O GUIA DO MOCHILEIRO DO MAIDEN - I

Por Gabriela Miotti
Olá maidenmaníacos, tudo bem com vocês?

Após um bom tempo ausente por conta de estudos e mestrado, cá estou eu mais uma vez com mais uma matéria. Como havia mencionado no IMBcast #48, hoje trago pra vocês O GUIA DO MOCHILEIRO DO MAIDEN (sim o título é por causa do Guia do Mochileiro das Galáxias, da qual sou fã), que consiste em histórias da banda, dos álbuns, curiosidades e afins que talvez muitos já sabem.

“A Gabriela, mas porque você vai falar de coisas que já sabemos?” Pois bem, caro leitor, esse guia é mais voltado para os novos fãs, que desde o começo já comecem assimilando mais as inúmeras informações da nossa querida banda. Claro, que não vou mencionar histórias tão óbvias assim, pois esse guia também vai servir para os antigos fãs. Ou seja, é para todos, é de fã pra fã, e tudo sobre o IRON MAIDEN é válido. Então leiam e aproveitem sem moderação!

Hoje começo com falando sobre: 

THE SOUNDHOUSES TAPES (09 novembro de 1979)

The Soundhouse Tapes são as primeiras gravações da banda. Este registro apresenta três das quatro canções originais da Spaceward (Studio) fita demo que foi gravado em uma sessão de 24 horas no dia 31 de Dezembro de 1978 (O estúdio, normalmente, seria vazia durante o ano novo, e a banda foi capaz de pechinchar por um preço mais acessível ). A quarta música do set, "Strange World", não foi incluída no The Soundhouse Tapes , por causa da qualidade ruim da gravação.

The Soundhouse Tapes foi um elemento crítico de sucesso no futuro da banda, e foi fundamental na aquisição de um contrato com a gravadora EMI. Ele foi lançado de forma independente no selo Rock Hard Records.

“De vez em quando, uma banda em especial, emerge da massa de bandas inexperientes e desconhecidas, que enchem as ruas do mundo do rock. Iron Maiden é apenas uma banda mais disponível, trazendo com seu aparecimento, um estilo de música tão forte, corajoso e honesto que esse sucesso é devido ao seu trabalho duro!
As faixas deste E.P. foram primeiramente gravados pela banda e os cortes unremixed autênticos são retiradas da fita demo gravada na Spaceward Studios em Cambridge em 30 de dezembro de 1978 e posteriormente, apresentado a mim na Soundhouse uma semana depois.
Depois de uma grande, era óbvio que o Iron Maiden se tornaria um dos líderes do atual heavy metal, combinando o tipo de talento na qual o mundo da música não deveria jamais ignorar.”
(Neal Kay, DJ na época do mais famoso clube de Londres “SOUNDHOUSE” )



Foram feitas apenas 5.000 cópias de The Soundhouse Tapes, porque eles se tornaram o "Santo Graal" para Iron Maiden Collectors. Apesar de várias gravadoras encomendarem 20 mil exemplares cada, a banda decidiu recusar, sentindo que lucrando nessa proporção estaria destruído a magia do Soundhouse Tapes.


Obs: que a banda estava passando por problemas para encontrar um segundo guitarrista que poderia coincidir com habilidades de Dave.



IRON MAIDEN (Harris)

Esta é a primeira versão gravada do que se tornaria a marca registrada musicalmente do Iron Maiden. Esta gravação é muito mais crua (e rústica) do que a versão que acabou entrando no primeiro álbum, com um ritmo mais lento que quase parece se arrastar um pouco em algumas partes. No entanto, a canção exibe a energia das primeiras gravações da banda.



INVASION (Harris)

"Invasion" é outra das primeiras composições de Harris, e foi registrado pela primeira vez aqui no Soundhouse Tapes. É uma grande canção sobre uma invasão Viking.


Mais tarde foi lançado como um b-side no single Women in Uniform, e depois evoluiu (ao estilo Pokemon rs) para "invasores" no álbum The Number Of The Beast. Esta versão original de "Invasion" tem um ritmo ligeiramente mais lento do que a versão mais recente, mas é maravilhoso mesmo assim.



PROWLER (Harris)

Esta é a versão mais antiga do "Prowler", um clássico do Maiden e que possui uma melodia cativante. Mais tarde foi regravada em um ritmo mais rápido para o álbum Iron Maiden, na qual, teve alguns ajustes sobre esta versão mais rústica. Grande solo de guitarra de Dave Murray juntamente com a energia oldschool foi a caracterização para as primeiras gravações em estúdio do Iron Maiden.


Continua...

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil