Iron Maiden: banda é cogitada na reabertura do estádio do Internacional/RS

30/10/2013 07h05 - Atualizado em 30/10/2013 07h05
Luzes, cheiros e muita música: festa do Beira-Rio prevê 8 atrações de peso

Organização mantém mistério, mas espera fechar com bandas renomadas. GloboEsporte.com detalha passo a passo. 'Será uma pintura', diz diretor

Marcada para 5 de abril, a festa de reinauguração do Beira-Rio batizada de "Os Protagonistas" promete muito além da emoção. Quer conquistar o colorado por todos os sentidos. Cheia de efeitos, terá até cheiro e vento. Mas, acima de tudo, será embalada por um rico mosaico musical. Uma expertise que começa pelo número impressionante de profissionais envolvidos até a quantidade de atrações de peso que a organização do evento pretende contratar.

A maioria das trilhas que fará parte das apresentações já está composta pelo maestro Dudu Trentin. No dia, serão cerca de 150 músicos na orquestra, 200 cantores no coral e uma banda com mais 30 artistas. Isso que os números grandiosos não contabilizam as atrações nacionais e internacionais. Edson Erdmann, diretor artístico do espetáculo, trabalha com a ideia de ao menos oito nomes famosos (que pode subir a dez), para animar o público com hits. Revela ainda que alguns desses artistas podem já ter sido inspiração para canções que ecoam nas arquibancadas vermelhas. Abrindo, assim, um leque de especulações, que vai de Fito Paez a Roberto Carlos, de Jota Quest a Iron Maiden.
Edson Erdmann em seu escritório que respira o Beira-Rio (Foto: Paula Menezes/Globoesporte.com)

O GloboEsporte.com foi até o escritório de Edson Erdmann, localizado na Avenida Padre Cacique, a mesma do estádio, para entender a alma da festa. Mais do que isso, foi possível mergulhar num mundo à parte. Toda a sala de Edson lembra a reinauguração. As paredes estão cobertas de imagens e referências. Nas prateleiras, livros que falam desde as tendências das últimas quatro décadas até as características de super-heróis. Sem esquecer, é claro, de obras que tratam do próprio clube. Bem-humorado e, sobretudo, empolgado com a própria criação, o diretor mantém o mistério sobre as atrações:

- Queremos apresentações específicas para essa noite. O objetivo não é que o artista faça, aqui, um show igual ao que fez em Fortaleza na semana passada, por exemplo, e que fará também na semana seguinte. Será um 'medley' (execução de várias músicas em uma faixa) dos grandes sucessos.
Vamos ter cheiro, vento. A ideia é transformar o campo com as projeções. O Beira-Rio será uma pintura na reinauguração"
Edson Erdmann

As inspirações para "Os Protagonistas" vêm, principalmente, de três diferentes partes da história: a Revolução Industrial, os grandes pintores da história mundial e as festas de abertura das Olimpíadas. Além do som, haverá efeitos capazes de despertar a imaginação dos torcedores.

- Vamos ter cheiro, vento. A ideia é transformar o campo com as projeções. O Beira-Rio será uma pintura. Será o maior evento que eu já trabalhei - explica o colorado que tem no currículo a direção de projetos como Criança Esperança, Show da Virada, pela TV Globo, e a exposição do i9, dentro da embaixada brasileira em Londres, para os Jogos Olímpicos.

A festa está dividida em seis principais atos. Tudo começa com o prólogo. Haverá uma música instrumental que vai anunciar a contagem regressiva para o início de tudo. Quando o "3, 2, 1" acabar, o musical "Nasce um Gigante" entra em cena e ilumina o ambiente. O foco da primeira parte será a construção do Beira-Rio e, por isso, a ideia é valorizar os trabalhadores que ergueram a estrutura sobre as águas. Elementos devem surgir no gramado, enquanto a cobertura terá imagens emocionantes - tudo para garantir um "efeito 360°", como Edson mesmo define.

Com a casa construída, a história passará a ser contadas por décadas. Mas o futebol não será o único foco. Além do esporte, o público vai lembrar as vestimentas e as músicas da época. O objetivo é ter duas grandes atrações musicais para cada período. Nos anos 1970, o destaque será para a conquista do tricampeonato brasileiro, passeando por momentos como o "gol iluminado" de Figueroa, que deu o título ao Inter em 1975, e a famosa tabela entre Escurinho e Falcão, nas semifinais de 1976.


Escritório de Edson está lotado de referências para
a festa (Foto: Paula Menezes/Globoesporte.com)

Atualmente, cerca de 100 pessoas trabalham na criação da festa. Os objetos que entrarão no gramado como parte do espetáculo devem ser construídos a partir de dezembro. Edson calcula que, quando tudo estiver pronto, serão feitos três principais ensaios gerais. Mas, antes disso, cada número será treinado, separadamente, quase 20 vezes.

Já os refletores responsáveis pelas projeções virão de outros países, pois a tecnologia, segundo o diretor, não é encontrada no Brasil. Outra "grife" internacional será a do designer de luzes Patrick Woodroffe, inglês que trabalhou com nomes como Madonna, Lady Gaga e U2.

A expectativa da organização é contar com mais de três mil figurantes. Os torcedores, inclusive, poderão se inscrever para fazer parte do espetáculo, mas a data para a demonstração de interesse ainda não está definida. Os ídolos da história do Inter serão entrevistados em vídeo e também participarão dos números.

Uma rica e inesquecível viagem no tempo está reservada. Ela já começa em dezembro, com o primeiro de uma série de oito eventos, que culminará com o jogo inaugural, em amistoso contra o Peñarol, em 6 de abril de 2014.

* Paula Menezes, sob supervisão de Paulo Ludwig

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil