segunda-feira

1.10.12
A produtora XYZ Live anunciou algumas aquisições, entre elas o Monsters of Rock, festival que será trazido para o Brasil, ainda sem datas definidas, em 2013. As atrações devem ser anunciadas ainda este ano

O Monsters of Rock é um festival anual promovido na pista de corridas do Castelo Donington na Inglaterra. Outros festivais Monsters of Rock foram organizados em outras cidades do mundo, como as quatro edições em São Paulo de 1994 a 1998.

1994. Philips Monsters of Rock - São Paulo, Pacaembu - 27 de agosto de 1994, com Dr. Sin, Angra, Raimundos, Viper, Suicidal Tendencies, Black Sabbath, Slayer, Kiss.

1995. São Paulo, Pacaembu - 2 de setembro de 1995, com Rata Blanca, Clawfinger, Virna Lisi, Paradise Lost, Therapy?, Megadeth, Faith No More, Alice Cooper, Ozzy Osbourne.

1996. São Paulo, Pacaembu - 24 de agosto de 1996, com Héroes del Silencio, Mercyful Fate, King Diamond, Helloween, Raimundos, Biohazard, Motörhead, Skid Row, Iron Maiden.

1998. São Paulo, Pista de Atletismo do Ibirapuera - 26 de Setembro de 1998, com Dorsal Atlântica, Korzus, Glenn Hughes, Savatage, Saxon, Dream Theater, Manowar, Megadeth, Slayer.

Nesta semana, a XYZ Live realiza o UpFront, reunião na qual apresentará o seu portfólio 2013 para aproximadamente 600 representantes do mercado. O principal evento a ser confirmado é a volta do festival Monsters of Rock, que teve quatro edições realizadas no Brasil nos anos 1990, com apresentações de pesos-pesados do heavy metal, como Ozzy Osbourne, Iron Maiden e Megadeth, entre muitos outros.

A ideia é que até o fim do ano sejam reveladas as atrações e o local no qual o festival será realizado em outubro de 2013. Os ingressos serão vendidos a partir de fevereiro.

Antes, a XYZ trará ainda este ano outro ícone da música pesada: a empresa confirmou a vinda do Kiss ao País, em novembro.

Novo Morumbi e aposta nos musicais

Ferraz, presidente da XYZ Live, não adianta os detalhes de como será o novo Morumbi, mas explica que a XYZ Live fará toda a gestão da arena multiuso a ser erguida atrás de um dos gols do estádio (que pertence ao São Paulo F.C.) para a Andrade Gutierrez. “Devemos sair logo com um projeto ao mercado com toda a programação de conteúdo para quando a arena ficar pronta. Mas adianto que a ideia é proporcionar uma experience aos que irão ao estádio”, antecipa.

Além da gestão da nova arena, a empresa também passa ter uma casa para receber seus espetáculos musicais em São Paulo, assumindo o Teatro Procópio Ferreira, para o qual irá atrás de um naming right e promete uma reforma completa, ampliando a sua capacidade.

A aquisição se justifica: a parceria com a Chaim Produções traz para a empresa Sandro Chaim, aclamado produtor cultural, coprodutor de mais de 50 espetáculos que já levaram ao teatro cerca de quatro milhões de pessoas. Entre as produções de sua carreira estão Tim Maia – Vale Tudo, o Musical; Hairspray e Cabaret.

O presidente da XYZ Live adianta que ainda este ano levará aos palcos o musical Shrek, baseado na animação de mesmo nome, e, em 2013, Cazuza, que estreará em julho no Rio de Janeiro para depois seguir para São Paulo. “Estamos entrando forte no pilar dos musicais. É uma área que já faz parte do nosso guarda-chuva de entretenimento, mas ainda não atuávamos com um diretor. Agora o Chaim passa a ser um líder do nosso pilar de Family Enterteinment, trazendo um know-how gigante. Nosso plano é termos sete musicais no ano que vem. Vamos vender com o conceito de plataforma, como tudo que fazemos”, explica.

A chegada do booker José Muniz é outra movimentação que merece atenção. Ele vem do cast da Time for Fun, onde atuava como vice-presidente para os Estados Unidos. Na XYZ Live, ficará sediado em Orlando, junto ao time composto por William Crunfli e Phil Rodriguez, que atuam em Miami. A expectativa é que a chegada gere um aumento relevante no calendário de live concerts da empresa.

Um calendário só para o Rio

O avanço para o Rio de Janeiro faz parte da estratégia da XYZ Live de regionalização. Por isso é marcante esta associação com o empresário Ricardo Amaral, criando a XYZ + Rio. Amaral é o responsável por traz de ícones do entretenimento carioca como as boites Hippopotamus e Resumo da Opera, pela tradicional Feijoada do Amaral, e conhecido como “rei da noite do Rio”.

“No carnaval, na Copa e em 2016 todo mundo já vai pra lá e é lógico que temos projetos para estas datas, mas queremos colar no Rio um calendário anual promocional de eventos proprietários, aliado a grandes marcas que tenham na cabeça projetos proprietários e perenes”, diz Bazinho. Ele antecipa que no meio disso tudo eles trarão de volta as badaladas Feijoadas do Amaral, levando o evento inclusive para outras cidades brasileiras.

“E temos projetos para a Sapucaí, com camarotes, mas não sei se dá para implementar já em 2013”, fala. A criação de casas de shows e teatros também está no projeto, além da realização de um Réveillon no Rio com grandiosidade para estar entre as mais badaladas festas de fim de ano do mundo.

Mesmo com a estagnação da economia brasileira, o mercado de entretenimento promete grandes cifras para os próximos anos. A expectativa é que o setor movimente R$ 1,7 bilhão em 2013 e cresça o dobro do PIB até 2015, quando deve alcançar R$ 2 bilhões. Os números são da XYZ Live, com base em estudos internacionais.