Bob Sawyer: Entrevista exclusiva para o Iron Maiden Brasil Noticias.


Estamos em meados do ano de 1976. O Iron Maiden sofre sua primeira mudança de formação. O vocalista Paul Mario Day cede seu lugar para Dennis Willcock. Saem os guitarristas Dave Sullivan e Terry Rance e entram Dave Murray e Bob Sawyer. E foi com o primeiro parceiro de Murray nas guitarras que o Iron Maiden Brasil conversou. Num bate papo bem descontraído, curto e direto, Bob nos contou alguns fatos de sua passagem pelo Maiden. Confiram!

01. Olá Bob. Primeiramente, gostaríamos de dizer que é uma enorme honra ter a chance de entrevistá-lo. Como músico, quais foram suas principais influências?

Bem, como músico, as principais influências foram The Shadows (Hank Marvin), um guitarrista americano chamado Duanne Eddy, Eric Clapton e claro...Jimi Hendrix!

02. Conte-nos sobre sua experiência musical antes do Iron Maiden.

Eu toquei em várias bandas durante minha adolescência. As que eu me lembro foram Big Ladder Woman, Moby Dick, Snatch (juntamente com Danny Hynes, do Weapon) e depois..claro...o Iron Maiden! 

03. Você já tinha visto, ou ouvido o Iron Maiden antes de sua entrada? 

Antes de se juntar a eles, jamais tinha ouvido-os, mas eu conhecia Dennis Willcock.

04. Como foi o convite para se juntar ao Iron Maiden?

O convite para me juntar ao Iron Maiden foi um completo acaso do destino. Certa noite, um carro parou ao meu lado no semáforo. Dennis estava dirigindo, e Steve Harris e Dave Murray estavam no carro também. Dennis baixou o vidro e perguntou: "Ei...você está em alguma banda?" "Não"...respondi. Dois dia depois ele me ligou, e me juntei a banda, sem nenhuma audição.

05. Qual foi o momento mais importante durante sua passagem pelo Iron Maiden?

Eu não me lembro de pontos importantes, mas foi incrível nosso rápido sucesso no Cart & Horses pub.

06. Conte-nos sobre o set list tocado naquela época. Havia muitas diferenças em relação ás versões dos álbuns?

O set list era basicamente todo o primeiro álbum mais I've Got the Fire, do Montrose e Highway Road in Time. Claro...havia alguns riffs diferentes das versões que viriam a ser gravadas posteriormente.

07. Por que você saiu da banda? 

Eu fui expulso da banda juntamente com Dave Murray, pois Dennis tinha "questões" não resolvidas conosco.

08. Você ainda mantém contato com algum ex membro?

O único que vejo atualmente é Ron Mathews, o baterista original. Ele mora perto de minha casa. Recentemente Dennis Willcock veio me ver tocar com minha banda, a Firebird Seven. Tudo foi perdoado, após 37 anos.

Dennis Willcock e Bob Sawyer

09. O que você acha desse trabalho, onde fãs buscam conhecer a história do Iron Maiden através de ex membros?

Eu, juntamente com os demais ex membros, estamos lisonjeados profundamente com o interesse demonstrado. Por favor...continuem com esse excelente trabalho.

10. Próximo ano, o Iron Maiden provavelmente fará uma turnê de celebração de 40 anos de banda. Se houvesse o convite por parte deles à você fazer uma participação especial, aceitarias o convite? Se sim, qual música gostaria de tocar?

Claro que eu aceitaria. A canção? Sanctuary!!!!

11. O que você conhece sobre o Heavy Metal aqui no Brasil?

Até vocês entrarem em contato comigo, eu não conhecia nada sobre o Metal brasileiro. Mas ela soa de maneira excelente.

12. Você já conhecia o Iron Maiden Brasil e nosso trabalho de divulgar noticias sobre os ex membros?

Eu não estava por dentro do Iron Maiden Brasil, mas graças a vocês, eu conheço agora! 

13. Bob...mais uma vez, agradeço de coração por ter tido a chance de entrevistá-lo. Por favor, deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros.

Eu gostaria de dizer a todos vocês ai no Brasil. Obrigado a todos vocês pelo imenso interesse. Eu posso afirmar com certeza, em nome dos ex membros que adoramos sua lealdade e senso histórico. Sem vocês, estaríamos esquecidos no tempo. Fãs do Maiden no Brasil, eu vos saúdo. Keep on Rocking!!
Vocês podem encontrar meu trabalho no Firebird Seven no Youtube...mas não esperem encontrar Metal! (risos)
Abraços...Bob "Angelo" Sawyer.





Sobre Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo