[Pt de Vista] - Entendendo a Saga Blaze Bayley no Iron Maiden


Por César Hiar para o Iron Maiden Brasil 

Olá Amigos do Iron Maiden Brasil !


Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer o espaço que o Iron Maiden Brasil disponibilizou para nós fãs poderem expressar seu ponto de vista ou até contar alguma historia referente a maior banda de Heavy Metal da historia... Iron Maiden ! Então ai vai minha primeira publicação, espero que gostem e fiquem a vontade para comentar ou compartilhar e dar sua opinião .

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que eu sempre pensei a respeito da saga Blaze Bayley no Iron Maiden, aproveitando o momento que Blaze terminou sua mega turnê pelo Brasil...

Para muitos fãs a saída do Bruce Dickinson foi praticamente um pesadelo do qual ninguém queria acreditar que estava acontecendo... Depois da turnê do Fear Of The Dark seguido de excelentes lançamentos como Live At Donington e Real Live Dead One, foi algo realmente difícil de engolir.

Mas Bruce teve seus motivos, e sua promissora carreira solo na qual ele já havia trabalhado anteriormente, estava falando mais alto naquele momento... E a dúvida que todos tinham era : Qual seria o destino do Maiden sem o Bruce ?! Quem ira substituí-lo ?!

Foi ai então que a banda fez a tal ``competição´´ para saber quem assumiria os vocais do Maiden, alguns nomes surgiram... Alguns que conhecíamos, mas não irei cita-los aqui pois existem muitas especulações ainda... Enfim nosso vencedor Blaze Bayley ! Blaze ? Quem é esse cara ?! Foi o que todos ou a maioria se perguntaram a não ser quem conhecia o trabalho de entrada de Blaze... Wolfsbane ! Banda formada em 1984 que durou até 1994, um ano antes da grande estreia no Maiden.

( Um outro lado da moeda diz que Steve Harris já havia reparado Blaze Bayley em algumas aberturas que Wolfsbane teria feito para o Maiden e pensou em chamá-lo para substituir Bruce. Então a competição seria boato da mídia para valorizar alguns vocalistas ? Fiquem a vontade para opinar. )


A expectativa era grande afinal todos estavam loucos para saber o que viria por ai, foi ai que dia 2 de Outubro de 1995 a banda lança The X Factor ! Um álbum obscuro, pesado... Algo bem diferente do que o Maiden já havia feito... E em 23 de Março de 1998 chega o décimo primeiro álbum do Maiden, Virtual XI ! Um pouco diferente do álbum anterior, abordando elementos futuristas...

O resultado dos 2 álbuns e suas respectivas turnês não foram de agrado da maioria dos fãs, apontando Blaze como um grande erro.

De fato houveram motivos para tal desagrado, errando letras, alcance de notas, timbre e etc... Depois dessa fase difícil, em 1999 parece que a tempestade chega ao fim com o retorno de Bruce Dickinson a banda e a gloriosa Ed Hunter World Tour .

Bom o que eu contei aqui para vocês não é nenhuma novidade e imagino que quase todos conhecem essa novela... O que eu queria dizer realmente depois de tudo isso é sobre o Vocalista Blaze Bayley . Eu não acho um péssimo cantor, longe disso ! Ele tem o estilo dele e não precisa descobri-lo mais...

Para mim, Blaze trouxe algo para o Maiden que talvez Bruce não tivesse trago antes, falo de uma SERIEDADE para a banda, se percebemos desde o inicio até o Fear Of The Dark a banda sempre manteve um padrão. Feliz, empolgante, energético, coisas que são virtudes do Maiden até hoje, mas que em algum momento isso deveria sofre algumas mudanças o que para mim não foram ruins... X Factor e Virtual XI foram os preparadores para o Maiden de hoje em dia, ter chegado ao Brave New World com uma cara nova, mais pesado, mais sério, mais poderoso.

Pronto para competir cara a cara com as bandas em 2000 em diante, não ficando para trás em nada.

Então acho muita prepotência criticar essa saga do Blaze no Maiden, sendo que foi essencial para o Iron Maiden ter chegado onde chegou depois do Fear Of The Dark .

Sem dizer que acho X Factor e Virtual XI , álbuns excelentes com musicas que hoje o Bruce canta e ainda nos emociona como : Sign of the Cross, The Clansman, Lord of the Flies, Futureal e Man on the Edge... Imaginem When Two Worlds Collide com Bruce ?!

É isso ai pessoal, lembrando que não estou defendendo ou criticando ninguém muito menos fazendo comparações para mim.

Iron Maiden é Iron Maiden por tudo que fez e ainda faz. Eu acho que existem fãs, e admiradores de algumas musicas...

Então eu acho que o ponto de vista muda quando você é um fã e quando você houve apenas algumas musicas.

Obrigado !
UP TO THE IRON´S !

César Hiar


Quer ver seus textos, materias, artigos, pesquisas, curiosidades a respeito da banda publicadas no Iron Maiden Brasil?
É simples!!!
Clique no banner e saiba como!

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil