[Pt de Vista] - A banda que viaja no tempo

Por Gustavo Queiroz para o Iron Maiden Brasil

A banda dos anos 80 que não se vendeu à mídia. Toca o que quer, toca com as raízes bem fixadas em um passado inglês num contexto onde muitas bandas surgiam e o punk e o hippie reinava.
Uma banda que buscava tocar algo novo, algo único e que agradassem a eles e principalmente ao público exigente do Heavy Metal. O Maiden trás hoje um som único. Parece que eles se congelaram no tempo. 
O Maiden não mudou com o tempo. Digamos que eles se adaptaram no decorrer dos anos, ao que o mundo os proporcionava. O Maiden é o Maiden desde sempre! O acréscimo do 3° guitarrista apenas reforçou o que já era forte e bom. Até o 3° guitarrista parece que é preso no tempo e demonstra ter suas raízes bem fixadas, um legítimo membro da donzela.

 Todos os integrantes demonstram que tiveram boa educação musical. Mas onde o Maiden se encaixaria hoje, no mundo da Música? Depois de ter alcançado o sucesso? Creio não haver resposta para isso. Vejo o Maiden como aquela banda dos anos 80 que viaja no tempo, sai lá dos anos 80 para fazer show hoje em dia. Até as músicas compostas nos anos 2000 pra cá, trazem o tempero Maiden, o tempero de uma banda que se destaca das demais, com o mesmo e único objetivo de anos: Fornecer adrenalina aos fãs, uma válvula de escape da vida. O tempero de uma banda que vivia em pubs e medianas casas de show da Inglaterra. 

O tempero de uma banda que preza a música em primeiro lugar e o que passar através destas músicas. Será se hoje em dia, este tempero é encontrado? Eu penso que o segredo do Maiden está nos anos 80 e apenas o Maiden, com sua capacidade de viajar no tempo possui o domínio total deste segredo, talvez o responsável por lotar estádios a onde quer que o Maiden vá. Por isso o Maiden não é comercial, pois mídia nenhuma vai comprar ou roubar o segredo do Iron Maiden. É algo que só o Maiden sabe administrar, e que a banda faz questão de fazer e expor especialmente aos fãs, os verdadeiros fãs. Fortalecendo e eternizando esta relação de banda para com os fãs.


Como que o Maiden faz para viajar no tempo? Não sabemos. Seriam eles os donos do tempo e do espaço? Como eles fazem para que músicas feitas em 1980 (ou até antes disso) sejam imploradas para serem tocadas ao vivo nos dias de hoje (em plano 2014) ? E essa longevidade? Quase 40 anos de estrada e SEM HIÁTO! Óbvio, com os seus momentos de baixa, mas que mesmo assim não deixou de lotar casas de shows ou de resolver encerrar as atividades. E quando achamos que acabou, que não viriam mais nada de bom daquela fase mediana (em relação ao que já teve), a nova formação com 6 membros nos dá um soco na cara! Até onde esses caras vão? Os anos 2000 nos trás mais teatro! Puff, todas as bandas fazem teatro. Isso é fácil e nada de novidade. Mas por quê que essa coisa toda com o Maiden fica diferente, especial e bem feita? Eles tem certificado de atores? Eu chutaria na harmonização, relação, mistura e na presença das músicas que dão vida e contexto as encenações de algumas músicas ao vivo. 

Seria isto, um novo tempero maiden? ‘’Seventh Son of A Seventh Son’’ e ‘’Rime of The Ancient Mariner’’ dos anos 80 VERSUS as versões ao vivo da contemporaneidade, qual a sua versão favorita? Já percebeu que o Maiden nos deixa com tantas dúvidas? Isso é sinal de que a banda é tão perfeita, que nós, fãs, muitas vezes não conseguimos acompanhar ou pensar em tudo sobre ela. A banda demonstra ser completa, quando ela difere os estilos dos álbuns sem perder o tempero Maiden de sempre. Não entendeu? Simples. Você se identifica mais com o Antigo Egito ou com tendências futurísticas? Você pode ter o ‘’Powerslave’’ como o seu favorito, mas se arrepiar todo do começo ao fim do ‘’Somewhere in Time’’. Não gosta de ler? O Maiden te dá um resumo de contos e livros formidáveis (muitas vezes antigos, nos quais não tínhamos conhecimento) e nos atiça a curiosidade de lê-los ou de apenas obter mais algumas pequenas informações sobre. 

Quantos minutos (ou até horas) você já passou observando as enigmáticas capas da donzela? E dos singles? Você já viu um morto vivo carismático? Com mais presença do que muitos vivos por aí? E avião personalizado de alguma banda? Existem muitos por aí, né ? (ironia mode: On) Bem, talvez estas dúvidas é que nos fazem nunca enjoar da maior banda do mundo. Eles são leais com a gente e a banda sabe que tem os fãs mais leais do mundo! Um amigo chama o outro e podemos dizer que foi assim que esta banda conquistou o planeta! Próxima parada é fora da Terra! Mas se bem que na capa do ‘’The Final Frontier’’, o Eddie já anda aprontando fora da Terra. Aguardemos.

Já parou pra pensar quanta gente legal você conheceu por meio do Iron Maiden? Aqui é família! Nós somos uma família e por mais imperfeito que seja o ser humano, gostar de Iron Maiden já nos une em prol de algo em comum e é um passo para que alcancemos muitas outras coisas boas que sozinhos talvez não conseguíssemos.

Você quer pular de alegria, levantar os braços e sacudir a cabeça ou ficar sentado no sofá tomando uma Trooper (a cerveja da banda. Sim, eu disse a cerveja da banda) ou suco (para os não alcoolistas) e relaxando depois de um dia ou de uma semana estressante de trabalho ou estudos? Não importa como você esteja, não importa o seu estado de espírito. O Iron Maiden vai deixá-lo melhor. Se você já está feliz, vai ficar ainda mais. O Iron Maiden vai estar em todos os momentos da sua vida, ele vai estar sempre com você.

Fãs novos, sejam muito mais do que bem vindos a esta família. A vida de vocês vai mudar por completo. Bem Vindos a este universo! A esta linha do tempo, a esta banda que viaja no tempo, nos trazendo o melhor, nos trazendo o que ela sempre trouxe aos seus fãs desde o começo e que ainda continua sendo a sua prioridade: A boa música.

Para finalizar, o Bruce falou do estilo de vida Maiden: Você não precisa comprar mil camisas da banda, só andar de preto e de acessórios de metal ou algo do tipo. Se você vai trabalhar de terno, mas na sua cabeça você está cantando as músicas ou lembrando-se dos rifes, acordes, refrões ou batidas das canções, você então vive o estilo de vida Iron Maiden. É ter a banda dentro de você!


Up the Irons! Esta banda já domina o passado e o presente. E nós faremos ela reinar no futuro também, bem lá no futuro!

Dedico este texto aos amigos mais próximos, Gabriela Miotti, Simone Garrafiel, Matheus Landim, Lilian Gubaua e Fabio Paiva. A todos os demais colegas do grupo Iron Maiden no Brasil em 2013 (o grupo do IMB) e a nação Maiden no geral. Sem contar ao nosso ilustre Tiago Marques! O dono do IMB e o cara que juntamente com outros, mantém um dos maiores sites sobre a donzela, funcionando a 1000% sempre.

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil