Outside Iron Maiden: Entrevista exclusiva com Erwin Lucas.


Como já divulgado aqui mesmo no Iron Maiden Brasil Noticias, neste mês foi lançado o livro "Outside Iron Maiden" (Por fora do Iron Maiden) do escritor e fã holandês Erwin Lucas. Para quem ainda não sabe, o livro é uma verdadeira bíblia que traz de uma forma bem detalhada todas as bandas e projetos dos quais algum membro do Iron Maiden tenha passado. Para falar um pouco mais desse excelente guia, Erwin recebeu a equipe do Iron Maiden Brasil para uma entrevista exclusiva, onde ele detalha de forma mais clara a abordagem do livro e nos traz algumas curiosidades. Confiram:

01. Olá Erwin. Em primeiro lugar, gostaríamos de dizer que é uma honra ter a chance de entrevistá-lo. Como surgiu a ideia de escrever o livro?

Começou quando "Tattooed Millionaire" de Bruce Dickinson foi lançado. Eu coleciono material do Maiden desde 1986 e este foi o primeiro item que peguei "fora do Iron Maiden". Isto tornou-se uma parte importante de minha coleção como também todo o material solo e projetos que os membros fizeram antes, durante ou depois de suas passagens pelo Iron Maiden. Isso foi como eu me tornei um expert no assunto e eu tinha muitas perguntas de outros fãs sobre esses lançamentos. Há três anos eu decidi colocar tudo no papel e virou eventualmente no livro.

02. Imagino que seu livro seja o único no mundo nesse formato. Você tens alguma informação sobre algum outro?

Eu não acho que há um outro livro sobre esse assunto em específico. Claro que há os conhecidos livros de Marco Gamba e Nicola Visintini "Maiden Companion" e "Live Collectables", mas eles são 95% sobre lançamentos do Iron Maiden e não sobre lançamentos "fora do Iron Maiden".

03. Quanto tempo levou para o livro ficar pronto?

Eu começei há três anos catalogando todo o material que eu conhecia e iniciei a pesquisa. No começo de 2014 eu começei a transformar essas informações em um livro, e meu objetivo era ter que publicar em Março de 2015. Tudo deu certo e consegui lançá-lo em Fevereiro deste ano por mim mesmo, escrevendo, publicando, fazendo o marketing e vendendo-o. Somente a prensagem é feita por uma terceira parte. Dessa maneira, eu pude lançá-lo de forma independente e mantê-lo num ótimo preço, pois não quero que os fãs paguem uma quantia grande de dinheiro para algum cara sentado atrás de uma mesa sem fazer nada.

04. Como estão sendo as vendas e a aceitação dos fãs?

Está sendo sensacional ver toda as reações em minha página no Facebook. Para que esse livro saísse, eu contactei várias pessoas simplesmente com uma ideia. "Eu quero escrever um livro sobre esse assunto e se elas estariam interessadas em comprá-lo". Desse modo, eu vendi 50 versões numa edição especial limitada em capa dura para pessoas que sequer tinha visto-as ou sabiam o que eu estava fazendo. Elas me deram dinheiro e confiaram e isso fez valer a pena. Alguns caras me pagaram e esperaram até 4 meses para que o livro chegasse até a eles. Eu realmente quero dar bastante crédito para essas pessoas e elas são mencionadas no livro. Essa primeiras 50 versões venderam muito rápido, então eu tive que encomendar mais 50 versões capa dura e também as vendi antes mesmo de serem impressas. Com o dinheiro, eu pude pegar mais 100 exemplares capa duraimpressas juntas com mais 50 em papel padrão. Essas são as únicas que vendi até agora. As versões capa dura são para essas pessoas que me fizeram acreditar no sonho. As versões em papel padrão estão saindo bem na medida do possível e tenho ouvido muitas boas histórias a respeito. Até ex embros do Iron Maiden como Bob Sawyer, Ron Mathews e Dennis Willcock estão super animados com o trabalho.

05. O livro nos traz algumas palavras de Dennis Willcock no prefácio. Como você conseguiu esse contato?

A cerca de um ano e meio eu tive contato com Tony Miles, que foi guitarrista no Gibraltar juntamente com Dennis nos vocais no começo dos 80's. Ele também estava atrás de ter contato com Dennis e alguns meses depois ele me manda um e-mail dizendo que tinha encontrado-o e até me passou o endereço. E assim foi como entrei em contato com ele. Dennis e Tony estão juntos novamente e estão tocando novamente no GibraltarV1 juntamente com Steve Parsons (irmão de Tony Parsons, ex guitarrista do Iron Maiden) no baixo.

06. Basicamente o livro é um mapa que nos mostra todas as bandas e projetos dos membros do Iron Maiden. Poderias nos contar algumas curiosidades a respeito?

O livro é cheio de estranhos projetos e curiosidades. Porém, algumas chamam a atenção. Por exemplo. Eu descobri que Dave Murray tocou em uma banda chamada "The Secret" depois que ele saiu do Maiden em 1977. Eles gravaram uma demo chamada "Café de Dance", mas nunca foi lançada. Mas no mesmo periodo eles lançaram um single chamado "The Young Ones". Entrei em contato com o vocalista do "The Secret", um cara chamado Mickey Modern. Ele me confirmou que Dave tocou no single mas nunca foi creditado, pois foi lançado justamente quando ele saiu da banda.Se você ver a página no livro a respeito desse single você pode ver uma foto dos membros da banda sem Dave. Mas na foto original Dave estava nela, posicionado no lado. Eles simplesmente "cortaram-no" da foto e lançaram o single.

07. Qual foi a mais rara banda ou projeto que você descobriu?

Eu diria que é o "Cockrel Chorus". Eles lançaram um single em 1973 chamado "Nice One Cyril" baseado em um jogador do Tottenham Hotspur chamado Cyril Knowles. Um jovem garoto de nome Michael Henry McBrain foi quem tocou bateria nesse single. Acho que já sabem de quem falo! rs

08. Saberias dizer se algum membro atual do Iron Maiden teve acesso ao livro?

Não que eu saiba. Alguns membros fundadores já viram e até compraram. Dennis Willcock tem um, afinal, ele escreveu o prefácio. Bob Sawyer e Terry Wapran também compraram. Eu sei que Ron Mathews chegou a vê-lo e que Doug Sampson o terá em mãos o mais breve possível.

09. Você tem planos de escrever outro livro?

Não há planos concretos, mas pode ser que sim. Tenho falado com várias pessoas a respeito, e talvez no futuro possa haver mais livros. Poderá me ter como autor, mas também poderá ser lançado inteiramente por mim, pois tive que abrir minha própria empresa de publicidade para que esse livro saísse. O futuro dirá. Pois a história de "Outside Iron Maiden" não está finalizada. Architects of Chaoz (Paul Di'Anno) nos trará um novo álbum esse ano. Blaze Bayley fará o mesmo em 2016 e assim a história continua. Então um segundo livro complementar também é uma possibilidade.

10. Erwin, mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção. Deixe-nos uma mensagem.

Muito obrigado a vocês do Iron Maiden Brasil. Um alô especial a todos que compraram o livro ou que ainda comprarão. Ainda está disponível no www.maidenholland.com or entrem em contato através do endereço orders@maidenholland.com. E quero desejar a todos os fãs brasileiros tudo de bom e ótima saúde. Soube das noticias sobre Bruce Dickinson. Boa saúde é o melhor que podemos desejar a ele. Up the irons!!


  

Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo