[Pt de Vista] - A maior troca de todos os tempos no mundo da música

Feito por Gustavo Queiroz para o site Iron Maiden Brasil!

O que eu irei falar aqui, não deve ser surpresa para nenhum fã de maiden. Mas se você tem algum amigo que não conhece muito sobre a banda, mande este artigo para ele dar uma olhada.

O Iron Maiden, hoje em dia, alcança um sucesso mundial e isto nós já sabemos. Mas você, novo leitor que dedicou seu tempo para ler este material, não deve saber o porquê. Vamos lá.

Juntamente com outras bandas de peso, o maiden surgiu num movimento na Inglaterra chamado ‘’ New Wave of British Heavy Metal’’, o que tinha por objetivo trazer um som novo ao público que estava ouvindo punk em todos os lugares. Banda que traz novidade atrai atenção, estou certo? Pois bem, o que há de novo na música do Iron Maiden é um assunto para outro futuro artigo. Acho que isso é um trabalho bem difícil para qualquer fã. MAS, qual outro fator, que não seja a música em si, poderia fazer o mundo observar esta banda que só crescia, crescia e crescia? Simples a resposta: Os seus membros e mais precisamente, o seu frontman. Outra banda também de peso (tendo seu primeiro álbum lançado em 74 – 6 anos antes da estreia do álbum do maiden – podendo dizer que se fez presente na era do crescimento do Maiden ), foi o Judas Priest. Mas eu pergunto a vocês, meus amigos: O que difere o Maiden do Priest se ambas tocam Heavy Metal e são inglesas? Eu digo imediatamente à vocês, que além das roupas (o Priest usava couro que era colocado à vácuo e o Maiden usava roupas mais ‘’normais’’, com mais cor) o mais importante de tudo, o ponto chave deste artigo, o vocalista! Basicamente isso, porque até estas bandas tiveram o retorno de seus principais vocalistas (o que contribuiu com que elas se pareçam mais). Rob Halford gravou o primeiro CD do Judas Priest (mesmo que ele tenha substituído Al Atkins - que não gravou CD com o Judas, formada por ele - ). Vamos concordar que o Rob Halford não teve a árdua tarefa de substituir um vocalista que o público já estava acostumado nos shows, que é exatamente o caso do Iron Maiden. Rob Halford já começou com o amor do público, inclusive compondo já músicas no álbum de estreia do Judas (o Rocka Rolla) mesmo tendo algumas musicas, de composição do antigo vocalista. O que eu quero dizer é que o Rob Halford já chegou sendo o dono da posição e não precisou impressionar ninguém. Já o Mr. Bruce Dickinson, precisou impressionar o público e ser melhor que o ex vocalista do Maiden, o nosso amado Paul Di’anno que já havia feito 2 lindos trabalhos com o Iron Maiden. É bem arriscado trocar o vocalista, no qual o público já está acostumado. O próprio Maiden mesmo, nos documentários, comenta que foi um tiro no escuro e eles não sabiam o que podia acontecer, se a banda caía ou se ela decolava de vez. E foi o que aconteceu com a donzela de ferro.

A chegada do Mr. Bruce Dickinson cantando e estreando em um dos álbuns mais perfeitos da banda, elevou o Maiden a um patamar jamais imaginado e todos os membros deixam isso bem claro nos documentários presentes nos DVDs. Bruce dá vida a Hallowed Be Thy Name, The Number of the Beast, Run to The Hills, The Prisoner e entre outros clássicos lá presentes. Uma nova era no Maiden começa. Turnês mundiais (indo à países nunca antes visitados), clássicos sendo feitos (Oi Powerslave e Seventh Son), interpretações magistrais, presença de palco, fôlego para dar e vender e a inteligência de um homem de visão. Para mais detalhes eu aconselho a leitura da biografia do mestre Bruce Dickinson.
Eu acho, só acho, que com esse sucesso ele conseguiu substituir o ex vocalista do maiden e conseguiu ‘’gigantesser’’ (inventei essa palavra rs) o seu nome e o nome do Iron Maiden para o mundo todo poder gritar e exclamar. O Bruce Dickinson é o maior sucesso musical (trocando de vocalista) de todos os tempos, e não sou eu quem diz isso. O site Loudwire citou 25 vocalistas que MELHOR substituíram os vocalistas anteriores. O Judas tem 6 anos na frente do Maiden ( me baseio pelo lançamento do primeiro trabalho. 1974 do Judas contra 1980 do maiden), mas é graças ao Bruce Dickinson que o Maiden, hoje, é maior que o Judas Priest. Não falo como fã do Maiden, eu falo observando os fatos. O Maiden está sempre em turnê, lotando estádios, com turnês comemorativas, produção invejável nos shows, viaja a lugares que nem eu sabia que tinha no mapa e o número das vendas de discos não mentem nada. – O Judas Priest vendeu cerca de 50 milhões de discos em 44 anos de existência. O Iron Maiden já vendeu mais de 85 milhões de discos em todo o mundo, aproximadamente. Há quem diga que chega aos 90 milhões.

O Bruce tem só a voz poderosa? Também. Mas suas interpretações em palco, suas corridas, seus pulos de 1,90 metros, suas composições magistrais, sua inteligência, seus estudos, seu profissionalismo e seu fôlego faz com ele, com apenas 1,67 m e com 55 anos de idade seja considerado um dos maiores vocalistas de todos os tempos. E a magia do Maiden também se dá da boa parceria com os demais membros. Steve Harris, o fundador da banda e responsável pela maioria das letras e dos clássicos do Iron Maiden, assumiu que o Bruce é insubstituível. As três guitarras do Iron Maiden casam-se perfeitamente com os refrões do Bruce e o Nicko Mcbrain, o baterista mais gente boa desse mundo, harmoniza-se muito bem com o tempo do vocal e dos demais instrumentos. Como eu falei, os membros são responsáveis pelo crescimento de uma banda. E os do Maiden, possuem uma perfeita harmonia, a honra, o privilégio e a sorte (por quê não?) de serem liderados pelo maior sucesso de todos os tempos: Bruce Dickinson.

Fonte de pesquisa: http://loudwire.com/top-rock-metal-replacement-singers/?fb55

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil