[PT de Vista] - Maiden England Tour: o olhar de uma não-fã

Por Natalia Larroyed
Primeiramente já peço para aqueles fanáticos demais nem irem além com esta leitura, já que eu, não sou fã do Iron e não tão conhecedora, mas vamos lá..
Desde os meus 13 anos (quando comecei a ouvir o gênero), sempre via os mais velhos da minha "espécie" com as blusas do Iron, e idolatrando, era a religião para muitos. Ganhei 2 LP e ainda fui atrás de mais material para saber mais e tentar entender.
Coisas que JAMAIS neguei, nego e negarei:
- São musicos extraordinários
- Merecem e muito titulo de "MAIOR ICONE DO HEAVY METAL"
- Bruce é o maior frontman do mundo.

Mas não achei nada de extraordinário, não me atraiu, eu não vi a luz! Desde então, eu larguei de mão. Sempre quando vinham me forçar a ouvir e a gostar acabei pegando raiva, e confesso até um certo ódio, fã xiita é o fim da várzea.

Então eis que ano passado, após ter feito uma aposta com meu melhor amigo, eu teria que ir no show do Iron este ano no Rock in Rio. Muitas gargalhadas, desespero, mas no fim a certeza de que: além de ir no show do Maiden em 2013, teria que também estar vestindo uma blusa por 1 semana, para muitos melhor coisa da vida, para mim um baita sacrilégio.

Meu melhor amigo faleceu no início do ano, complicações por causa de um cancêr que o devorou ferozmente.
Então, como havia dito que iria cumprir a aposta, não fui para o show do Rock in Rio, mas fui no que teve aqui em Curitiba ontem (24-09), e é aqui que se tu é fãzaço master do Maiden, por favor, vá para o artigo seguinte! iAEIuaIHIAUehiAUEHiUAE

Eu queria mesmo era etr visto o Slayer e acho que no meio de sei lá, 20 mil (ou mais, não sei numero do publico), era a unica que não queria ver o Maiden.

Pagaram para mim (afinal eu disse que não gastaria nem meio real com ingresso) a pista premium (meia), afinal eu queria ver o Araya de perto e não ficar no meio da muvuca quando a primeira nota da primeira musica do Iron começasse.

Já começou por ae: Nunca imaginei que a pista premium ficasse tão entupida de pessoas e num espaço tão pequeno, ou foi falta de organização por parte da produção na hora de determinar o espaço, ou acabaram vendendo BEM mais do que poderiam vender.
O barro que estava no local também foi complicado, mas, se tu vai para outros festivais na Europa, já está mais do que acostumado, e como era a minha 1ª vez, então levei numa boa.

O show do Slayer foi matador!!! Mas como aqui é IRON MAIDEN, deixarei meus comentários sobre o Araya e o "poder da voz" pra lá.

Eis que começa o espetáculo: todos berrando pelo Maiden, começa a tocar Doctor Doctor (acho que esta musica é da banda UFO, por favor, se estiver errada, me avisem) video passando nos telões, todos anciosos (mesmo sabendo como seriam), mal piscavam, eu ali, apenas olhando.

Eis que começam as primeiras notas de Moonchild e o povo vai a loucura! Meu namorado tem um ataque praticamente, um empurra empurra, eu indo em direção a grade e todos ficaram insanos, na minha cabeça apenas passava "tirando o ataque do namorado, tudo dentro dos padrões"...
Na verdade quando o Bruce apareceu, eu perguntei se eu estava no show dos Backstreet Boys, nunca tinha visto ataque de histeria de mulher daquela forma, e não era de fã, antes que comecem as criticas.

Então veio Can I Play With Madness, eu não sei porquê até agora, mas eu cantei a música (sim, eu não gosto de Iron, mas conheço as músicas), pessoal pulado, e como já quase tinha torcido o pé, por causa do empurra-empurra, acabei pulando junto, começo a ver os musicos mais de perto e a disposição deles e vejo o quanto preciso de cafeína na minha vida... Ou começar aulas de jump talvez, minha disposição tá bem longe...

Começaram The Prisoner e esta música eu não conhecia, então, aproveitei para tirar muitas fotos, o publico deu uma "acalmada" mas o desespero ainda era supremo, e eu já estava totalmente de boca aberta com o espetáculo em si, afinal são muitos efeitos, muitos detalhes para serem notados num curto espaço de tempo.

2 Minutes to Midnight mal tinha começado e vi um gurizinho na minha frente, deveria ter uns 10 anos, e achei a coisa mais bonitinha! acho que era o unico que estava com uma blusa normal, não preta, e não-maiden. E ele cantava direitinho e pulando também assim como os outros fãs! Que belo futuro tem o piá, eu não gosto de Iron, mas antes um filho meu gostar de Iron, a ter que gostar de alguém que cante sobre um "camaro amarelo"...

Afraid to Shoot Strangers mal tinha começado e tenho que confessar, o inicio desta musica é linda, e como eu sabia qual seria a próxima, meus olhos encheram d'água e sobre isso explicarei mais adiante, mas notei que não sei o que era, mas a interação do Bruce com o publico não estava no normal, geralmente ele conversava bem mais, mas enfim, deveria ser um "roteiro".

E agora sim, ano passado, desde que começou toda a trollagem, o meu melhor amigo chamava meu namorado de The Trooper, e vivia colocando link do youtube desta música pelos 4 cantos do meu mural, do dele e do Douglas (namorado), dizendo o quanto eu iria berrar quando fosse ver esta música ao vivo, e que eu até a usaria para entrar na igreja no dia do casamento ou fazer uma declaração para o homem com esta musica, o fato é que The Trooper , não faz lembrar nenhuma outra pessoa a não ser o Bruno (melhor amigo que faleceu), quando houve a troca de imagem do Eddie, preparei o celular para gravar a música (até porque, estava na aposta, que eu teria que gravar algum video, ou qualquer coisa que provasse que eu estava ali), começou um pula pula que acabou derrubando meu celular que graças a Odin não foi pisoteado.
Nunca mais poderei falar na minha vida, que não tinha chorado por causa do Iron, um filme passava na minha cabeça, afinal 18 anos de amizade e saber que ele estaria ali, torrando minha paciência junto com o Douglas, olhar para o lado e não encontrá-lo doeu demais! Chorei muito, de verdade, até a metade de The number of The Beast, que aliás, também não sei até agora o porquê, mas também cantei inteirinha... ¬¬

Phantom of The Opera - tá ae, ao vivo ficou melhor e ali eu achei o "estalo", gostei do solo da música, e como disse, ao vivo ficou melhor...
Se eles não tocassem Run to The Hills, honestamente, iria embora, porque desde que me entendo por gente, esta musica está no set list do Maiden, e não teria lógica alguma eles tocarem no Rock In Rio e aqui em Curitiba não. (ps.: também cantei esta música, com direito a "air drums" ¬¬ tudo de maneira muito contida, não queria mostrar para o namorado alucinado o que estava acontecendo)
Wasted years - pensei em ligar para o 192 na hora que começaram a tocar porque agora sim o Douglas ia infartar! Uma das músicas favoritas dele, e ele me sacudia pra lá e levantava minha mão pra cá, e ver o Harris um tantinho mais perto, até que foi bem tri...

Posso chamar essa próxima música de 4S??? Porque Seventh Son of a Seventh Son, era quase que a "mais esperada" por todos (acho)!
Narração do Bruce ficou muito massa e os efeitos de palco somados ao vento que fazia ali no local de show deram todo o misticismo que a música pede...A partir desta música o publico acalmou bastante e ainda estava esperando uma interação maior do Bruce com o público...

Ok, ok, esta música que veio depois eu não sei o nome, e também não conheço, então nem sei o que falar dela! UAHEiuaHEiuaHE

Momento que mais senti sono e cheguei a bocejar até para escrever: Fear of the dark.
Sério mesmo que nem vocês, fãs (xiitas ou não), não se cansaram dela ainda??? Eu trocaria por alguma outra mais enérgica, sei lá..Por que não, Alexander the Great por exemplo? Ficaria legal conexão com The Trooper e Aces High... (hã? como assim EU dando pitaco no set list? O.o Há algo de podre no Reino da Dinamarca..)

Iron Maiden - nome da banda né? eles TEM que tocar esta também... Assim como Run to the hills, não teria sentido algum ter show sem esta música... Quando chegou no fim, pensei: "bahh acabou, indo pra casa", mas não eu saberia que teria um bis e por Odin, tinha até medo de quanto tempo duraria o bis, mas eu já não me importava mais, afinal, tava ali mesmo, ia ficar até o final..

E veio o bis:

Aces High e lá estava meu namorado tendo um piripaque, eu cantando, e simulando alguns pulinhos e já me estranhando, talvez o frio que estava fazendo por ali, mesmo com todos a volta bloqueando qualquer ventinho, talvez meu corpo entendesse que eu teria que me mexer... E na boa, o Bruce não deu lá muito conta de cantar esta música...Teve altas falhas de vocal ali...(momento em que toooodos atiram as pedras e mostram o fanatismo extremo e lembro porquê não virei fã da banda)

The Evil that men do chegando e eu de boca aberta ainda com tantos efeitos e explosões e pirotecnias! Ri muito do Bruce, afinal ele é londrino, mas sentiu frio em Curitiba??? Bahhhhhh ahh váááá!!! Perto da temperatura negativa extrema que enfrentam lá até o bonequinho do Pocoyo (acho que era desse desenho) estava com frio! IAUHiuAHEiuAHEiUAHEiaUEHiAUEHiAUEHiAUEH

E Running Free???? Com direito a solinho de batera e tudo!!!!! E ali tava sendo a primeira vez que estava vendo a interação que senti falta... Ele reclamou do frio, falou que o show foi massa, mas pena que acabou (?). Pessoal estava clamando por mais uma musica.. Obvio, não queríamos que terminasse ali (????), e o espetáculo não poderia ter terminado melhor, musica do Monty Python!!! Bah, não me cobrem nome, mas sei só que é do pessoal! AHEIUAEHiUAEHiAUHEiUAEH

Saímos do show, o Douglas não parava de me perguntar se eu tinha gostado, eu apenas respondia que ainda estava processando, que eu não ia responder ali, na verdade, ainda não estou em condições alguma de responder. A cerveja é boa (alcool é alcool \o/)... MAS, não poderei esquecer do banquinho porque quase não vi o Bruce.. Ele é tri baixinho e não para quieto em canto algum!!!!!!!

Mas quem sabe eu vendo próximo show do Maiden eu tenha uma opinião melhor  ;)

Sobre Iron Maiden Brasil

Iron Maiden Brasil