro e Dezembro, a banda segue novamente como um quarteto, e grava para uma segunda coletânea, chamada "Axe Attack". As músicas foram "Running Free" e "Burning Ambition".



Então em Dezembro de 1979, temos o surgimento da primeira importante formação da banda até então, pois seria ela a responsável por gravar o tão aguardado álbum de estréia.

14. Paul Di'Anno (V), Dave Murray (G), Dennis Stratton (G), Clive Burr (D) e Steve Harris (B). (Dezembro de 1979 até Outubro de 1980).



Com o primeiro álbum gravado, é com essa formação que a banda sai em turnê para divulgá-lo. Vale destacar os shows em que eles foram convidados pelos já gigantes na época Kiss e Judas Priest para abrirem seus shows. Ao fim da tour, tivemos mais uma mudança.

15. Paul Di'Anno (V), Dave Murray (G), Adrian Smith (G), Clive Burr (D) e Steve Harris (B). (Outubro de 1980 até Setembro de 1981).



Já estabilizados e aproveitando o sucesso do primeiro álbum, essa formação já emenda com a gravação do segundo álbum "Killers". Saem então para sua primeira turnê mundial, onde foram sucesso absoluto onde passaram. Contudo, nem tudo foram flores, e ao final da tour, tivemos outra mudança, mas desta vez, bem significativa.

Continua...














Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

0 comments:

Postar um comentário