[Pt de Vista] - Baladinhas e a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos.

Por Gustavo Queiroz
O Iron Maiden já se consolidou no mundo da música e do Heavy Metal pelo sua forte presença de palco e sonora também. Os discos do Iron Maiden, onde todos passam pelo aval de Steve Harris (O baixista), possuem uma certa forma de composição das letras e do próprio instrumental. O som da banda é forte, é pesado, é harmonioso e tudo aquilo que nós já conhecemos. 

Se olharmos na história do metal, algumas bandas já se aventuraram a compor músicas mais calmas e melódicas, até o próprio Iron Maiden compôs a clássica Wasting Love, presente no álbum Fear of The Dark, que agrada a muita gente (principalmente a mulherada). Podemos até considerar a música Remember Tomorrow um pouco balada. 

Na história do Maiden, de longe o Bruce Dickinson foi o vocalista que mais se destacou e eu já fiz um artigo explicando o motivo disto, mas estes dias eu estava vendo um vídeo dele cantando Behind Blue Eyes e me veio a afirmação: O Bruce Dickinson ainda pode cantar músicas mais lentas e mais calmas sim! Ele fez bastante isso em sua carreira solo, mas não é muito comum o vermos cantando nesta tom no Iron Maiden.

 Música mais lenta, a conhecida ‘’balada’’, na minha opinião, nunca ficará fora de moda e será sempre bem vinda no Heavy Metal, até para dar uma aliviada e expor um arsenal mais variável na carreira ou até mesmo nos shows aos vivos. Algumas baladas que eu realmente curto são, The Bard’s Song do Blind Guardian, All I Am da banda brasileira Almah, Uiara da banda brasileira Armahda, Lonely is the World do Black Sabbath na era Dio, enfim, muitas! Baladas são bem vindas, por quê não? 

Muitas delam trazem um ‘’Feeling’’, talvez aquele ‘’Feeling’’ que estamos buscando ou aquela sonoridade que combina perfeitamente com um momento mais romântico, com um jantar ou até mesmo quando você está voltando pra casa à noite no carro e está querendo ouvir algo para relaxar, as ‘’baladinhas’’ são perfeitas para isso. Escute Tears of The Dragon se você ainda não está convicto do poder das ‘’baladinhas’’. E de quem é esta música? Do nosso querido anão de jardim, Bruce Dickinson, onde ele a compôs em sua carreira solo e encontra-se no álbum Balls to Picasso (lançado em 28 de Maio de 1994), época em que ele já estava fora do Iron Maiden justamente para buscar novas sonoridades que o Iron Maiden não estava fazendo ou querendo fazer (Né Steve Harris). 

Agora vamos ao que eu quero realmente chegar. Depois de ver o vídeo do Bruce cantando Behind Blue Eyes, eu percebi que ele ainda pode cantar músicas mais calmas, músicas que possuam aquele ‘’Feeling’’ no qual eu estava me referindo, porém ele está de volta no Iron Maiden, aí que vem a indagação: Seria uma boa ideia, o Iron Maiden fazer músicas mais calmas e mais ‘’baladas’’ em seus futuros álbuns? Quem aí não gostaria de ouvir outras músicas no estilo de Wasting Love, Journeyman ou uma Revelations sem aquela parte mais pesada? Talento o Bruce tem de sobra para cantar este tipo música e eu penso que a maioria dos fãs receberia com muita alegria estas músicas novas.


Será se o Steve Harris pensa como eu? Será se ouviremos músicas baladas nos próximos discos do Iron Maiden? Eu realmente espero que sim. Não estou falando pra banda fazer 5 de 10 músicas de um disco, só com baladas. Mas umas 2 eu não iria achar nada ruim, somaria a mais músicas estilo Blood Brothers, Dance of Death, For The Greater Good Of God, The Talisman que possuem esta pegada de começar devagar e depois vai acelerando e possuindo melodias gostosas e letras fantásticas, que é isso uma das identidades do Iron Maiden. Fora outra coisa que o Maiden poderia experimentar. Eu só gostaria de ouvir mais baladas vindo Iron Maiden, o Bruce poderia se encarregar das letras, já que ele compôs baladas realmente lindas em sua carreira solo e adequaria estas novas baladas a sua voz de hoje. 

Porque pensem bem, cantar músicas mais calmas e lentas mostra que a banda tem variância musical e riqueza de arranjos e linhas de instrumento. Grandes bandas de Heavy Metal, em um determinado momento de seus shows, só colocam 2 violões e o vocalista no palco e mesmo assim fazem o público ir ao delírio. O Maiden já fez isso (colocando 3 violões), tocando Journeyman na turnê do Dance of Death e eu achei simplesmente maravilhoso! O Iron Maiden possui um dos maiores vocalistas vivo de todos os tempos e que ainda canta em alto nível e isso deve ser mais explorado.

O poder de uma banda de Heavy Metal, para mim, não se encontra somente no arsenal sonoro pesado dos instrumentos da banda, mas na letra e no vocal também e me diz aí um estilo melhor que trabalhe a boa composição e a voz se não a ‘’baladinha’’? Eu realmente espero encontrar no próximo disco do Iron Maiden pelo menos uma ‘’baladinha’’ ao bom e velho estilo Bruce Dickinson.


Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil